Trilha Formativa de Inglês II: Avaliação da aquisição de proficiência linguística

  • Formador: Sandra Baumel Durazzo
  • Turma: 22BHTLE02
  • Inscrições abertas!
  • Agenda:
  • Agenda: 07/02 à 16/05/2022

Para professores de todos os segmentos.

Por que fazer uma trilha formativa de inglês? 

Os professores e professoras de inglês encontram poucas referências que os ajudem a pensar em propostas curriculares que levem seus alunos e alunas a adquirir proficiência linguística. São comuns dúvidas sobre como acontece o aprendizado de línguas, qual é a melhor idade para iniciar o aprendizado, como integrar a área no projeto formativo da escola. As discussões recentes sobre o papel da língua inglesa como idioma internacional e também sobre as competências essenciais da formação nas escolas, geram ainda outras dúvidas. 

As trilhas formativas de inglês pretendem apresentar e discutir as principais referências sobre o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, assim como trazer respostas às principais dúvidas dos professores e professoras. Com grande foco na análise de situações reais de sala de aula, as trilhas convidarão os participantes a refletir sobre sua própria prática durante os encontros, na realização das tarefas e em propostas de reflexão escrita.

Serão enfocados dois dos quatro âmbitos de atuação do docente, são eles: a) Currículo e Planejamento  e b) Gestão do ensino, da aprendizagem e dos processos avaliativos. 

Cada módulo tem competências profissionais como meta e algumas habilidades relacionadas.

Coordenação geral: Sandra Durazzo

Os encontros contarão com análise da prática da sala de aula para tematizar os conceitos de cada módulo. Serão propostas também atividades de estudo e reflexão de referências importantes no ensino/aprendizagem de idiomas. Em cada módulo os participantes serão convidados a fazer propostas para seus próprios cursos à luz dos referenciais estudados. 

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Formadora: Sandra Durazzo

A proficiência linguística é dada por uma série de saberes que vão além do domínio de vocabulário e estruturas de um idioma.  A compreensão dessa amplitude de saberes chamados de competência linguística permite aos educadores compreender e planejar propostas de ensino/aprendizagem orientadas para o desenvolvimento destes e, portanto, a formação de usuários competentes em inglês ou outra língua estrangeira.

O processo de avaliação do aprendizado é, portanto, totalmente influenciado por esta mudança de olhar: do domínio de vocabulário e estruturas gramaticais, para a capacidade de agir no idioma


Competência:
  • Compreender competência comunicativa como a capacidade de atuar de acordo com a situação comunicativa por meio da língua. 
  • Propor objetivos de aprendizagem que descrevam o desenvolvimento de competências, sempre relacionando com a forma de avaliar este desenvolvimento.
  • Relacionar os instrumentos de avaliação com as propostas de aprendizagem, voltadas para verificar as competências linguísticas adquiridas.
Habilidades:
  • Descrever objetivos relacionados às habilidades discursivas
  • Identificar e definir os objetivos que compõem as capacidades em cada nível de proficiência. 
  • Definir graus de aquisição destes objetivos durante o processo de desenvolvimento da proficiência linguística.
  • Orientar os instrumentos de avaliação para a verificação das competências desenvolvidas.

Formadora: Sandra Durazzo

A função da escola no momento atual, século XXI, passa a ser de preparar os alunos e alunas para atuar no mundo. Segundo o Prof Antoni Zabala, trata-se de uma “mudança de jogo”. 

A avaliação tem papel central nessa nova perspectiva e, portanto, deve assumir caráter orientador e individualizado. 

O módulo proporá a discussão da definição de avaliação formativa e suas etapas. 


Competência:
  • Compreender o processo de avaliação formativa e suas etapas: desencadear, observar, interpretar, remediar (agir)
  • Elaborar critérios claros coerentes com os objetivos de aprendizagem, por sua vez, descritos como aquisição de competências comunicativas

Habilidades:
  • Definir e revisar critérios de excelência usados no processo de avaliação de seus cursos
  • Identificar os momentos avaliativos e conduzi-los de forma a que sejam formativos.
  • Propor situações de avaliação que atendam às diferentes competências verificadas.

Formadora: Sandra Durazzo

É comum que os professores e professoras descrevam objetivos bastante relacionados à aquisição de competências, mas, no momento da avaliação, ficam na verificação do uso de vocabulário ou regras gramaticais.

Este módulo discutirá todo o processo de elaboração de avaliação formativa: o desenho dos instrumentos, das rubricas para aferição de resultados e a forma de comunicar aos diversos envolvidos no processo de avaliação: estudantes, escola, famílias, sociedade


Competência:
  • Avaliar o processo de aquisição da língua de forma coerente com os objetivos de aprendizagem.
  • Diferenciar objetivos e rubricas na elaboração dos instrumentos de avaliação.
  • Compreender como a avaliação impacta cada um dos protagonistas do processo de aprendizagem: estudante, equipe da escola e família.

Habilidades:
  • Elaborar instrumentos de avaliação que permitam observar o uso das competências linguísticas.
  • Criar rubricas para objetivar o olhar para o processo de avaliação 
  • Planejar ações de remediação que promovam o avanço da aprendizagem dos estudantes.
  • Saber apresentar os resultados do processo avaliativo de forma compreensível aos diferentes interlocutores: famílias e escola.

Formadora: Sandra Durazzo

O módulo vai discutir o que se entende por diversidade de proficiência linguística e alternativas para potencializar as interações de forma a promover aprendizado a todos e todas.

Em seguida, fará uma discussão sobre como adequar os processos avaliativos de forma a verificar os avanços de acordo com as metas diversas estabelecidas. 


Competência:
  • Revisar o que se entende por diversidade/ heterogeneidade na proficiência linguística
  • Estabelecer objetivos claros e desafiadores para cada aluno ou grupo de alunos.
  • Elaborar instrumentos de avaliação coerentes com os objetivos estabelecidos.
Habilidades:
  • Preparar e/ou adaptar instrumentos de avaliação para que desencadeiem as competências que se quer avaliar.
  • Adequar os instrumentos de avaliação para atender aos objetivos de cada indivíduo ou grupo.
  • Usar recursos de tecnologia para apoiar o atendimento à diversidade no processo avaliativo.

Início: 07 de fevereiro de 2022

Carga horária total: 24 horas 

Módulo 1 
Aula Gravada: 07 de fevereiro de 2022
Encontros Síncronos: 14 e 21 de fevereiro de 2022 - das 19h às 21h
Atividades no AVA assíncronas. 
Módulo 2 
Aula Gravada: 07 de março de 2022
Encontros Síncronos: 14 e 21 de março de 2022 - das 19h às 21h
Atividades no AVA assíncronas. 
Módulo 3 
Aula Gravada: 04 de abril de 2022
Encontros Síncronos: 11 e 18 de abril de 2022 - das 19h às 21h
Atividades no AVA assíncronas. 
Módulo 1 - 
Aula Gravada: 02 de maio de 2022
Encontros Síncronos: 09 e 16 de maio de 2022 - das 19h às 21h
Atividades no AVA assíncronas. 

Término: 16 de maio de 2022

Atenção: o curso tem encontros síncronos de 2h ao vivo, com transmissão online e interação.

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 4G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos.

Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 85% atividades oferecidas. 

Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (85% no mínimo) não receberão o certificado.

Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença.  O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.

O CENTRO DE FORMAÇÃO oferece a inscrição online, uma forma prática e rápida de você participar de nossa formação. Toda a operação de pagamento é feita com a máxima segurança, diretamente no site.

1 - Consulte os descontos, verifique as regras e aplique o cupom antes de finalizar a compra.

ATENÇÃO! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição - utilize o cupom no momento do pagamento.

2 - Para compra institucional boleto, faça login (ou cadastro) com dados da instituição. Após a confirmação do pagamento, enviaremos cupom para que a instituição entregue aos educadores que participarão do curso. Escolha quantos cursos quiser e faça uma única compra com CNPJ.

3- Confirmação de matrícula:

  • Cartão de crédito: imediata.
  • Boleto bancário: após pagamento.
  • PIX: após pagamento.

4 - Lista de espera: como as vagas são limitadas, as inscrições acima da capacidade máxima serão direcionadas para a lista de espera. Inscrições direcionadas para a lista de espera não garantem a participação no curso esperado e serão confirmadas por telefonema da equipe do Centro de Formação, de acordo com novas vagas.

5 - Material de apoio: todo o material para sua formação será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Não disponibilizamos material impresso. Leve sempre o seu EQUIPAMENTO para acesso aos recursos postados na web (notebook, netbook ou tablet). Mesmo utilizando equipamento digital, é conveniente ter em mãos um caderno ou bloco de notas para realizar anotações “de próprio punho”.

6 - Formas de pagamento*:

  • Cartão de crédito: 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
  • Boleto bancário: será enviado por e-mail - trabalhamos com sistema TOTVS. Envio em até 48 horas após a realização da compra
    *Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
  • Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

7 - Emissão de nota fiscal: emitimos Nota Fiscal Paulistana, pelo site da Prefeitura de São Paulo, em nome do favorecido indicado no ato da inscrição. Caso o favorecido já tenha cadastro no site da Prefeitura de São Paulo, receberá o documento diretamente no e-mail cadastrado no site da Prefeitura. Caso não possua cadastro, basta fazer um passo a passo bem simples:

  • Acesse o site da Prefeitura.
  • Preencha seus dados no formulário.
  • Clique no link do e-mail de confirmação.

8 - Certificação: emitimos certificado digital para alunos com frequência mínima de 80% da carga horária total.

Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo (11) 3751-9677 / WhatsApp (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br.

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