• Práticas de Linguagem - Módulos 1 e 2

Práticas de Linguagem - Módulos 1 e 2

Formador: Miruna Kayano
Disponibilidade: Inscrições abertas!

Pode ser cursado somente MÓDULO 1 ou somente MÓDULO 2                                                                                                                                                                                                                                                                                        

A formação inicial em Práticas de Linguagem: alfabetização e produção textual - Módulos 1 e 2                                             

Para profissionais que atuam na Educação Infantil (alunos de 4 a 5 anos de idade) e no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (alunos de 6 a 7 anos de idade).

Objetivos

O trabalho deste grupo visa contribuir para o desenvolvimento de competências fundamentais aos professores-alfabetizadores que atuam em classes de Educação Infantil e no início do Ensino Fundamental 1, por meio de dois módulos, que podem ser cursados separadamente ou em conjunto, visando a formação de professoras na área de Práticas de Linguagem.

As atividades se desenvolvem em encontros presenciais semanais e em propostas realizadas a distância.  Serão feitas análises de textos de autores de referência bem como de publicações mais recentes e inovadoras; também há discussões a partir de vídeos de sala de aula e de produções de alunos. Está prevista a possibilidade de realizar estágios nas salas de aula da Escola da Vila.

A participação no curso propicia trocas de comentários, reflexões, leituras, planejamento conjunto de atividades, contemplando os conteúdos discutidos nos encontros.

Conteúdos

MÓDULO 1 - formadoras Miruna Kayano e Andrea Tambelli - Alfabetização: princípios e propostas de leitura e escrita

Este primeiro módulo de trabalho estará voltado às questões envolvidas no ensino e na aprendizagem do sistema de escrita, dos alunos entre 4 e 7 anos de idade. Dessa forma, por meio da discussão de princípios construtivistas como a interação, o conflito cognitivo a as intervenções, serão abordados os seguintes conteúdos:

  • A psicogênese da linguagem escrita: processo histórico da investigação na história da alfabetização, as hipóteses de escrita, contribuições e novas pesquisas desenvolvidas por Emília Ferreiro.
  • Situações didáticas de escrita: propostas para os alunos e intervenções docentes voltadas à escrita e que favorecem o avanço dos alunos em suas hipóteses relacionadas ao sistema alfabético.
  • Situações didáticas de leitura: discussão da concepção de leitura, propostas para os alunos e intervenções para favorecer a apropriação do sistema de escrita.

Estratégias metodológicas

  • Exposição de princípios teóricos
  • Análise de reflexões de artigos de referência
  • Análise conjunta e individual de produções de alunos
  • Reflexão a partir de materiais didáticos desenvolvidos na Escola da Vila
  • Discussão de atividades habituais, sequências e projetos didáticos

Horas online: 3 a 4 horas de dedicação semanal no intervalo dos encontros presenciais

---- A formação inicial em Práticas de Linguagem: alfabetização e produção textual - Módulos 1 e 2

MÓDULO 2 - Formadoras: Miruna Kayano e Andressa Mille Fernandes - As práticas de produção textual (pode ser cursado após o módulo 1 ou de maneira independente)

No segundo módulo de trabalho, o foco das discussões e reflexões estará nas situações de produção textual a serem vivenciadas pelos alunos de 5 a 7 anos de idade. Nesse sentido, complementando a visão de alfabetização construtivista relacionada à apropriação do sistema, neste módulo o objetivo está em compreender a complexidade envolvida nas situações didáticas envolvendo a escrita de um texto, em todas as suas etapas dentro do processo escritor.

Por meio da consideração aos princípios construtivistas, os principais conteúdos de trabalho serão:

  • As modalidades organizativas do trabalho: definição e diferenciação das situações conhecidas como projetos, sequências e atividades habituais.
  • O trabalho com as reescritas: discussão de princípios envolvidos na escolha de textos modelos a serem trabalhados e propostos aos alunos em sala de aula.
  • Os procedimentos escritores: ler para escrever, anotar, planejar, escrever individualmente ou em parceria e revisar.

Horas online: 3 a 4 horas de dedicação semanal no intervalo dos encontros presenciais


Miruna Kayano Genoino

Formadora da área de Práticas de Linguagem. É formada em Pedagogia pela USP, com especialização em alfabetização, e professora há mais de 10 anos em salas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental 1. Também atua como formadora interna da equipe pedagógica de 1º e 2º ano da Escola da Vila, e externa, em cursos focalizados especialmente em produção textual e apropriação da escrita alfabética. Atualmente é orientadora de turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental 1. Cursa atualmente mestrado em “Escrita e alfabetização”, na Universidade de La Plata, Argentina, dirigido por Mirta Castedo.

Os cursos semipresenciais de Atualização e Formação são estruturados em atividades presenciais e a distância. São 4 encontros de 5 horas por módulo na Unidade Butantã da Escola da Vila e um conjunto de atividades a serem realizadas online − em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) − de qualquer lugar e a qualquer hora.
O educador irá analisar, argumentar, elaborar hipóteses, trocar informações com outros profissionais, rever suas concepções e tomar decisões, num ambiente de  diálogo permanente; o trabalho em sala de aula, de cada um dos participantes, é valorizado como fonte de conhecimento para a formação docente.
O aluno precisará dedicar de 3 a 4 horas semanais para a realização das propostas online.

Avaliação e certificado
Os cursos semipresenciais do Centro de Formação da Escola da Vila inclui avaliação: em relação aos procedimentos de ensino e aos ganhos pessoais observados durante as propostas de trabalho _ consideramos também a avaliação de desempenho de cada aluno, pelo formador.
Formação presencial - o participante precisa frequentar 75% da aula.
Formação online - sem a presença física dos participantes, torna-se fundamental a visibilidade das interações e contribuições de cada participante em forma de texto ou eventualmente em outros formatos. Nesse sentido, considera-se exemplos de participação todas postagens realizadas pelos inscritos durante as atividades propostas. Entrar e tomar conhecimento de outras postagens, se inteirar do que está acontecendo é importante, mas apenas esse tipo de participação não será considerado para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar em 75% das propostas online apresentadas, no tempo previsto para isso, e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pela formadora de acordo com os seguintes critérios: 
  • disponibilidade para a realização das tarefas envolvendo conhecimento pedagógico e tecnológico; 
  • qualidade das interações durante as atividades em colaboração; 
  • condições para relacionar textos estudados e situações analisadas; 
  • possibilidades de reapresentação de conteúdos aprendidos
Ao final do curso, depois de realizar a avaliação, o aluno recebe o parecer sobre seu desempenho e um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. No certificado consta o parecer do formador, de apenas um desses conceitos: Satisfatório e Parcialmente Satisfatório. Aqueles que não atingirem um desses conceitos não receberão o certificado.

Configuração mínima 
É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades online do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.
É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.24.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: Download Google Chrome

Local dos encontros presenciais: Escola da Vila - Unidade Butantã - Rua Barroso Neto, 91 - Butantã - São Paulo – SP.

8 encontros presenciais (aos sábados)

MÓDULO 1 datas: - dias: 09 de março, 13 de abril, 04 de maio, 08 de junho

MÓDULO 2 datas: - dias: 03 de agosto, 14 de setembro, 05 de outubro, 09 de novembro.

Horário encontro presencial: das 8h30 às 13h30 (5 horas).

Atividades a distância: estima-se que o aluno precisará dedicar cerca de 3 a 4 horas semanais para a realização de propostas online, nos intervalos entre os encontros presenciais.

Também estão previstos estágios de observação em salas de aula da Escola da Vila (atividade opcional), de forma a complementar as discussões que serão propostas ao longo das aulas.

Certificação digital: Carga horária 40hs presenciais mais 80hs online.

DESCONTO


Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

Conheça as Trajetórias de desenvolvimento profissional - Percurso formativo consistente a um preço mais acessível.

ZDP 2019: 20% de desconto para inscritos nas 4 jornadas ZDP 2019.

Rede pública e ONGs*:  20% - código do cupom RP20-6UF-EN9-19

Grupo: 10% - grupos acima de sete pessoas. 

Estudante: 10% - código do cupom ES10-3DG-VRL-19

Pais de alunos da Escola da Vila:  20% - código do cupom  PA20-5Z2-1F9-PA20-19

Desconto de 50% para educadores Critique

Escola Balão Vermelho/Colégio Mangabeiras, em Belo Horizonte/MG, 
Escola Parque, no Rio de Janeiro/RJ,
Escola da Vila e Escola Viva (convidada) , em São Paulo /SP
*Solicite o cupom na secretaria do Centro de Formação.

*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: centrodeformacao@vila.com.br.

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 ou centrodeformacao@vila.com.br.


Valor 2 módulos



até 25/01/2019

a partir de 26/01/2019

Semipresencial - 120 horas
Módulo 1 - 20 horas presenciais + 40 horas online
Módulo 2 - 20 horas presenciais + 40 horas online


R$4.214,00


R$4.420,00

Valores em reais, parcelas sem juros.


Forma de pagamento:

- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$ 150,00.

- Boleto bancário: até 6 parcelas. Os boletos serão enviados por e-mail (utilizamos o sistema ContaAzul). Envio em até 48 horas após a compra.

  • Carga Horária : 120 horas
  • Início : 09/03/2019
  • Término : 09/11/2019
  • Local : Escola da Vila - Butantã
  • Horário : 8h30 às 13h30

Cursos relacionados

A formação inicial em Práticas de Linguagem: alfabetização e produção textual - Módulo 1

A formação inicial em Práticas de Linguagem: alfabetização e produção textual - Módulo 1

Módulo 1 - formadoras Miruna Kayano e Andrea TambelliA formação inicial em Práticas de Linguagem: alfabetização e produção textual Para profissionais que atuam na Educação Infantil (alunos de 4 a 5 anos de idade) e ..

A formação inicial em Práticas de Linguagem: alfabetização e produção textual - Módulo 2

A formação inicial em Práticas de Linguagem: alfabetização e produção textual - Módulo 2

Módulo 2 - Formadoras: Miruna Kayano e Andressa Mille FernandesPara profissionais que atuam na Educação Infantil (alunos de 4 a 5 anos de idade) e no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (alunos de 6 a 7 anos de idade).Obj..