Avaliação por competências - para além das técnicas e instrumentos

  • Graó - IRIF - Zabala
  • Formador: Antoni Zabala
  • Turma: 21PARINT01
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 14/08 a 23/10
  • Valor: R$ 990,00


Depois do sucesso do programa Escola 2025, Aula 2021 o Centro de Formação firma mais um programa de parceria com Antoni Zabala, por meio da Graó- IRIF (Institut de Recursos i Investigació per a la Formació), agora, para aprofundar o tema da avaliação por competências.

A ideia principal é analisar qual o papel que a avaliação deve ter na escola. Começaremos discutindo porque se avalia, quais mudanças são desejáveis, que bases científicas existem atualmente sobre como as pessoas aprendem e como aplicá-las na avaliação para terminar abordando métodos e estratégias específicas que podem ser utilizadas para avaliar.

Serão três módulos de 5 horas cada, assim estruturados.

  • 1 hora aula gravada de Antoni Zabala
  • 3 horas de atividades assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • leituras
  • participação em fóruns
  • produções escritas
  • 1 hora de encontro síncrono com Antoni Zabala


Objetivos:

  1. Avaliar o papel do processo avaliativo em uma escola que visa a formação integral das pessoas e a personalização da aprendizagem
  2. Identificar cada uma das diferentes fases do processo de avaliação, as características e critérios que devem ser tidos e consideração para que a avaliação seja a mais adequada possível.
Conteúdos:

  • O conteúdo da avaliação.
  • O propósito da avaliação.
  • O processo de avaliação no ensino por competências.
  • Os meios de coletar evidências do que está sendo aprendido.
  • As fases do processo de avaliação.
  • Os componentes e fases do processo de avaliação. 
  • As características e critérios da avaliação.
  • Os critérios de avaliação do processo e das aprendizagens alcançadas.

Objetivos:

  1. Relacionar os meios para conhecer o nível de aprendizagem do aluno com base nas características dessa aprendizagem, de acordo com sua natureza (factual, conceitual, procedimental ou atitudinal) e sua integração como competência.
  2. Identificar e diferenciar as evidências sobre as lições aprendidas com a avaliação que fazemos dessas lições. Além disso, como essa avaliação pode ser feita em relação aos objetivos padrão (avaliação normativa) e de acordo com os objetivos em função das características pessoais de cada criança e jovem (avaliação criteriosa).

Conteúdos:

  • Instrumentos de coleta de evidências. 
  • Medidas para apoiar os alunos.
  • A avaliação da aprendizagem (qualificação quantitativa e qualitativa).
  • Relatórios de avaliação

Objetivos:

  1. Analisar os diferentes fatores que intervêm na tomada de decisão no processo que a escola deve realizar para garantir o acompanhamento e a ajuda educativa a cada uma das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.
  2. Fundamentar os diferentes instrumentos curriculares e organizacionais que a escola tem adotado para garantir a personalização da aprendizagem no processo de construção do projeto de vida individual.

Conteúdos:

  • Os fatores envolvidos no monitoramento da aprendizagem do aluno.
  • As grandes áreas de intervenção educativa.
  • A base da orientação dos alunos.
  • Os principais instrumentos curriculares adotados nas escolas.
  • As sequências de conteúdo de aprendizagem.


Data de início: 14/08/2021

Carga Horária: 15 horas

Módulo 1 

  • Disponibilização da gravação aula 1 -  até 14/8
  • Atividades no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) - 14/8 a 25/8
  • Aula síncrona - 28/8 (sábado)

Módulo 2 

  • Disponibilização da gravação aula 2 -  até 10/9
  • Atividades no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) - 11/9 a 22/9
  • Aula síncrona - 25/9 (sábado)

Módulo 3 

  • Disponibilização da gravação aula 3 -  até 8/10
  • Atividades no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) - 9/10 a 20/10
  • Aula síncrona - 23/10 (sábado)

Certificação conjunta: Centro de Formação da Vila - IRIF (Institut de Recursos i Investigació per a la Formació) mediante participação nas atividades

VALOR: R$990,00


Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante

Centro de Formação da Vila - 2021
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