Painel de Boas Práticas - Ensino Fundamental - Anos Iniciais IV

  • Painéis de Boas Práticas
  • Turma: 21BHEEBP07
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 21/10/2021
  • Carga Horária: 18h às 20h
  • Valor: EVENTO GRATUITO

Projeto A Aula é Sua: contribuições da neurociência sobre (para) o protagonismo do aluno em sala 

O presente trabalho pretende apresentar práticas baseadas na pedagogia de projetos tendo como pressupostos o protagonismo do aluno e estudos neurocientíficos. O projeto permite que os estudantes, em grupo ou individualmente, elaborem e ministrem uma aula para a turma, utilizando recursos de seu interesse (jogos, questionários, apresentações...), sobre os temas abordados em sala, compartilhando suas descobertas e saberes com o grupo e participando ativamente do processo de construção do conhecimento. Considerando que a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem é a única maneira de fazer com que os cérebros de nossos alunos formem novos circuitos neuronais (Ratey,2001), aplicar o que foi aprendido, converte o abstrato (ideias mentais) em ações (eventos físicos), depois do cérebro interpretar a experiência através da reflexão e do significado construído, proporcionando um processo dialógico na construção do conhecimento. 

Luciana di Mota Trindade - Fórum Cultural - Coordenadora de série e professora das séries iniciais do ensino fundamental (14 anos) na escola Fórum Cultural. Pedagoga, se especializando em Neurociência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui habilitação em coordenação, supervisão e orientação educacional; formada pela Universidade Federal Fluminense. Foi bolsista de iniciação científica (CNPQ),  atuando na área de avaliação da aprendizagem e orientada pela Professora Doutora Maria Teresa Estebam, e bolsista de coordenação e planejamento participativo da Creche UFF.  



Estudo do movimento – escuta de si em tempos pandêmicos. 

Pretendo compartilhar os trabalhos desenvolvidos e explicitar os procedimentos que envolveram os estudantes na materialização dos processos de estudo na disciplina de dança. O estudo do movimento aconteceu no período de ensino remoto com as turmas do 3 ano de 2020. 
Os vídeos e imagens que mostraram o percurso de apropriação do próprio corpo e experimentação do corpo no espaço através do estudo de movimentos e sensibilização corporal. Uma conversa entre metáforas de movimento e expressões corporais que seguiram compondo o ano de 2020. 

Melissa Migueles Panzutti - Escola Viva - Professora de Circo e dança no Fundamental 1 da Escola Viva. Ministra aulas e coordena projetos artísticos pedagógicos. Formada em Artes Cênicas pela USP e Mestra pela UNICAMP – com pesquisa em Arte da Cena em Teatro, Dança e Performance, e também estudou na Ècole Philippe Gaulier na França.  Atua como artista e educadora implanta em 2005 um programa de Iniciação artística o PIA (baseada na experiência da EMIA no Ceu Cidade Dutra), em 2011 como coordenadora no Ceu Parque Anhanguera projetos da  Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Também atuou de 2007 a 2014 como coordenadora do Programa Vocacional, projeto deiniciação artística para jovens e adultos.  Fundadora da Cia Vôos que faz parte do Coletivo Bassusseder (núcleo de experiência e pesquisa em improvisação) e integrante das Cias: Dramática , Cia “Bicicletas Voadoras” e Cia Quase cinema. 



“A Fantástica Máquina dos Bichos”: Possibilidades na construção de uma sequência didática.

Importância da aplicação de uma sequência didática para as turmas do 1º ano, na qual propusemos atividades de maneira interdisciplinar e lúdica, desenvolvendo o trabalho de conteúdos como: produção do gênero bilhete e ficha técnica, resolução de situações-problema, identificação dos animais marinhos e suas principais características,  ampliação de repertório para resolução de situações de conflito, construção de tabelas e gráficos, escrita espontânea.
Apresentaremos, ainda, propostas de adaptações nas atividades, de modo a atender a diversidade na sala de aula, para que esta se configure, cada vez mais, como ambiente inclusivo, e proporcione um aprendizado significativo para todos.

Mônica de Moraes Oliveira Moura - Colégio Apoio - Pedagoga, formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Alfabetização e Letramento, pela Uninter. Graduanda em Psicologia, pelo Centro Universitário Brasileiro (Unibra).

Marcela Paula dos Santos Castro Colégio Apoio - Pedagoga, formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Cursando especialização em Alfabetização e Letramento, pela Uninassau.

Renata Clarissa de Albuquerque Oliveira Colégio Apoio - Pedagoga, formada pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Especialista em Educação Especial e cursando especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma instituição.



Congresso Interno do 3ºano - atitudes investigativas e saberes em contexto

Apresentaremos nossa experiência no 3° ano com o Congresso Interno. Nesse tradicional evento, que aborda temas pertinentes às áreas de Ciências Humanas e Ciências Naturais, mobilizamos a comunidade escolar para recebermos convidadas/os que possam fazer apresentações para as/os alunas/os. Por alguns dias de uma semana, propomos às/aos alunas/os que escolham entre algumas opções de apresentações simultâneas relacionadas aos assuntos discutidos em nossas aulas ao longo do ano, expandindo-os e trazendo experiências profissionais ou pessoais dos participantes. Daremos uma visão geral da estrutura do evento, de algumas apresentações memoráveis e discutiremos os efeitos potencializadores da aprendizagem e do letramento científico nesse contexto.

Andrezza Mattar
Escola Viva - Professora polivalente das séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Viva (16 anos), formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo e em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, atua na área da educação, desde 2002. Já ministrou cursos de formação de Matemática para professores da rede municipal de Osasco e trabalha também com a mediação de alunos com dificuldades de aprendizagem. Cursando especialização em TEA (L Cia Autismo).

Katin Koller -
 Escola Viva - Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em Psicopedagogia pela mesma instituição desde 1989.
Atua como professora voltada em especial para o s tempos de alfabetização. Atualmente trabalha como professora na Escola Viva desde 2002, junto aos segundos e terceiros anos. Além da alfabetização, tem paixão pelos temas que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade e procura despertar nos alunos o olhar crítico e a reflexão por ações para um mundo melhor.

Tomaz Piestun - 
Escola Viva - Formado em Psicologia pela USP, vem dedicando suas pesquisas mais recentes a infância na escola, adolescência e projeto de carreira. Defensor aguerrido das Ciências -- ressaltada sua importância no atual contexto brasileiro e mundial --, propõe também ampliações de debate que visibilizem o caráter científico do estudo das Humanidades. Inclusive com as crianças como pesquisadoras autônomas do mundo e autoras de suas próprias experiências. É professor auxiliar no 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Viva, além de psicoterapeuta de casais e famílias e orientador profissional



Mediação do painel:

Scyla Doneux - Escola Viva - Formada em Psicologia e Filosofia pela PUC-SP, profundamente encantada pela infância. Psicanalista e professora de crianças desde 2003. Tem-se dedicado à literatura como expressão artística. Iniciou o curso de Pós-graduação de literatura para jovens e crianças no Instituto Vera Cruz. Engajada em questões relacionadas a ciências da natureza e à pesquisa científica considerando a relevância da biodiversidade e de noções como respeito, cuidado e preservação dos seres vivos.


Agenda
Data: 21 de outubro de 2021
Horário: das 18h00 às 20h00

* O link para o evento será enviado com um dia de antecedência. 

O email de confirmação de inscrição para este evento será enviado em até 48 horas.
Centro de Formação da Vila - 2021
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