Cursos

Nesta área você encontra todas as atividades que estão agendadas e das quais você pode participar: palestras e cursos, presenciais e online, em São Paulo ou em outras cidades, de curta ou média duração. Antes de se inscrever, confira todas as informações!


Clique aqui e fique por dentro de toda a nossa programação!



Portfólios de produção textual como instrumentos de autoavaliação: relações sujeito-escrita e sujeito-instituição.

Portfólios de produção textual como instrumentos de autoavaliação: relações sujeito-escrita e sujeito-instituição.

Luiza Moraes
1h30
20/01/2020
São Paulo

EVENTO GRATUITO - Dia 20 de janeiro - com Luiza Moraes. O desafio da avaliação está sempre presente nas inquietações de professores, orientadores e coordenadores. A partir da análise de portfólios de produção t..

R$0,00

A formação inicial em Práticas de Linguagem: alfabetização e produção textual - Módulo 1

A formação inicial em Práticas de Linguagem: alfabetização e produção textual - Módulo 1

Miruna Kayano
60 horas
21/03 a 16/05/2020
São Paulo

Módulo 1 - formadoras Miruna Kayano e Andrea TambelliA formação inicial em Práticas de Linguagem: alfabetização e produção textual Para profissionais que atuam na Educação Infantil (alunos de 4 a 5 anos de idade) e ..

Crianças pequenas e cultura escrita - planejamento e intervenções no processo de alfabetização

Crianças pequenas e cultura escrita - planejamento e intervenções no processo de alfabetização

Daniela Munerato
05 horas
4/04/2020
Ribeirão Preto

Dia 4 de abril - Para professores de Educação Infantil e interessados pelo tema. Durante o tempo de curso refletiremos sobre intervenções e planejamentos no processo de alfabetização com as crianças da Educação..

Papéis e identidade

Papéis e identidade

Lidia Aratangy
1h30
22/01/2020
São Paulo

EVENTO GRATUITO - Dia 22 de janeiro - com Lidia Aratangy. Ao longo da vida, desempenhamos uma sucessão de diferentes papéis, que nos moldam e nos marcam, e servem de matéria prima para a formação do ego, que se..

R$0,00

Planejamento com enfoque construtivista: é diferente de planejamento?

Planejamento com enfoque construtivista: é diferente de planejamento?

Fernanda Martins Gomes
05 horas
4/04/2020
Goiânia

Dia 04 de abril - Para professores e demais profissionais do segmento do Fundamental 1, além de outros interessados em entender a construção do planejamento à luz dos princípios da concepção  construtivista.O espaço..

ZDP 2020 - Grupo de gestão escolar - Processos e mecanismos para uma gestão escolar sistêmica

ZDP 2020 - Grupo de gestão escolar - Processos e mecanismos para uma gestão escolar sistêmica

Sonia Barreira
20 horas - total dos 4 encontros
São Paulo

GRUPO DE GESTÃO ESCOLAR: Atividades de formação – direcionada ao gestor de instituições educacionais e atrelada a temas atuais e instigantes para pensar a escola como propulsora de mudanças. Os quatro encontros anuais do..

R$12.488,00

A formação inicial em Práticas de Linguagem: alfabetização e produção textual - Módulo 2

A formação inicial em Práticas de Linguagem: alfabetização e produção textual - Módulo 2

Miruna Kayano
60 horas
15/08 a 14/11
São Paulo

Para profissionais que atuam na Educação Infantil (alunos de 4 a 5 anos de idade) e no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (alunos de 6 a 7 anos de idade).Formadoras: Miruna Kayano e Andressa Mille Fernandes MÓDULO 2..

A revisão de texto e a construção da autoria textual nas salas de fundamental 1

A revisão de texto e a construção da autoria textual nas salas de fundamental 1

Miruna Kayano
20 e 21/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 20 e 21 de janeiro - Para professores, orientadores e coordenadores do Ensino Fundamental 1. Durante as atividades de produção de texto nas quais colocamos em jogo a construção da autoria, é fundamental planej..

R$779,00

Aprender a se autoavaliar para aprender mais e melhor

Aprender a se autoavaliar para aprender mais e melhor

Claudia Tenório Cavalcanti
05 horas
4/04/2020
Ribeirão Preto

Dia 4 de abril - Para profissionais do Fundamental 1.Quando o tema é avaliação formativa, pensamos em utilizá-la de modo a contribuir para melhorar as formas de ensinar, informar e orientar o aluno a aprimorar o que está..

O planejamento e a documentação de projetos de Língua Portuguesa e Literatura

O planejamento e a documentação de projetos de Língua Portuguesa e Literatura

Angela Kim
20 e 21/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 20 e 21 de janeiro - Para coordenadores e professores de LPL de Fundamental 2 e Ensino MédioPlanejar as situações didáticas é prática imprescindível ao exercício da docência. Registrar o planejamento é tão imprescin..

R$647,00

O uso dos meios digitais na produção de narrativas visuais

O uso dos meios digitais na produção de narrativas visuais

Luisa Furman
05 horas
4/04/2020
Goiânia

Dia 04 de abril - Para educadores que atuam nas classes de Fundamental 1 e 2 de Artes, Língua Portuguesa, Tecnologia e interessados no tema.Sabemos que os meios digitais produziram uma mudança cultural importante e estão..

ZDP - 4 Jornadas. Palestrantes:  José Francisco Soares, Flavia Terigi, Francesc Gomilla e Cesar Coll

ZDP - 4 Jornadas. Palestrantes: José Francisco Soares, Flavia Terigi, Francesc Gomilla e Cesar Coll

Cesar Coll
37 horas
28/03 a 26/9/2020
São Paulo - SP

4 JORNADAS - Palestrantes: José Francisco Soares, Flavia Terigi, Francesc Gomilla e Cesar Coll - Atividades de formação – palestra e oficina – direcionadas a coordenadores, orientadores e professores, atreladas aos temas..

R$14.432,00

(In) variáveis didáticas: tempo, espaço, material, interação

(In) variáveis didáticas: tempo, espaço, material, interação

Susane Lancman
05 horas
4/04/2020
Ribeirão Preto

Dia 4 de abril - Para o professor de qualquer faixa etária ou profissional responsável em organizar situações didáticas para sala de aula considerando os pressupostos construtivistas. Busca contribuir para a compree..

A formação do leitor literário e o ensino de Língua Estrangeira

A formação do leitor literário e o ensino de Língua Estrangeira

Diana Pessoa de Almeida
20 e 21/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 20 e 21 de janeiro - Para professores e coordenadores da área de línguas estrangeiras de todos os segmentos.O trabalho com textos literários em uma segunda língua promove, em sala de aula, potentes contextos de apre..

R$647,00

O ateliê: lugar para criação de conexões

O ateliê: lugar para criação de conexões

Marisa Szpigel (Zá)
05 horas
4/04/2020
Goiânia

Dia 04 de abril -  Coordenadores, orientadores, professores de arte e professores da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental 1.Para transformar um espaço em lugar é imprescindível habitá-lo. No prim..

Práticas de Linguagem - Módulos 1 e 2

Práticas de Linguagem - Módulos 1 e 2

Miruna Kayano
120 horas
21/03 a 14/11/2020
São Paulo

Pode ser cursado somente MÓDULO 1 ou somente MÓDULO 2                                          ..

ZDP Jornada 1 - A BNCC e suas implicações para as escolas. Reorganização ou mudança?

ZDP Jornada 1 - A BNCC e suas implicações para as escolas. Reorganização ou mudança?

José Francisco Soares
07 horas
28/03/2020
São Paulo - SP

JORNADA 1 com José Francisco Soares - Atividades de formação – palestra e oficina – direcionadas a coordenadores e atreladas aos temas e conteúdos emergentes no cenário da educação escolar.  1 encontro na ..

R$2.921,00

As 4 etapas da avaliação formativa: desencadear, observar, analisar e intervir (ou remediar)

As 4 etapas da avaliação formativa: desencadear, observar, analisar e intervir (ou remediar)

Sandra Baumel Durazzo
20 e 21/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 20 e 21 de janeiro - Para professores, orientadores e demais profissionais de Educação que queiram se aprofundar nas práticas avaliativas. Os exemplos serão majoritariamente do ensino de língua inglesa, mas as ideia..

R$779,00

Ensino e aprendizagem na Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos) - Módulo 1

Ensino e aprendizagem na Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos) - Módulo 1

Juliana Karina Oliveira
60 horas
21/03 a 16/05/2020
São Paulo

Para profissionais que atuam na Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos de idade)Formadoras: Alessandra Zanetti e Juliana Karina OliveiraNesse grupo, a ação do professor de Educação Infantil é tratada de forma abrangente..

ZDP Jornada 2 - Flavia Terigi

ZDP Jornada 2 - Flavia Terigi

Flavia Terigi
10 Horas
29 e 30/05/2020
São Paulo - SP

JORNADA 2 com Flavia Terigi - Atividades de formação – palestra e oficina – direcionadas a coordenadores e atreladas aos temas e conteúdos emergentes no cenário da educação escolar.  1 encontro na Escola da Vila em ..

R$4.173,00

Ensino e aprendizagem na Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos) - Módulo 2

Ensino e aprendizagem na Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos) - Módulo 2

Alessandra Guarrera Zanetti
60 horas
15/08 a 14/11/2020
São Paulo

Para profissionais que atuam na Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos de idade)Formadoras: Alessandra Zanetti e Juliana Karina OliveiraMÓDULO 2 - Ensino e aprendizagem na Educação Infantil (pode ser cursado após o módu..

Ludicidade e corpo na Educação Infantil

Ludicidade e corpo na Educação Infantil

Marcos Santos Mourão
20 e 21/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 20 e 21 de janeiro - Para professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação Infantil (3 a 5 anos).Abordar a ludicidade e o corpo na Educação Infantil permite a discussão de muitos aspectos da prátic..

R$647,00

ZDP Jornada 3 - A incorporação da educação baseada em evidências no implementação de processos de mudança no centro educacional

ZDP Jornada 3 - A incorporação da educação baseada em evidências no implementação de processos de mudança no centro educacional

Francesc Gomilla
10 horas
21 e 22/08/2020
São Paulo

JORNADA 3 com Francesc Gomilla - Atividades de formação – palestra e oficina – direcionadas a coordenadores e atreladas aos temas e conteúdos emergentes no cenário da educação escolar.  1 encontro na Escola da Vila ..

R$4.173,00

Como se organizam as aulas de matemática? O trabalho em torno das sequências didáticas, jogos e discussões (esgotado)

Como se organizam as aulas de matemática? O trabalho em torno das sequências didáticas, jogos e discussões (esgotado)

Lais Pereira de Oliveira
20 e 21/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 20 e 21 de janeiro - Para profissionais do 1º ao 5º ano do Ensino FundamentalFormadoras: Lais Pereira de Oliveira e Viviane Cavalcante ReiA gestão e organização das situações de ensino e aprendizagem nas aulas de ma..

R$779,00

Ensino e aprendizagem na Educação Infantil - Módulos 1 e 2

Ensino e aprendizagem na Educação Infantil - Módulos 1 e 2

Juliana Karina Oliveira
120 horas
21/03 a 14/11/2020
São Paulo

Pode ser cursado somente MÓDULO 1 ou somente MÓDULO 2Formadoras: Alessandra Zanetti e Juliana Karina Oliveira                          ..

ZDP Jornada 4 - A personalização da aprendizagem escolar

ZDP Jornada 4 - A personalização da aprendizagem escolar

Cesar Coll
10 horas
25 e 26/09/2020
São Paulo

JORNADA 4 com Cesar Coll - Atividades de formação – palestra e oficina – direcionadas a coordenadores e atreladas aos temas e conteúdos emergentes no cenário da educação escolar.  1 encontro na Escola da Vila em São..

R$4.769,00

“Minha turma é difícil! O que fazer?” Ferramentas didáticas e reflexões teóricas para lidar com os desafios do grupo-classe

“Minha turma é difícil! O que fazer?” Ferramentas didáticas e reflexões teóricas para lidar com os desafios do grupo-classe

Luciana Ruiz Janovitz
20 e 21/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 20 e 21 de janeiro - Para profissionais do 1º ao 5º ano do Ensino FundamentalO curso trata de questões relativas às práticas do professor diante de desafios pedagógicos e educacionais em grupos-classe diversos. ..

R$647,00

História da Leitura - ler através dos tempos

História da Leitura - ler através dos tempos

Júlio César Vellozo
20 e 21/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 20 e 21 de janeiro - Para educadores e interessados no tema.A leitura tem uma história. A humanidade não leu sempre da mesma maneira e nem valorou o ato de ler da mesma forma através dos tempos. Compreender a histor..

R$779,00

Crianças pequenas e cultura escrita - reflexões e propostas para uma alfabetização significativa

Crianças pequenas e cultura escrita - reflexões e propostas para uma alfabetização significativa

Daniela Munerato
22 e 23/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 22 e 23 de janeiro - Para professores de Educação Infantil e interessados pelo tema. Este curso contempla o trabalho de alfabetização inicial, que começa na Educação Infantil, considerando ambientes de aprendiz..

R$779,00

Tecnologias no ensino da matemática

Tecnologias no ensino da matemática

Gislaine Carvalho Rasi
22 e 23/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 22 e 23 de janeiro - Para professores de matemática e coordenadores do Ensino Fundamental  2.  Formadoras: Gislaine Carvalho Rasi e Renata AkemiCada vez mais a tecnologia está presente na nossa..

R$647,00

Percursos pedagógicos para educar para a sustentabilidade

Percursos pedagógicos para educar para a sustentabilidade

Nina Arouca
22 e 23/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 22 e 23 de janeiro - Para professores de todas as faixas etárias ou profissionais responsáveis por organizar a gestão escolar e/ou as situações didáticas para sala de aula.Hoje já é visível e sentido por todos que v..

R$647,00

O papel do diretor: mecanismos e estratégias para uma gestão pedagógica

O papel do diretor: mecanismos e estratégias para uma gestão pedagógica

Sonia Barreira
22 e 23/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 22 e 23 de janeiro - Gestores educacionais (diretores e coordenadores) que atuam na educação básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio) O curso pretende discutir alguns dos âmbitos de atuação dos gestores escola..

R$859,00

Avaliação na Educação Infantil: do relatório individual à participação e escuta da criança - ESGOTADO

Avaliação na Educação Infantil: do relatório individual à participação e escuta da criança - ESGOTADO

Juliana Karina Oliveira
22 e 23/01/2020
12 horas
São Paulo

ESGOTADODias 22 e 23 de janeiro - Para orientadores, professores de Educação Infantil que atuam nas salas de 2 a 6 anos.Considerando o modo como a criança aprende e se desenvolve e sobre o seu papel colaborativ..

R$779,00

A contemporaneidade, o adolescente, a família  e a escola: ações possíveis

A contemporaneidade, o adolescente, a família e a escola: ações possíveis

Angela de Crescenzo
22 e 23/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 22 e 23 de janeiro - Para diretores, coordenadores, orientadores e professores de Ensino Fundamental, de Ensino Médio e educadores em geral. Formadores: Fermín Damirdjian e Angela de Crescenzo As transformações ..

R$779,00

Reescrever textos – quando, como, por quê?

Reescrever textos – quando, como, por quê?

Claudia Tenório Cavalcanti
22 e 23/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 22 e 23 de janeiro - Para profissionais que atuam na série final de Educação Infantil (alunos de 5 anos de idade) e no segmento do Ensino Fundamental 1 (alunos de 6 a 10 anos de idade).Já há muito tempo a reescrita ..

R$779,00

As especificidades da didática de Ciências Naturais: quais conteúdos ensinar e que lugar reservar às concepções espontâneas num estudo sobre matéria?

As especificidades da didática de Ciências Naturais: quais conteúdos ensinar e que lugar reservar às concepções espontâneas num estudo sobre matéria?

Celina Martins
22 e 23/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 22 e 23 de janeiro - Para professores de Ciências Naturais do Ensino Fundamental 2 e coordenadores pedagógicosO curso abordará alguns princípios didáticos relevantes para o ensino de ciências: conceitos estruturante..

R$779,00

Currículo: função social da escola, individualização de percursos e BNCC

Currículo: função social da escola, individualização de percursos e BNCC

Francisco Manuel de Carvalho Costa Ferreira
22 e 23/01/2020
12 horas
São Paulo

Dias 22 e 23 de janeiro - Para professores, coordenadores e diretores de Ensino Fundamental e Médio O currículo é tradicionalmente entendido como um conjunto de conteúdos que devem ser aprendidos pelos alunos ao lon..

R$779,00

Centro de Formação da Vila - 2020
Tema desenvolvido por EVERSOFT