Branquitude e antirracismo: lugares de fala na escola


A implantação de uma educação antirracista nas escolas é urgente. Pensando nisso, o Centro de Formação convida a todos e todas para discutir o tema e incentivar a elaboração de práticas educativas capazes de envolver toda a comunidade escolar em busca, não só de uma maior conscientização, mas, também, de mudanças efetivas.

Nossa conversa, online, será organizada em três momentos.

No primeiro, haverá duas exposições:

Lia Vainer Schucman tratará do conceito de branquitude, como ele é fundamental para a construção do racismo estrutural e de que forma as pessoas brancas podem atuar na luta antirracismo.
A pedagoga Juliana de Paula Costa, abordará os  caminhos, desafios e horizontes da implantação das Leis 10.639 e 11.645 voltadas às relações  étnico-raciais no contexto das escolas particulares.

No segundo, representantes das famílias, estudantes e  equipe da Escola da Vila (SP) e da Escola Parque, apresentarão seus respectivos percursos na luta por uma educação antirracista. 

Por fim, as palestrantes irão comentar as apresentações das escolas e responder às perguntas enviadas pelo chat.

A mediação do encontro ficará a cargo do professor Fabio Conceição, da Escola Parque.





Lia Vainer Schucman, Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Autora dos livro “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” (Veneta 2020) e Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor (EDUFBA, 2018)


Juliana de Paula Costa, é pedagoga, com formação em psicologia e relações raciais pelo instituto Amma Psique e Negritude e mestranda em Educação pela USP. É coordenadora da Pisar Nesse Chão Devagarinho, iniciativa em educação antirracista e implementação das Leis 10.639 e 11.645. Atua como consultora em educação e relações raciais e dedica-se a propor caminhos para implementação das Leis e desenvolvimento de práxis antirracista em espaços educacionais desde 2015. Integrante-fundadora da Liga Interescolas pela Equidade Racial, atua como articuladora da Liga na parceria com a Ação Educativa.


Fábio Conceição, Professor de História do Fund. II da Escola Parque. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Relações Étnico Raciais do CEFET /RJ. Especialista em Educação Antirracista pelo GEPEAR/UFRJ. Coordenador do Comitê Antirracista da Escola Parque. Salgueirense. Botafoguense. Candomblecista.


Agenda
Data: 09 de novembro de 2021
Horário: das 18h30 às 20h30


* O link para o evento será enviado com um dia de antecedência. 

O email de confirmação de inscrição para este evento será enviado em até 48 horas.
Centro de Formação da Vila - 2021
Tema desenvolvido por EVERSOFT