Novos desafios, novos encaminhamentos: o professor reflexivo nos tempos atuais

  • Formador: Luciana Ruiz Janovitz
  • Turma: 21VERAS08
  • Inscrições abertas!
  • Carga Horária: 10 horas
  • Agenda: 30/01 a 06/02/2021
  • Valor: R$180,00

Professores e coordenadores de qualquer segmento e interessados em temas educacionais. Vale ressaltar que os estudos de casos serão sobre situações de Fundamental 1.

Diante do contexto atual e futuro, houve a necessidade de flexibilizar os tempos e espaços, buscar novas ferramentas de trabalho no contexto da educação. Mas como, diante de tantos desafios, manter os princípios fundamentais da instituição educativa?

O curso apresenta fundamentação teórica sobre o professor reflexivo e suas competências para educar buscando manter presentes estas concepções. Trata sobre a importância dos registros reflexivos do educador e de acompanhamento das crianças e a manutenção de um espaço de convívio.

O curso inclui:
Palestra de Abertura com a formadora Luciana Ruiz Janovitz  (Escola da Vila)  - dia 30/01 - 10h30.
Mesa Redonda com a convidada Cristiane Motta (Balão Vermelho/Mangabeiras) - dia 06/02 - 10h30.



  • Construir uma imagem sobre os aspectos relevantes na formação do professor reflexivo diante de situações desafiadoras e em diferentes contextos. 
  • Apresentar e analisar ferramentas, situações de convívio, autoavaliações e registros, assim como discutir encaminhamentos possíveis visando um ambiente favorável à aprendizagem.


  • Palestra de abertura: Apresentação da fundamentação teórica sobre o professor reflexivo, os registros reflexivos e aspectos relevantes na formação do professor. 
  • Encontros síncronos: Aprofundamento e discussão sobre o professor reflexivo com análise de situações desafiadoras e novos contextos, como o ensino híbrido. 
  • Atividades assíncronas: Leitura de bibliografia ou vídeos com discussão em fóruns e/ou murais colaborativos com os demais participantes do curso.
  • Mesa redonda: A manutenção dos princípios fundamentais da instituição educativa diante de novos e desafiadores contextos.

  • Leituras, exposições e reflexões sobre referencial teórico para a discussão do tema;
  • Trocas e interações com outros colegas de curso, por meio de ferramentas digitais;
  • Análise de sequências de convívio e registros da prática em sala de aula e estudo de caso;
  • Reflexões individuais sobre a própria prática.

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Data de início: 30 de janeiro de 2021

Carga horária total: 10 horas 

Data/hora
Atividade
30 de janeiro - 10h30 às 12h30 Palestra de abertura com a formadora Luciana Ruiz Janovitz
02 de fevereiro - 19h às 21h Aula 1: síncrona
03 de fevereiro - Atividades AVA  O aluno precisará dedicar duas horas para a realização das propostas online
04 de fevereiro - 19h às 21h Aula 2: síncrona
06 de fevereiro - 10h30 às 12h30 Mesa Redonda com a formadora Luciana Ruiz Janovitz e a convidada Cristiane Motta

Atenção: o curso tem duas aulas de 2h ao vivo, com transmissão online e interação.


É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 4G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

Em um curso online, sem a presença física dos participantes, torna-se fundamental a visibilidade das interações e contribuições de cada participante tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem em forma de texto ou eventualmente, em outros formatos. 

Para receber esta certificação é necessário participar de quatro das cinco atividades oferecidas: palestra, dois encontros síncronos (cada encontro conta como uma atividade), atividades assíncronas e mesa redonda. Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante  recebe um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem de quatro das cinco atividades não receberão o certificado.

O CENTRO DE FORMAÇÃO oferece a inscrição online, uma forma prática e rápida de você participar de nossa formação. Toda a operação de pagamento é feita com a máxima segurança, diretamente no site.

1 - Consulte os descontos, verifique as regras e aplique o cupom antes de finalizar a compra.

ATENÇÃO! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição - utilize o cupom no momento do pagamento.

2 - Para compra institucional boleto, faça login (ou cadastro) com dados da instituição. Após a confirmação do pagamento, enviaremos cupom para que a instituição entregue aos educadores que participarão do curso. Escolha quantos cursos quiser e faça uma única compra com CNPJ.

3- Confirmação de matrícula:

  • Cartão de crédito: imediata.
  • Boleto bancário: após pagamento.

4 - Lista de espera: como as vagas são limitadas, as inscrições acima da capacidade máxima serão direcionadas para a lista de espera. Inscrições direcionadas para a lista de espera não garantem a participação no curso esperado e serão confirmadas por telefonema da equipe do Centro de Formação, de acordo com novas vagas.

5 - Material de apoio: todo o material para sua formação será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Não disponibilizamos material impresso. Leve sempre o seu EQUIPAMENTO para acesso aos recursos postados na web (notebook, netbook ou tablet). Mesmo utilizando equipamento digital, é conveniente ter em mãos um caderno ou bloco de notas para realizar anotações “de próprio punho”.

6 - Formas de pagamento*:

  • Cartão de crédito: 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
  • Boleto bancário: será enviado por e-mail - trabalhamos com sistema TOTVS. Envio em até 48 horas após a realização da compra
    *Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.

7 - Emissão de nota fiscal: emitimos Nota Fiscal Paulistana, pelo site da Prefeitura de São Paulo, em nome do favorecido indicado no ato da inscrição. Caso o favorecido já tenha cadastro no site da Prefeitura de São Paulo, receberá o documento diretamente no e-mail cadastrado no site da Prefeitura. Caso não possua cadastro, basta fazer um passo a passo bem simples:

  • Acesse o site da Prefeitura.
  • Preencha seus dados no formulário.
  • Clique no link do e-mail de confirmação.

8 - Certificação: emitimos certificado digital para alunos com frequência mínima de 80% da carga horária total.

Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo (11) 3751-9677 / WhatsApp (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br.

VALOR: R$180,00

Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.

DESCONTO

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

1 - Rede pública e ONGs*:  20% - código do cupom REDP20-PRM-B4O. 

Atenção - Cupom de desconto não vale para o curso "Formação do leitor literário: que práticas priorizar?" que é especialmente voltado para educadores da escola pública e já tem valor especial.
*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para inscricao@cfvila.com.br


2- Desconto especial para grupos


Desconto
Grupos de 5 a 9 pessoas
5%
Grupos de 10 a 15 pessoas
10%
Grupos com 16 ou mais pessoas
15%

3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: inscricao@cfvila.com.br

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br

4 - Grupo de escolas Critique:

Desconto de 50% para educadores Critique, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.

5 - Palestras e Mesas Redondas: 

Desconto concedido aos inscritos na programação de verão, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.



Sem descontoInscritos nos cursos*
PalestraR$70,00R$50,00
Mesa redondaR$60,00R$40,00
Painel de boas práticasR$10,00R$10,00

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br .

Centro de Formação da Vila - 2020
Tema desenvolvido por EVERSOFT