Chaves para um desenvolvimento profissional efetivo

  • Cursos
  • Formador: Federico Basurt Malpica
  • Turma: 21INVECE01
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 30/07/2021
  • Carga Horária: 1h30
  • Horário: 16h00
  • Valor: ATIVIDADE GRATUITA

Estamos atualmente em um importante processo de mudança de paradigma educacional. Hoje, mais do que nunca, é impossível conceber inovação educacional individualmente e isoladamente, já que o desafio da formação é enorme e vai muito além da aquisição de mero conhecimento acadêmico. Portanto, o professor deve coordenar esforços para desenvolver aptidões, atitudes e competências pessoais e profissionais para a vida.

É imprescindível pensar a  profissão docente com um trabalho colegiado, altamente fundamentado, que permite aos profissionais serem não só bons executores de métodos, mas, sobretudo, seguros para agir também como estrategistas no desenvolvimento de uma metodologia comum e compartilhada, para experimentar novas práticas e serem reconhecidos por isso.

Portanto, é necessário construir comunidades de aprendizagem profissional que ajudem a focar em estratégia, empreender novos projetos, resolver problemas rapidamente, transferir boas práticas, desenvolver competências profissionais, gerar pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como substituir a formação de professores baseadas apenas em cursos e diplomas, por processos de aprendizagem entre iguais. Esta conversa discorrerá sobre as diretrizes e chaves para que esta inovação e o aprendizado do professor sejam eficientes.



Federico Basurt Malpica- Professor, investigador e doutor em Educação – qualidade e processos de inovação educativa – pela Universidade Autónoma de Barcelona. Participa no desenvolvimento de soluções para a melhoria contínua da prática docente e é consultor nas áreas de qualidade e inovação educacional, direção estratégica, desenvolvimento organizacional e gestão da mudança, bem como na transformação da prática educacional. É co-fundador e presidente do Instituto Escalae para a Qualidade do Ensino-Aprendizagem, com sede em Barcelona, ​​Espanha. Recebeu distinções como o Prêmio Extraordinário de Doutorado da Universidade Autônoma de Barcelona (2005) ou a bolsa Beatriu de Pinós (2007) para pesquisadores da área profissional. Autor do livro 8 Ideas Clave. Qualidade da prática educacional: Referentes, indicadores e condições para melhorar o ensino-aprendizagem (2013). Também escreveu vários artigos, incluindo: "Solidão na cultura do ensino e suas consequências para a qualidade pedagógica" (2007), "A gestão da qualidade pedagógica por meio de comunidades de aprimoramento da prática educacional" ( 2009) e, mais recentemente, "Inovação baseada em ocorrências ou evidências?" (2020). Ele também é palestrante regular em conferências nacionais e internacionais sobre questões educacionais.


IMPORTANTE: A apresentação será em espanhol e não haverá tradução.

Data: 30 de julho de 2021

Horário: das16h00 às 17h30

Carga horária: 1h30

Centro de Formação da Vila - 2021
Tema desenvolvido por EVERSOFT