Painel de Boas Práticas - Ensino Fundamental - Anos Finais II

  • Painéis de Boas Práticas
  • Turma: 21BHEEBP10
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 21/10/2021
  • Carga Horária: 16h às 18h
  • Valor: EVENTO GRATUITO

Agrofloresta na escola

O projeto que está sendo desenvolvido com o 7º ano tem como objetivo recuperar o solo e a área verde da escola da Vila da Granja. Para podermos fazer esta recuperação focamos nos conteúdos de ecossistema e nutrição vegetal, dentro do conceito estruturante da transformação. Começamos com uma atividade de sensibilização chamada de trilha cega. Depois levantamos os conhecimentos prévios sobre as relações ecológicas, em um exercício de observação e desenho. Fomos estudar a nutrição vegetal a partir de experimentos, em que foram desafiados a pensar no design experimental. Além da observação experimental, definiram pontos da área verde para fazerem o plantio das mesmas sementes e verificarem como os fatores físicos daquele local irão influenciar no seu desenvolvimento. Finalizaremos com uma adubação verde, com o plantio de feijão guandu.

Paula Montenegro Toth - Escola da Vila - Especialização em metodologias ativas. Licenciatura em Ciências Naturais e Biologia. Trabalho em escolas construtivistas desde 2011.



Geografia e Minecraft

A potencialidade da utilização na sala de aula, nos conceitos e temas da geografia e a interdisciplinaridade do jogo Minecraft, que é uma febre entre os adolescentes e crianças. O mundo de blocos, ao qual a imaginação é o limite para construir diversos objetos do ambiente real  no  virtual, com seu  personagem, podendo interagir, e se aventurar no modo sobrevivência, ou explorar o mundo do game no modo criativo. O jogo é o pano de fundo para trabalhar os conceitos de rochas, bacias hidrográficas e hidrosfera no 6º ano, já no 7 ano trabalhos os conceitos de campo e cidade. Através de vídeos e apresentações os alunos mostraram como é divertido e mais fácil aprender geografia junto ao seu game favorito.

Gustavo da Silva Pinto Lagoeiro - Fórum Cultural - professor formado pela UERJ-FFP 2014 com bacharel na UFF (2016) com Pós graduação em Dinâmicas Ambientais Urbanas pela UERJ-FFP, atuando como professor nas escolas particulares em Niterói-RJ e no ensino público no município de Saquarema.



Conexões América e África

Iremos apresentar o projeto Conexões América e África desenvolvido nas turmas de 8º ano do ensino fundamental 
O projeto conexões tem uma abordagem interdisciplinar de forma a possibilitar aos alunos  aprofundar e discutir  questões ligada a história da América e África. Nessa perspectiva buscamos ampliar o nosso olhar para as relações da África, no estudo da arte e da cultura africana buscando na produção do artista plástico Omar Diop inspirações e significados para representar as narrativas  escolhidas e significadas pelos alunos.

Evani Barbosa - Escola Autonomia - Professora de Artes Visuais da Escola Autonomia. Gestora de Projetos em Arte Educação.

Janaina BenincáEscola Autonomia - Professora de Geografia da Escola Autonomia desde 2008.




Mediação do painel: 

Raul Rietmann Freitas 
- Escola EIU - Atualmente é Diretor Pedagógico da Escola Internacional EIU de Florianópolis. Em sala, lecionou as disciplinas de English Language Arts(Fundamental 1), Ethics and Citizenship (Fundamental 2) e Theory of Knowledge (Ensino Médio). Concluiu o mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021) e possui o CELTA (Certificate in teaching English to Speakers of Other Languages) da Cambridge Assessment English.


Agenda
Data: 21 de outubro de 2021
Horário: das 16h00 às 18h00

* O link para o evento será enviado com um dia de antecedência. 

O email de confirmação de inscrição para este evento será enviado em até 48 horas.

Centro de Formação da Vila - 2021
Tema desenvolvido por EVERSOFT