• O ensino da escrita alfabética e da produção textual

O ensino da escrita alfabética e da produção textual

Formador: Miruna Kayano
Disponibilidade: 2-3 Days


Formadora: Miruna Kayano

Para profissionais que atuam na Educação Infantil (alunos de 4 a 5 anos de idade) e no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (alunos de 6 a 8 anos de idade).

Esse curso procura contribuir para o desenvolvimento de competências fundamentais aos professores-alfabetizadores que atuam em classes de Educação Infantil e início do Ensino Fundamental I. Seus dois módulos visam à formação ampla na área de Práticas de Linguagem.

As atividades se desenvolvem em encontros presenciais mensais, e por atividades realizadas a distância, em plataforma virtual, que incluem leitura e análise de textos de referência e inovadores, bem como análise de vídeos de sala de aula e produções de alunos. Também está prevista a possibilidade da realização de estágios nas salas de aula da Escola da Vila.


MÓDULO I - Situações de leitura e de escrita para apropriação do sistema alfabético 

O primeiro módulo de trabalho estará voltado às questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem do sistema de escrita dos alunos entre 4 e 7 anos de idade. Desta forma, por meio da discussão de princípios construtivistas tais como a interação, o conflito cognitivo e as intervenções serão abordados os seguintes conteúdos:

  • A psicogênese da linguagem escrita: processo histórico da investigação na história da alfabetização, as hipóteses de escrita, contribuições e novas pesquisas recentes desenvolvidas por Emilia Ferreiro.
  • Situações didáticas de escrita: propostas para os alunos e intervenções docentes voltadas para a escrita, que favorecem o avanço dos alunos em suas hipóteses relacionadas ao sistema alfabético.
  • Situações didáticas de leitura: discussão da concepção de leitura, propostas para os alunos e intervenções para favorecer a apropriação do sistema de escrita. 


MÓDULO II - As práticas de produção textual 

No segundo módulo de trabalho o foco das discussões e reflexões estará nas situações de produção textual a serem vivenciadas pelos alunos de 5 a 7 anos de idade. Nesse sentido, complementando a visão de alfabetização construtivista relacionada à apropriação do sistema, nesse módulo o objetivo está em compreender a complexidade envolvida nas situações didáticas que envolvem a escrita de um texto, em todas as suas etapas, dentro do processo escritor.

Por meio da consideração dos princípios construtivistas, os principais conteúdos de trabalho serão:

  • As modalidades organizativas do trabalho: definição e diferenciação das situações conhecidas como projetos, sequências e atividades habituais.
  • O trabalho com as reescritas e os textos informativos: discussão de princípios envolvidos na escolha de textos-modelo a serem trabalhados e propostos aos alunos em sala de aula.
  • Os procedimentos escritores: ler para escrever, anotar, planejar, escrever individualmente ou em parceria, e revisar.


PROGRAMA DO CURSO
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Local dos encontros presenciais: Escola da Vila - Unidade Butantã - Rua Barroso Neto, 91 - Butantã - São Paulo – SP.

Datas: Oito encontros presenciais (aos sábados), nos dias: 18 de março, 8 de abril, 20 de maio, 10 de junho, 5 de agosto, 2 de setembro, 28 de outubro, 11 de novembro.

Duração dos encontros: 5 horas (das 8h30 às 13h30).

Certificação digital: Carga horária 103 horas.

Atividades a distância: estima-se que o aluno precisará dedicar cerca de 3 horas semanais para a realização de propostas on-line, nos intervalos entre os encontros presenciais.

Também estão previstos estágios de observação em salas de aula da Escola da Vila (atividade opcional), de forma a complementar as discussões que serão propostas ao longo das aulas.


Os cursos semipresenciais de Atualização e Formação são estruturados em atividades presenciais, sendo oito encontros na Unidade Butantã da Escola da Vila, e um conjunto de atividades a serem realizadas online − em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) − de qualquer lugar e a qualquer hora.

São ações formativas, que oferecem um ambiente de aprendizagem profissional e propõem tarefas com problemas a resolver, nas quais o educador poderá analisar, argumentar, elaborar hipóteses, trocar informações com outros profissionais, rever suas concepções, e tomar decisões, num diálogo permanente com a realidade pedagógica; processo no qual o trabalho em sala de aula é valorizado como fonte de conhecimento para a formação docente.

Durante o curso, o educador tem a oportunidade de desenvolver sua forma de gerenciar a própria aprendizagem em atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem e de reconhecer o valor do diálogo com colegas que se defrontam com desafios semelhantes, também em atividades presenciais. As situações de aprendizagem propostas estão a serviço da construção de competências docentes, entre elas, a de tomar decisões e propor intervenções adequadas aos processos de aprendizagem escolar com os quais convive.

O cronograma detalhado do trabalho de cada formador com seu grupo é informado na primeira aula presencial, e é também publicado no AVA do curso. Ele refere os tempos e prazos previstos para o trabalho com cada um dos conteúdos envolvidos, e sobre os tempos e prazos para a realização de cada proposta a ele vinculadas.

As atividades realizadas no AVA são propostas de trabalho para os intervalos entre os encontros presenciais, que incluem leitura e discussão de textos de referência e/ou documentos didáticos, análise de produções de alunos e/ou de situações didáticas em vídeo e podem envolver a realização individual ou com a interação entre participantes. O formador acompanha sua realização, participa das discussões emergentes e elabora devolutivas on-line e/ou presenciais, que sintetizam o que foi abordado e trazem aportes para novas reflexões.

Estima-se que o aluno precisará dedicar cerca de três horas semanais para a realização das propostas online.

Atenção! Quem ainda não participou de cursos que envolvam atividades em AVA, deve dedicar especial atenção às orientações do formador sobre esse aspecto do curso e, sempre que necessário, entrar em contato com o pessoal de apoio técnico (suporteava@vila.com.br), que estará disponível durante  todo o período do curso – online, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas, e presencialmente nos dias e horários dos encontros − para ajudar em qualquer problema que surja durante as interações no ambiente virtual.


Configuração mínima 

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades online do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.24.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/


  • Carga Horária : 103 horas
  • Início : 18 de março 2017
  • Término : 11 de novembro 2017

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