Para profissionais do 1º ao 5º anos do ensino fundamental
Objetivos
As investigações na área da Didática da Matemática apontam alguns caminhos organização das situações ensino/aprendizagem. Esse curso favorecerá momentos de reflexão sobre essas contribuições visando os seguintes objetivos:
- Identificar os princípios didáticos que norteiam uma concepção construtivista de ensino aprendizagem nas aulas de matemática.
- Analisar as intervenções docentes que potencializam uma aprendizagem significativa do conhecimento.
- Criar novas observáveis para o professor sobre a concepção didática que sustentará um olhar construtivista sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática.
- Refletir sobre o valor das discussões, da argumentação e da elaboração de justificativas na aprendizagem da Matemática.
- Ampliar as reflexões sobre os sentidos e significados da resolução de problemas perspectiva da Didática da Matemática
Estratégias metodológicas
- analise de sequências didáticas
- analise de produções de alunos
- analise e discussão das intervenções de professor por meio de vídeo
- leitura e discussão de textos teórico
Conteúdos
Módulo 2: 2º semestre 4/8, 1/9, 29/9, 10/11 (5 horas por encontro)
- Os princípios da Didática da Matemática (quem fez o módulo 1 pode ser dispensado dessa aula)
- Os problemas do campo aditivo
- Os problemas do campo multiplicativo

| 
|
Laís Oliveira, orientadora de 4ºs e 5ºs anos da Escola da Vila, atua no Centro de Formação há oito anos, principalmente na área da Didática da Matemática. Graduada em Pedagogia pela Unicamp.
| Maria Clara, graduada em Pedagogia pela Universidade Mackenzie, pós-graduada, lato sensu, em Educação Especial pela Unifran. Atua como formadora no Centro de Formação da Escola da Vila na área da Didática da Matemática.
|