A progressão no percurso de leitura literária na escola

  • Online
  • Formador: Aline Evangelista Martins
  • Turma: 22ONLIS04
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 04/10 a 29/11/2022
  • Carga Horária: 16 horas
  • Encontros síncronos: 12 horas
  • Atividades assíncronas: 04 horas
  • Valor: R$600,00

Professores de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental; professores de Língua Portuguesa e Literatura dos anos finais do Ensino Fundamental

Módulo 1 – Foco nos livros e na leitura compartilhada

Ao selecionar os livros para compor o corpus do ano, do ciclo ou do segmento, vários fatores são considerados: os interesses dos leitores, a diversidade de autores e de gêneros que se espera que os alunos conheçam, a diversidade de vozes sociais, a qualidade literária, entre outros. Mas, afinal, em que consiste a qualidade literária? Em que o professor pode se apoiar para analisar esteticamente os livros que seleciona? 

Essas questões explicitam a relevância dos estudos literários na formação do professor. Espera-se que o docente seja um bom leitor, um crítico competente, um profissional que saiba ler, analisar, avaliar, selecionar e recomendar livros. É sobre essas competências que vamos nos dedicar ao longo do módulo. 

Para tanto, os participantes explorarão ferramentas oferecidas pela teoria literária contemporânea, a fim de analisar alguns aspectos da construção literária. A proposta é que atuem como críticos literários, ou seja, como profissionais que leem, analisam mediante diferentes ferramentas, expressam juízo de valor, compartilham um discurso sobre literatura e, ao longo do processo, aguçam o espírito crítico.

As propostas de atividades envolverão analisar um conjunto de livros e pensar em boas perguntas e dispositivos que favoreçam a fruição e a construção coletiva de análises cada vez mais complexas durante as sessões de leitura compartilhada. 

Módulo 2 – Foco na leitura autônoma 

No segundo módulo, os critérios levantados para a definição da progressão na leitura compartilhada serão o ponto de partida para a discussão sobre a progressão na leitura autônoma. Afinal, se nossas expectativas para a leitura autônoma incluem a formação do leitor de forma ampla, para além da sala de aula e dos espaços mediados pelo professor, precisamos dedicar atenção às propostas voltadas para a construção da autonomia do leitor e para a fomentação da leitura de livre escolha. Será que basta selecionar títulos para os alunos e as alunas lerem em casa? Como garantir progressiva complexidade nas propostas que envolvem livre escolha de títulos, leitura autônoma e dinâmicas de recomendação entre alunos e alunas?  Guiados por essas questões, os participantes analisarão experiências desenvolvidas em escolas e clubes de leitura e discutirão a progressão nas propostas de fomentação da leitura autônoma. 

Módulo 1

  • Analisar esteticamente livros infanto-juvenis. 
  • Discutir critérios para a elaboração de percursos de leitura compartilhada. 
  • Discutir sobre critérios que podem ser considerados para definir a progressão nas experiências de leitura compartilhada. 


Módulo 2

  • Analisar dispositivos voltados ao fomento da leitura autônoma. 
  • Discutir dispositivos voltados para o registro e a reflexão sobre a leitura de livre escolha. 
  • Refletir sobre a importância da leitura autônoma de livre escolha para a formação de uma comunidade de leitores na escola. 


Módulo 1

  • A estética do gênero, do conteúdo e da composição
  • A estética do narrador e da personagem
  • A estética do tempo, do espaço e da linguagem
  • Percursos para a leitura compartilha e as discussões literárias
  • Ler juntos para construir uma comunidade de leitores na escola

Módulo 2

  • Escolher as próprias leituras e falar sobre elas com a comunidade escolar  
  • Dispositivos para o fomento da leitura autônoma
  • A progressão nas práticas de leitura autônoma


Todos os participantes devem ler uma boa tradução do texto integral de “A sereiazinha”, de Hans Christian Andersen. Uma sugestão é a que está publicada no livro Histórias Maravilhosas de Andersen, traduzido por Heloisa Jahn e publicado pela Companhia das Letrinhas. 

Ao longo do curso, os participantes farão a análise estética deste e de outros livros infanto-juvenis e discutirão percursos de leitura compartilhada baseados em critérios estéticos. 

No módulo 2, os participantes analisarão dispositivos criados para fomentar a leitura autônoma de livre escola e refletirão sobre possibilidades progressivamente mais ambiciosas e complexas para que os alunos façam escolhas, peçam recomendações, recomendem e assumam responsabilidades pelo fomento da leitura no ambiente escolar. 

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Data de início: 04 de outubro de 2022

Carga horária total: 16 horas 

Encontros Síncronos de 2h ao vivo, com transmissão online e interação.

Módulo 1

04/10 - das 19h00 às 21h00
18/10 - das 19h00 às 21h00
25/10 - das 19h00 às 21h00

Módulo 2

08/11 - das 19h00 às 21h00
22/11 - das 19h00 às 21h00
29/11 - das 19h00 às 21h00

Atividades a distância: o aluno precisará dedicar 4 horas para a realização de propostas online, nos intervalos entre os encontros síncronos.

Data do término: 23/10/2022

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 4G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos.

Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 85% atividades oferecidas. 

Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (85% no mínimo) não receberão o certificado.

Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença.  O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.

O CENTRO DE FORMAÇÃO oferece a inscrição online, uma forma prática e rápida de você participar de nossa formação. Toda a operação de pagamento é feita com a máxima segurança, diretamente no site.

1 - Consulte os descontos, verifique as regras e aplique o cupom antes de finalizar a compra.

ATENÇÃO! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição - utilize o cupom no momento do pagamento.

2 - Para compra institucional boleto, faça login (ou cadastro) com dados da instituição. Após a confirmação do pagamento, enviaremos cupom para que a instituição entregue aos educadores que participarão do curso. Escolha quantos cursos quiser e faça uma única compra com CNPJ.

3- Confirmação de matrícula:

  • Cartão de crédito: imediata.
  • Boleto bancário: após pagamento.
  • PIX: após pagamento.

4 - Lista de espera: como as vagas são limitadas, as inscrições acima da capacidade máxima serão direcionadas para a lista de espera. Inscrições direcionadas para a lista de espera não garantem a participação no curso esperado e serão confirmadas por telefonema da equipe do Centro de Formação, de acordo com novas vagas.

5 - Material de apoio: todo o material para sua formação será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Não disponibilizamos material impresso. Leve sempre o seu EQUIPAMENTO para acesso aos recursos postados na web (notebook, netbook ou tablet). Mesmo utilizando equipamento digital, é conveniente ter em mãos um caderno ou bloco de notas para realizar anotações “de próprio punho”.

6 - Formas de pagamento*:

  • Cartão de crédito: 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
  • Boleto bancário: será enviado por e-mail - trabalhamos com sistema TOTVS. Envio em até 48 horas após a realização da compra
    *Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
  • Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

7 - Emissão de nota fiscal: emitimos Nota Fiscal Paulistana, pelo site da Prefeitura de São Paulo, em nome do favorecido indicado no ato da inscrição. Caso o favorecido já tenha cadastro no site da Prefeitura de São Paulo, receberá o documento diretamente no e-mail cadastrado no site da Prefeitura. Caso não possua cadastro, basta fazer um passo a passo bem simples:

  • Acesse o site da Prefeitura.
  • Preencha seus dados no formulário.
  • Clique no link do e-mail de confirmação.

8 - Certificação: emitimos certificado digital para alunos com frequência mínima de 80% da carga horária total.

Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo (11) 3751-9677 / WhatsApp (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br.

VALOR: R$600,00

Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

DESCONTO

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

1 - Rede pública e ONGs*:  20% - código do cupom REDP20-PRM-B4O. 

Atenção - Cupom de desconto não vale para o curso "Formação do leitor literário: que práticas priorizar?" que é especialmente voltado para educadores da escola pública e já tem valor especial.
*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para inscricao@cfvila.com.br


2- Desconto especial para grupos


Desconto
Grupos de 5 a 9 pessoas
5%
Grupos de 10 a 15 pessoas
10%
Grupos com 16 ou mais pessoas
15%

3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: inscricao@cfvila.com.br

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br

4 - Grupo de escolas Bahema:

Desconto de 50% para educadores Bahema, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.

*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.
Centro de Formação da Vila - 2022
Tema desenvolvido por EVERSOFT