Programa 2019


ZDP - Zona de Desenvolvimento Profissional

Um espaço de troca e de construção de competências profissionais fundamentais para o sucesso da escola, criado pelo Centro de Formação da Escola da Vila em 2002, e estruturado para atender às necessidades de formação continuada de toda a equipe escolar, através de um conjunto de ações diferenciadas e benefícios permanentes.

O ZDP se concretiza na parceria entre instituições escolares que partilham ideais educacionais e princípios pedagógicos, na qual a Escola da Vila exerce o papel de articuladora, oferecendo as referências iniciais para reflexão e estudo dos participantes.


Para 2019

O tema do ano será Atualização curricular: permanências e transformações nas áreas de conhecimento. Ainda existem conteúdos essenciais ou nada será como antes? As didáticas específicas das áreas ainda fazem sentido? O que, de fato, mudou? O que é importante que permaneça? Especialistas convidados discutirão como as mudanças tecnológicas pesquisas acadêmicas, têm afetado o ensino e quais são os princípios e concepções que permanecem firmes, mesmo diante de tantas mudanças.

  • 22 e 23 de março - Matemática, com Patricia Sadovsky, doutora em Educação, professora e pesquisadora da Universidad Pedagógica Nacional de Buenos Aires,  integrante de la Secretaría de Cultura del Sindicato Unificado de Trabajadores de la Educación de Buenos Aires (SUTEBA).

  • 17 e 18 de maio - Ciências Sociais, com Isabelino Siede  que é doutor em Ciências da Educação (UBA), Bacharel em Ciências em Educação (UBA) e Professor de Educação Primária (ENNS N ° 2 Mariano Acosta). Trabalha como professor e pesquisador na Universidade Nacional de La Plata, na Universidade Nacional de Moreno e na Universidade Nacional da Patagônia Sul. Participou do desenvolvimento de projetos curriculares na cidade de Buenos Aires e nas províncias de Buenos Aires, Córdoba e Chubut. Também publicou numerosos livros,  artigos acadêmicos, materiais de desenvolvimento de currículo e material didático para os níveis Fundamental e Médio.

  • 16 e 17 de agosto - Ciências Naturais, com Melina Furman - bióloga da Universidade de Buenos Aires e doutor em Educação pela Columbia University, EUA. É professora da Faculdade de Educação da Universidade de San Andrés e pesquisadora do CONICET, Argentina. Investiga o ensino do pensamento científico, do jardim de infância à universidade e da formação de professores na área da ciência. Atualmente, coordena a área de Ciências Naturais do Instituto Nacional de Formação de Professores (INFD) do Ministério da Educação.

  • 20 e 21 de setembro - Arte - nome a confirmar.

Em breve mais informações.