A formação inicial em práticas de linguagem: Alfabetização e produção textual - Módulos 1 e 2
- Online
- Formador: Miruna Kayano
- Inscrições abertas!
- Carga Horária: 80 horas
- Agenda: 11/02 a 11/11/2021
- Horário: 19h às 21h30
- Valor: R$2.810,00 até 21/01/2021
- Valor: R$2.950,00 a partir de 22/01/2021
Para educadores e educadoras que atuam na Educação Infantil (a partir de 4 anos) e Fundamental 1 (em especial 1º a 3º ano) e que procuram uma formação integral em alfabetização e produção de texto.
Módulo 1 - formadoras Miruna Kayano e Andrea Tambelli
Ser uma professora polivalente de Educação Infantil e/ou Fundamental 1 significa ter uma apropriação específica em Práticas de Linguagem que considere as questões específicas das distintas faixas etárias. Dois eixos desta área são essenciais para dar conta deste desafio: a alfabetização e o ensino de produção de textos e este curso aprofunda estes dois conteúdos centrais por meio de apresentações teóricas, discussões, leituras e análises da prática. Sua longa duração permite um acompanhamento próximo das formadoras e uma atenção específica das necessidades formativas das participantes do curso.
Discussão de leituras obrigatórias com Andressa Mille e Beatriz Mugnani
Módulo 1
- Conhecer os principais aportes teóricos sobre os focos de cada módulo (alfabetização e produção de texto)
- Discutir situações de práticas de sala de aula relacionando com os conteúdos discutidos
- Ampliar as reflexões sobre as decisões didáticas sobre alfabetização e produção de texto
Módulo 2
Por meio da consideração aos princípios construtivistas, os principais conteúdos de trabalho serão:
- As modalidades organizativas do trabalho: definição e diferenciação das situações conhecidas como projetos, sequências e atividades habituais.
- O trabalho com as reescritas: discussão de princípios envolvidos na escolha de textos modelos a serem trabalhados e propostos aos alunos em sala de aula.
- Os procedimentos escritores: ler para escrever, anotar, planejar, escrever individualmente ou em parceria e revisar.
Este primeiro módulo de trabalho estará voltado às questões envolvidas no ensino e na aprendizagem do sistema de escrita, dos alunos entre 4 e 7 anos de idade. Dessa forma, por meio da discussão de princípios construtivistas como a interação, o conflito cognitivo as intervenções, serão abordados os seguintes conteúdos:
- A psicogênese da linguagem escrita: processo histórico da investigação na história da alfabetização, as hipóteses de escrita, contribuições e novas pesquisas desenvolvidas por Emília Ferreiro.
- Situações didáticas de escrita: propostas para os alunos e intervenções docentes voltadas à escrita e que favorecem o avanço dos alunos em suas hipóteses relacionadas ao sistema alfabético.
- Situações didáticas de leitura: discussão da concepção de leitura, propostas para os alunos e intervenções para favorecer a apropriação do sistema de escrita.
Estratégias metodológicas
- Exposição de princípios teóricos
- Análise de reflexões de artigos de referência
- Análise conjunta e individual de produções de alunos
- Reflexão a partir de materiais didáticos desenvolvidos na Escola da Vila
- Discussão de atividades habituais, sequências e projetos didáticos
Encontros virtuais de apresentações dos conteúdos do curso e análise de situações didáticas, feitos em conjunto com encontros de discussão de leituras teóricas.
Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
Data de início: 11 de fevereiro de 2021
Carga horária total: 80 horas
Horário dos encontros: 19h às 21h30
Serão 16 encontros com as formadoras e 8 encontros leituras
MÓDULO 1 datas:
Fevereiro
Data | Atividades | Temas | Formadora(s) |
11/02 | Exposição/discussão | Princípios do construtivismo | Miruna |
25/02 | Grupo de discussão das leituras | Construtivismo na escola | Andressa e Beatriz |
Março
Data | Atividades | Tema | Formadora(s) |
04/03 | Exposição/discussão | Princípios do construtivismo e início da discussão sobre Psicogênese da linguagem escrita | Miruna |
11/03 | Exposição/discussão | Psicogênese da linguagem escrita - escrita e leitura | Miruna |
18/03 | Grupo de discussão das leituras | Hipóteses de escrita | Andressa e Beatriz |
Abril
Data | Atividades | Tema | Formadora(s) |
08/04 | Exposição/discussão | Psicogênese da linguagem escrita - escrita e leitura | Miruna |
15/04 | Exposição/discussão | Propostas de leitura e escrita na alfabetização | Andréa |
22/04 | Grupo de discussão das leituras | Sondagem | Andressa e Beatriz |
Maio
Data | Atividades | Tema | Formadora(s) |
06/05 | Exposição/discussão | Propostas de leitura e escrita na alfabetização | Andréa |
13/05 | Grupo de discussão das leituras | Nomes Próprios | Andressa e Beatriz |
20/05 | Exposição/discussão | Propostas de leitura e escrita na alfabetização | Andréa |
27/05 | Exposição/discussão | Propostas de leitura e escrita na alfabetização | Andréa |
MÓDULO 2 datas:
Agosto
Data | Atividade | Tema | Formadora(s) |
12/08 | Exposição/discussão | Princípios do construtivismo + princípios formação escritora | Miruna |
19/08 | Exposição/discussão | Princípios formação escritora | Miruna |
26/08 | Grupo de discussão das leituras | A formação escritora na escola | Andressa e Beatriz |
Setembro
Data | Atividade | Tema | Formadora(s) |
09/09 | Exposição/discussão | O papel das reescritas na formação do escritor na escola | Miruna |
16/09 | Grupo de discussão das leituras | As escritas e reescritas na escola | Andressa e Beatriz |
23/09 | Exposição/discussão | As perguntas durante uma leitura literária | Miruna |
30/09 | Exposição/discussão | Procedimentos escritores: ler, anotar e planejar | Miruna |
Outubro
Data | Atividade | Tema | Formadora(s) |
14/10 | Exposição/discussão | Procedimentos escritores: ler, anotar e planejar | Miruna |
21/10 | Grupo de discussão das leituras | Processo de produção de textos na escola | Andressa e Beatriz |
28/10 | Exposição/discussão | Revisão | Miruna |
Novembro
Data | Atividade | Tema | Formadora(s) |
04/11 | Grupo de discussão das leituras | Atualização sobre revisão textual na escola | Andressa e Beatriz |
11/11 | Exposição/discussão | Revisão | Miruna |
Atividades a distância: o aluno precisará dedicar 20 horas (2h30 por mês) durante o ano para a realização de propostas online, nos intervalos entre os encontros presenciais.
Em um curso online, sem a presença física dos participantes, torna-se fundamental a visibilidade das interações e contribuições de cada participante tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem em forma de texto ou eventualmente, em outros formatos.
Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 75% atividades oferecidas. Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante recebe um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não cumprirem com, no mínimo, 75% da carga horária, não receberão o certificado.
VALOR:
Até 21/01/2021 | A partir de 22/01/2021 | |
Valores | R$2.810,00 | R$2.950,00 |
Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.
DESCONTO
Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.
1 - Rede pública e ONGs*: 20% - código do cupom REDP20-PRM-B4O.
Atenção - Cupom de desconto não vale para o curso "Formação do leitor literário: que práticas priorizar?" que é especialmente voltado para educadores da escola pública e já tem valor especial.
*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para inscricao@cfvila.com.br
2- Desconto especial para grupos:
Desconto | |
Grupos de 5 a 9 pessoas | 5% |
Grupos de 10 a 15 pessoas | 10% |
Grupos com 16 ou mais pessoas | 15% |
3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: inscricao@cfvila.com.br
Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br
4 - Grupo de escolas Critique:
Desconto de 50% para educadores Critique, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.