As práticas de linguagem na Educação Infantil: do planejamento às intervenções e reflexões sobre oralidade, leitura e escrita
- Online
- Formador: Daniela Munerato
- Inscrições abertas!
- Carga Horária: 60 horas
- Agenda: 8/04 a 28/10/2021
- Horário: 19h às 21h30
- Valor: R$ 2.107,00 até 18/03/2021
- Valor: R$ 2.212,00 a partir de 19/03/2021
Para educadores e educadoras que atuam na Educação Infantil (a partir de 3 anos) e que procuram uma formação integral em alfabetização e a produção de sequências e projetos na área de práticas de linguagem envolvendo conteúdos da oralidade, leitura e escrita.
Na Educação Infantil compreendemos que a organização curricular em Campos de Experiência nos convida a pensar sobre as múltiplas linguagens de expressão da criança. Neste contexto, as áreas de conhecimento nos fornecem ferramentas didáticas que complementam as atividades nos Campos. Tanto no Infantil como no Fundamental é muito importante ter clareza de questões específicas da área no que diz respeito às práticas de linguagem que abordam a oralidade, leitura e escrita. A proposta deste curso é o aprofundamento nesta área por meio de leituras, discussões e análise da prática.
Sua longa duração permite um acompanhamento próximo dos formadores e uma atenção específica das necessidades formativas dos participantes do curso.
- Conhecer os principais aportes teóricos sobre construtivismo e alfabetização,
- Refletir sobre o diálogo entre Alfabetização e os Campos de experiência;
- Relacionar as vivências de sala de aula com os conteúdos da área de práticas de linguagem. Neste contexto, ampliar as reflexões sobre as decisões didáticas nas situações de aprendizagem;
- Refletir sobre propostas de recontos e reescritas, considerando a discussão de princípios envolvidos na escolha de textos, o planejamento das atividades e intervenções;
- Refletir sobre propostas de pesquisas e o trabalho com poesia na escola.
Este curso tratará das estruturas de planejamento e gestão com atividades que envolvem Alfabetização e projetos integrados, refletindo sobre a produção de sequências e projetos para alunos a partir de 3 anos de idade. Isto posto, por meio da discussão de princípios construtivistas serão abordados os seguintes conteúdos:
- Estrutura curricular: especificidades dos segmentos, contribuições da BNCC, concepção construtivista como norteadora do trabalho;
- Psicogênese da língua escrita: histórico e pesquisas decorrentes
- Situações didáticas: o trabalho com nomes próprios e palavras de referência identificando as hipóteses e seus avanços, o lugar da sondagem e as intervenções;
Encontros virtuais de apresentações dos conteúdos do curso e análise de situações didáticas, feitos em conjunto com encontros de discussão de leituras teóricas.
Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
- Discussão inicial sobre a estrutura da BNCC como documento norteador do currículo di Infantil e Fundament
- Exposição de princípios teóricos construtivistas
- Análise de reflexões de artigos de referência relacionados à prática na sala de aula
- Discussão de atividades habituais, sequências e projetos didáticos
Data de início: 8 de abril de 2021
Carga horária total: 60 horas
Horário dos encontros: 19h às 21h30
Serão 12 encontros com a formadora e 6 encontros de leituras
Abril
Data | Atividades | Tema | Formadora(s) |
08/04 | Exposição/discussão | Educação Infantil e séries Iniciais do Fundamental- De que segmento estamos falando? Quais são as expectativas de aprendizagens? | Daniela |
15/04 | Exposição/discussão | A BNCC como documento norteador do currículo - Como pensar as práticas de Linguagem no contexto de Campos de experiência e áreas de conhecimento e o diálogo com a concepção Construtivista. | Daniela |
22/04 | Grupo de discussão das leituras | o construtivismo na sala de aula: o papel do professor | José |
Maio
Data | Atividades | Tema | Formadora(s) |
06/05 | Exposição/discussão | O trabalho com Oralidade na Escola: relatar, narrar, comentar, apresentar e discutir. Análise dos projetos e sequências | Daniela |
13/05 | Grupo de discussão das leituras | Qual é a relação da Oralidade e a Escrita - análise de Artigos relacionados à Alfabetização | Daniela |
20/05 | Exposição/discussão | Os diários de professor: discussão sobre a importância dos registros no processo de avaliação dos alunos | José |
Junho
Data | Atividades | Tema | Formadora(s) |
10/06 | Exposição/discussão | Psicogênese da linguagem escrita - escrita e leitura e pesquisas posteriores/ análise e discussão | Daniela |
17/06 | Exposição/discussão | A BNCC como documento norteador do currículo - Como pensar as práticas de Linguagem no contexto de Campos de experiência e áreas de conhecimento e o diálogo com a concepção Construtivista. | Daniela |
22/04 | Grupo de discussão das leituras | o construtivismo na sala de aula: o papel do professor | José |
Agosto
Data | Atividade | Tema | Formadora(s) |
12/08 | Exposição/discussão | Princípios do construtivismo + princípios formação escritora | Daniela |
19/08 | Exposição/discussão | Recontos e reescritas | Daniela |
26/08 | Grupo de discussão das leituras | Textos sobre biblioteca na sala de aula | Scyla |
Setembro
Data | Atividade | Tema | Formadora(s) |
09/09 | Exposição/discussão | O trabalho com livros álbuns: ampliando leituras e olhares | Daniela |
16/09 | Exposição/discussão | Textos instrucionais: jogos e receitas no cotidiano | Daniela |
23/09 | Grupo de discussão das leituras | As situações de apresentação na Escola / As parlendas, as canções e as poesias | José |
Outubro
Data | Atividade | Tema | Formadora(s) |
14/10 | Exposição/discussão | As pesquisas - planejamento, procedimentos: o trabalho com textos informativos | Daniela |
21/10 | Exposição/discussão | Processo de produção de textos na escola | Daniela |
28/10 | Grupo de discussão das leituras | A Comunicação dos processos nos projetos e sequências | José |
Atividades a distância: o aluno precisará dedicar 15 horas (2h30 por mês) durante o ano para a realização de propostas online, nos intervalos entre os encontros presenciais.
Em um curso online, sem a presença física dos participantes, torna-se fundamental a visibilidade das interações e contribuições de cada participante tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem em forma de texto ou eventualmente, em outros formatos.
Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 75% atividades oferecidas. Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante recebe um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não cumprirem com, no mínimo, 75% da carga horária, não receberão o certificado.
VALOR:
Até 18/03/2021 | A partir de 19/03/2021 | |
Valores | R$2.107,00 | R$2.212,00 |
Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.
DESCONTO
Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.
1 - Rede pública e ONGs*: 20% - código do cupom REDP20-PRM-B4O.
Atenção - Cupom de desconto não vale para o curso "Formação do leitor literário: que práticas priorizar?" que é especialmente voltado para educadores da escola pública e já tem valor especial.
*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para inscricao@cfvila.com.br
2- Desconto especial para grupos:
Desconto | |
Grupos de 5 a 9 pessoas | 5% |
Grupos de 10 a 15 pessoas | 10% |
Grupos com 16 ou mais pessoas | 15% |
3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: inscricao@cfvila.com.br
Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br
4 - Grupo de escolas Critique:
Desconto de 50% para educadores Critique, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.