Cursos

Nesta área você encontra todas as atividades que estão agendadas e das quais você pode participar: palestras e cursos, presenciais e online, em São Paulo ou em outras cidades, de curta ou média duração. Antes de se inscrever, confira todas as informações!


Cantos, contagens, calendários e outras reflexões matemáticas no cotidiano da Educação Infantil

Cantos, contagens, calendários e outras reflexões matemáticas no cotidiano da Educação Infantil

Dia 31 de agosto - Para educadores que atuam nas classes de Educação Infantil (crianças de 3 a 5 anos de idade)O dia a dia da sala de aula nas salas de Educação Infantil está repleto de situações potentes para a imersão ..

Teorizar sobre a prática: o que se aprende quando investigamos crianças de 7 anos revisando um texto

Teorizar sobre a prática: o que se aprende quando investigamos crianças de 7 anos revisando um texto

EVENTO GRATUITO - Dia 22 de julho - com  Miruna Kayano. Quando as crianças aprendem a produzir textos de qualidade? De que forma a escola pode avançar em sua prática para proporcionar um ambiente no qual as pro..

R$0,00

A formação inicial em Práticas de Linguagem: alfabetização e produção textual - Módulo 2

A formação inicial em Práticas de Linguagem: alfabetização e produção textual - Módulo 2

Módulo 2 - Formadoras: Miruna Kayano e Andressa Mille FernandesPara profissionais que atuam na Educação Infantil (alunos de 4 a 5 anos de idade) e no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (alunos de 6 a 7 anos de idade).Obj..

Conhecer e ensinar os conteúdos matemáticos: do 1º ao 5º anos do ensino fundamental – Módulo 2

Conhecer e ensinar os conteúdos matemáticos: do 1º ao 5º anos do ensino fundamental – Módulo 2

Para profissionais do 1º ao 5º anos do ensino fundamentalObjetivosAs investigações na área da Didática da Matemática apontam alguns caminhos organização das situações ensino/aprendizagem. Esse curso favorecerá momentos d..

É tudo verdade? Os documentários em tempos de fake news

É tudo verdade? Os documentários em tempos de fake news

EVENTO GRATUITO - Dia 24 de julho - com  Lawrence Wahba. O documentarista de natureza Lawrence Wahba nos convida a uma reflexão sobre a veracidade das informações que recebemos da mídia. A partir do gênero docu..

R$0,00

Ensino e aprendizagem na Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos) - Módulo 2

Ensino e aprendizagem na Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos) - Módulo 2

Para profissionais que atuam na Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos de idade)Formadoras: Alessandra Zanetti e Juliana Karina OliveiraNesse grupo, a ação do professor de Educação Infantil é tratada de forma abrangente..

Formação no enfoque construtivista de ensino e aprendizagem - tarefa complexa e avaliação formativa

Formação no enfoque construtivista de ensino e aprendizagem - tarefa complexa e avaliação formativa

Início dia 08 de agosto - Para professores e coordenadores do Fundamental 2 e Ensino Médio. Este curso visa a ampliar o conceito de avaliação a partir de princípios que fundamentam a análise das práticas avaliativas..

R$210,00

Gestão Participativa: uma possibilidade para a escola do Século XXI

Gestão Participativa: uma possibilidade para a escola do Século XXI

Dia 28 de setembro -  Para gestores de instituições educacionais - diretores pedagógicos, diretores gerais, coordenadores, supervisores ou qualquer pessoa que ocupe cargo com responsabilidade de coordenar processos,..

Lição de casa: como fazer para que o estudante lhe atribua sentido?

Lição de casa: como fazer para que o estudante lhe atribua sentido?

Dia 31 de agosto - Professores, orientadores e coordenadores que atuam nas classes de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental 1. Lição de Casa costuma ser tema frequente entre professores e alunos, nas conversas de porta ..

Práticas de leitura e intervenções do professor

Práticas de leitura e intervenções do professor

Dia 05 de outubro -  Para profissionais que atuam nas classes do 1º ao 5º anos do Fundamental 1 (alunos de 7 a 10 anos de idade).O trabalho com as práticas de leitura e as intervenções do professor uma das mais impo..

Alfabetização: desafios na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Fundamental - Esgotado

Alfabetização: desafios na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Fundamental - Esgotado

2ª turma dias 24 e 25 de julho - (Poucas vagas) (clique aqui)Dias 22 e 23 de julho - Para professores e orientadores de alunos de final de Educação Infantil e início do Fundamental 1 (1º e 2º anos).O ..

Desenho ou Figura? Existe diferença?

Desenho ou Figura? Existe diferença?

Início dia 08 de agosto - Professores de Matemática e coordenadores do Ensino Fundamental  1. Podem se beneficiar do curso os coordenadores de Fundamental 1 interessados em conhecer o que se espera no próximo s..

R$210,00

É possível ler e escrever na escola? Os desafios da leitura e da produção de texto no Fundamental 2

É possível ler e escrever na escola? Os desafios da leitura e da produção de texto no Fundamental 2

Dia 31 de agosto - Para Educadores do Ensino Fundamental 2. Compreendemos como um dos papéis mais importantes da escola ensinar a ler e a escrever, capacitar estudantes para que possam manipular habilmente..

O que é uma aula? Reflexões sobre as diferentes dimensões deste evento pedagógico

O que é uma aula? Reflexões sobre as diferentes dimensões deste evento pedagógico

Dia 05 de outubro - Para professores e coordenadores de qualquer segmento da educação básica.O que é uma aula? Uma definição que possivelmente muitos profissionais dariam é que uma aula pode ser entendida como a interaçã..

Quem manda aqui sou eu? A dúvida da família contemporânea

Quem manda aqui sou eu? A dúvida da família contemporânea

Dias 22 e 23 de julho - Para profissionais de Educação Infantil e 1º ano do Fundamental 1.É crescente o número de atendimentos que temos feito as famílias que nos procuram para ajudá-las a pensar sobre o papel da autorid..

Reunião de pais - tensões e oportunidades para construir pontes entre a família e a escola

Reunião de pais - tensões e oportunidades para construir pontes entre a família e a escola

Dia 28 de setembro - Para profissionais de Ed. InfantilEstamos satisfeitos com as reuniões realizadas pela escola? Temos visto um esvaziamento? As famílias compreendem o que expomos? Nossos encontros têm cara de aula ou ..

Brincadeiras que favorecem a Formação de Grupo

Brincadeiras que favorecem a Formação de Grupo

Início dia 08 de agosto -  Para educadores que atuam nas classes de Educação Infantil (alunos de 2 a 5 anos de idade).Esperamos que, na escola, as crianças vivam diferentes experiências de convívio, que as definam c..

R$240,00

Choros, mordidas e brincadeiras: encontros e desencontros nas relações e interações com as famílias e as crianças pequenas

Choros, mordidas e brincadeiras: encontros e desencontros nas relações e interações com as famílias e as crianças pequenas

Dias 22 e 23 de julho - Para professores e coordenadores do segmento 0 a 3 anos da Educação Infantil. No dia a dia com as crianças pequenas, lidamos com muitas situações desafiadoras com as crianças e suas famí..

ZDP Jornada 3 - Educar mentes curiosas: a formação de uma visão científica do mundo na escola - com Melina Furman

ZDP Jornada 3 - Educar mentes curiosas: a formação de uma visão científica do mundo na escola - com Melina Furman

JORNADA 3 com Melina Furman - Atividades de formação – palestra e oficina – direcionadas a coordenadores e atreladas aos temas e conteúdos emergentes no cenário da educação escolar.  1 encontro na Escola d..

R$3.974,00

Janelas para o mundo: o que podemos aprender com os currículos de EI na Austrália, Nova Zelândia e Reggio Emília?

Janelas para o mundo: o que podemos aprender com os currículos de EI na Austrália, Nova Zelândia e Reggio Emília?

(Em lista de espera)Dia 22 e 23 de julho - Para profissionais que atuam na Educação Infantil e/ou interessados em propostas curriculares e na BNCC.O curso organiza e apresenta uma síntese sobre os currículos para a Educa..

Modalidades organizativas - sequências didáticas e projetos

Modalidades organizativas - sequências didáticas e projetos

Início dia 05 de setembro - Para professores, orientadores e demais profissionais do segmento do Fundamental 2 e Ensino Médio, além de outros interessados em entender as modalidades organizativas.Este curso tem a fi..

R$240,00

Planejamento com enfoque construtivista: é diferente de planejamento?

Planejamento com enfoque construtivista: é diferente de planejamento?

Dia 24 de agosto - Para professores e demais profissionais do segmento do Fundamental 1, além de outros interessados em entender a construção do planejamento à luz dos princípios da concepção  construtivista.O espaç..

ZDP Jornada 4 - A presença da arte no currículo e seu papel na aprendizagem inventiva - com Virginia Kastrup

ZDP Jornada 4 - A presença da arte no currículo e seu papel na aprendizagem inventiva - com Virginia Kastrup

JORNADA 4 com Virginia Kastrup - Atividades de formação – palestra e oficina – direcionadas a coordenadores e atreladas aos temas e conteúdos emergentes no cenário da educação escolar.  1 encontro na Escol..

R$3.974,00

Leitura em diversos contextos: formar leitores competentes em diferentes áreas curriculares

Leitura em diversos contextos: formar leitores competentes em diferentes áreas curriculares

Início dia 05 de setembro - Para professor especialista do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, que recém-ingressou em escolas de orientação construtivista, mas também outros profissionais desses segmentos, que dese..

R$210,00

O atendimento à diversidade no cotidiano da sala de aula: possibilidades e desafios didáticos e de aprendizagem

O atendimento à diversidade no cotidiano da sala de aula: possibilidades e desafios didáticos e de aprendizagem

(Poucas vagas)Dias 22 e 23 de julho - Para profissionais do fundamental 1Formadoras: Adriana Reali e Maria Fernanda VelosoAlgumas vezes o professor se sente sozinho em seu fazer pedagógico, o que gera uma sensação d..

A capoeira e as práticas corporais de aventura na Educação Física escolar

A capoeira e as práticas corporais de aventura na Educação Física escolar

Dias 22 e 23 de julho - Este curso é voltado para os professores de Educação Física do Ensino Fundamental 1 e 2 (Práticas Corporais de Aventura) e professores de capoeira e Educação Física do Ensino Fundamental 1. F..

Nomes próprios e apropriação da escrita alfabética

Nomes próprios e apropriação da escrita alfabética

Início dia 05 de setembro - Para educadores que atuam com classes de Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos de idade).Os nomes próprios são palavras que se tornam referências importantes para as crianças, sobretudo..

R$210,00

Brincar: os espaços e as intervenções do professor para a construção de um ambiente lúdico de qualidade

Brincar: os espaços e as intervenções do professor para a construção de um ambiente lúdico de qualidade

Início dia 05 de setembro - Para educadores que atuam nas classes de educação infantil (alunos de 2 a 5 anos).A escola de Educação Infantil precisa garantir que o cotidiano dos pequenos alunos aconteça em um ambient..

R$240,00

Trabalho em grupo, trabalho de campo e seminários: reflexões sobre o valor das experiências compartilhadas de aprendizagem

Trabalho em grupo, trabalho de campo e seminários: reflexões sobre o valor das experiências compartilhadas de aprendizagem

Dias 22 e 23 de julho - Para profissionais do Fundamental 2 e Médio que atuam no planejamento e/ou na condução de trabalhos de campo envolvendo estudantes do F2 e EM.Este curso tem como propósito criar espaços de reflexã..

Práticas de Estudo em Meios Digitais: como se preparar para o trabalho pedagógico neste cenário

Práticas de Estudo em Meios Digitais: como se preparar para o trabalho pedagógico neste cenário

Dias 22 e 23 de julho -  Este curso é destinado a professores e coordenadores que atuam no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio e se interessam sobre como o digital impacta a prática pedagógica num uso moderado ..

Tornando a aprendizagem visível

Tornando a aprendizagem visível

Inicio dia 3 de outubro - Para profissionais que atuam nas classes de educação infantil (alunos de 3 a 5 anos).O curso foi estruturado para favorecer reflexões sobre a organização de murais, livros, site, além de ma..

R$210,00

Alfabetização: desafios na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Fundamental - 2ª turma

Alfabetização: desafios na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Fundamental - 2ª turma

(Poucas vagas)Dias 24 e 25 de julho - Para professores e orientadores de alunos de final de Educação Infantil e início do Fundamental 1 (1º e 2º anos).O que significa atuar como professor alfabetizador? Basta c..

Que desafios cabem às crianças pequenas? A relação entre o trabalho com a oralidade, os campos de experiência e os direitos de aprendizagem da BNCC

Que desafios cabem às crianças pequenas? A relação entre o trabalho com a oralidade, os campos de experiência e os direitos de aprendizagem da BNCC

Dias 24 e 25 de julho - Para professores de Educação Infantil e 1º ano e coordenadores ou orientadores interessados no tema.Durante o curso, teremos oportunidade para refletir sobre o trabalho realizado com a oralidade n..

Contagem e registro na Educação Infantil

Contagem e registro na Educação Infantil

Dias 24 e 25 de julho - Para profissionais de educação infantilBolinhas, risquinhos e números: a potencialidade do registro nas salas de Educação Infantil será objeto de análise neste curso, quando discutiremos situações..

ZDP - Palestras Online

ZDP - Palestras Online

Palestras ONLINE -  Quatro Palestras direcionadas a coordenadores e professores com transmissão por videoconferência. A palestra ficará posteriormente disponível em vídeo no AVA (ambiente Virtual de Aprendizagem) - ..

R$3.200,00

O mundo de ponta cabeça: o universo infantil a partir de proposições artísticas

O mundo de ponta cabeça: o universo infantil a partir de proposições artísticas

Dias 24 e 25 de julho - A orientadores, professores de arte, professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Fundamental 1.Materialidade? Brincar? Processo criador? Singularidade? Potencialidade? Empatia? Como e..

Reescrever textos – Quando, como, por quê?

Reescrever textos – Quando, como, por quê?

Dias 24 e 25 de julho - Para profissionais que atuam na série final de Educação Infantil (alunos de 5 anos de idade) e nas séries iniciais do Ensino Fundamental I (alunos de 6 a 8 anos de idade).Já há muito tempo a reesc..

Currículo: função social da escola, individualização de percursos e BNCC

Currículo: função social da escola, individualização de percursos e BNCC

Dias 24 e 25 de julho - Para Professores, coordenadores e diretores de Ensino Fundamental e Médio  O currículo é tradicionalmente entendido como um conjunto de conteúdos que devem ser aprendidos pelos alunos a..

Ler, refletir, discutir, compartilhar: o papel das discussões literárias na formação do leitor

Ler, refletir, discutir, compartilhar: o papel das discussões literárias na formação do leitor

Dia 24 e 25 julho - Professores de língua portuguesa e literatura de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio; coordenadores e orientadores de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Nos dias de hoje, a escola é, por excelência..

Tecnologias no ensino da matemática

Tecnologias no ensino da matemática

Dias 24 e 25 de julho - Professores de Matemática e coordenadores do Ensino Fundamental  2.  Formadoras: Gislaine Carvalho Rasi e Renata AkemiCada vez mais a tecnologia está presente na nossa vida e dent..

As 4 etapas da avaliação formativa: desencadear, observar, analisar e intervir (ou remediar)

As 4 etapas da avaliação formativa: desencadear, observar, analisar e intervir (ou remediar)

Dias 24 e 25 de julho - Esta oficina se destina a professores, orientadores e demais profissionais de Educação que queiram se aprofundar nas práticas avaliativas. Os exemplos serão majoritariamente do ensino de língua in..

Exibindo de 1 a 41 do total de 41 (1 páginas)
Centro de Formação da Vila - 2019
Tema desenvolvido por EVERSOFT