Painel de Boas Práticas - Ensino Fundamental - Anos Finais I

  • Painéis de Boas Práticas
  • Turma: 21BHEEBP08
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 19/10/2021
  • Carga Horária: 16h às 18h
  • Valor: EVENTO GRATUITO

Escuta e oportunidades didáticas: projetos que nasceram em sala de aula

Uma atividade de revisão, uma questão do livro didático, um comentário sobre as outras aulas: o que estes três têm em comum? Todos foram situações disparadoras de pequenos projetos, que nasceram por vontade e iniciativa dos alunos. Esta apresentação consiste em mostrar 3 oportunidades didáticas que partiram dos alunos e tomaram forma a partir da escuta dos professores de inglês.

Luciana Lopes Rangel Madureira - Fórum Cultural - Professora de inglês há 15 anos, formada em Letras pela UFF e em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Metodologias Ativas e entusiasta (embora iniciante) do ensino de línguas baseado em projetos. Professora de Inglês na rede pública do município de Niterói e  no Fórum Cultural.
Diogo Peixoto PinheiroFórum Cultural - Graduado em Letras pela UNIVERSO, Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá e Pós-graduado em Gestão educacional e coordenação pedagógica.
Formação complementar em Formação em Educação Bilíngue pela FAUEL. Atuo há 19 anos como professor de língua inglesa tanto em cursos de idiomas como em escolas da rede pública e privada. 



Provar o quê? Ideias e reflexões sobre o avaliar

Esta apresentação questiona o sentido e os objetivos dos instrumentos de avaliação no cotidiano escolar, especialmente a "prova". Partindo de um questionamento aos seus usos, potenciais e relação com os processos individuais de aprendizagem, pretende-se alcançar uma troca de reflexões e experiências sobre como as avaliações são pensadas e propostas por professores e recebidas e executadas pelos alunos. Ao fim, espera-se alcançar a conclusão de que antes de avaliar se o aluno é capaz de provar um determinado conhecimento, será mais proveitoso (re)conhecer o percurso de construção de um conhecimento próprio e que, para que seja efetivamente autoral e centrado em seu protagonismo, ainda que sem contrariar as linhas mestras de cada disciplina, deverá surpreender as expectativas e escapar ao controle dos enunciados de seu professor. 

Pedro Paulo de Figueiredo Silva - Escola Parque - Professor de História da Escola Parque (unidade Barra), mestre em História Social (PPGHIS/UFRJ), Doutor em História Moderna e Contemporânea (ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa) e aluno do curso de Pós-Gradução e Especialização em Psicopedagogia (Pró-Saber). Desenvolve estudos que visam potencializar a prática docente sob a premissa de que a sala de aula e a relação aluno-professor ainda pode se beneficiar de uma revisão de seus lugares estruturantes, a fim de que se torne mais inclusiva, democrática e construtivista.



O caminho da avaliação e do estudo em uma sequência didática.

A partir das etapas da avaliação formativa, serão apresentados os caminhos percorridos, pelos alunos e pela professora, para a construção dos estudos e da avaliação em uma sequência didática.

Suellen Aparecida Anastácio Cruz -  Escola Verde que te quero verde - Graduada em Letras pela UNIBR - Faculdade de São Vicente. Pós-graduada em Língua Portuguesa e Crítica Literária pela UNIBR - Faculdade de São Vicente. Fui aluna-pesquisadora do Projeto Bolsa Alfabetização e participei do programa Residência Educacional como professora auxiliar de Língua Portuguesa. Atualmente, sou professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Finais, trabalhando com os 6ºs e 7ºs anos, da Escola Verde, em São Vicente.



Mediação do painel: 

Helena Andrade Mendonça - Bahema - Graduação em Engenharia Eletrônica, especialização em Psicopedagogia pela Universidade Mackenzie e mestre pela FFLCH-USP no programa de Linguagem, Educação e Sociedade. Doutoranda e professora pesquisadora em projeto de formação de professores em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de Illinois, EUA. Coordenadora de tecnologias educacionais da Escola da Vila em São Paulo e formadora no Centro de Formação.



Agenda
Data: 19 de outubro de 2021
Horário: das 16h00 às 18h00

* O link para o evento será enviado com um dia de antecedência. 

O email de confirmação de inscrição para este evento será enviado em até 48 horas.
Centro de Formação da Vila - 2021
Tema desenvolvido por EVERSOFT