Painel de Boas Práticas - Ensino Fundamental - Anos Iniciais III

  • Painéis de Boas Práticas
  • Turma: 21BHEEBP06
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 20/10/2021
  • Carga Horária: 18h às 20h
  • Valor: EVENTO GRATUITO

A utilização de cálculos intermediários antes da apresentação do algoritmo convencional

Apresentar a técnica operatória precocemente, faz os alunos realizarem essa tarefa mecanicamente, sem promover reflexões. 
Em minha apresentação, falarei da importância de incentivar a utilização das estratégias pessoais, dos cálculos intermediários e da socialização / discussão dos procedimentos utilizados pelos alunos, antes do algoritmo convencional. 

Gisela Savassa Gonçalves Sanches - Rede Municipal de Santa Barbara d'Oeste - Professora de Educação Básica, Coordenadora Pedagógica e Assessora Técnico-Pedagógica na rede municipal de Santa Bárbara d'Oeste.



Qual a cor da sua Pele? 

Vou abordar um projeto chamado "Qual a Cor da Minha Pele?" realizado com os meus alunos dos quartos anos do ensino Fundamental 1 nas aulas de Artes Visuais, inspirado no projeto HUMANAE da artista Angélica Dass ( https://angelicadass.com/pt/foto/humanae/  ) e o projeto "Polvo"da artista Adriana varejão. O projeto Humanae está em constante evolução buscando demonstrar que o que define o ser humano é sua inescapável singularidade e, portanto, sua diversidade. Angélica Dass usa a fotografia (retratos) para criar seu trabalho, nós usamos a técnica do desenho, mais especificamente o autorretrato com o auxilio de um espelho. Depois misturamos diferentes cores de tinta guache para criarmos o tom mais próximo possível da nossa pele. Descobrimos que a cor " branca" , " negra" " amarela" ou " vermelha" não é capaz de definir a complexidade de cores que forma os seres humanos. Inspirados pelo eixo temático Deslocamentos e Trajetórias, mergulhamos fundo nas reflexões que o trabalho sobre os tons de peles trouxeram e realizamos esculturas dos nossos pés e mãos, usando a técnica de modelagem com argila. Descobrimos que a cor da argila que usamos para criar uma representação dos nossos pés, lembrava muito a cor dos povos originários do Brasil. Foi então que pintamos o suporte de madeira das esculturas com a cor que cada aluno criou para sí e mantivemos os pés com a cor da argila, criando um contraste interessante entre a cor da terra e a cor de cada um. Os dois trabalhos (autorretrato com a a cor da pele de cada aluno) e as esculturas de argila dos  pés e mãos compõem a exposição "Qual a Cor da Minha Pele?".

Beatriz Figaro Morelli - Escola Viva - Atriz, arte-educadora e preparadora de elenco infantil. Pós-graduada em Direção Teatral pelo Centro de Artes e Educação Célia Helena onde trabalha como professora titular do ensino superior. Na Escola Viva, é professora de Artes, Atelierista e de Jogos Teatrais do Ensino Fundamental e há 20 anos atua em importantes companhias teatrais paulistanas. Acredita na potência das linguagens das artes aliada ao trabalho coletivo.


Sociedades Indígenas pelos caminhos da investigação

Nosso trabalho de pesquisa fundamenta-se na abordagem da escola de Reggio Emília, na Itália, em que a criança é a protagonista na construção do seu conhecimento.

Patrícia Maria dos Anjos Araújo - Escola Verde que te quero verde - Pedagoga e atua no Ensino Fundamental Anos iniciais, com turmas de 4º ano na Escola Verde há 16 anos.

Carolina Gonzalez Gavioli Reis - Escola Verde que te quero verde - Pedagoga e atua no Ensino Fundamental Anos iniciais, com turmas de 4º ano na Escola Verde há 4 anos.




Mediação do painel:

Camila Donadio Capuano - Prefeitura do município de Osasco 
Professora de ensino fundamental (rede privada de ensino), professora de Educação Infantil (rede privada e pública de ensino), coordenadora pedagógica (rede pública de ensino),coaching de futuros líderes (formadora de novos líderes em empresas privadas) e formadora de professores da Rede Municipal de Osasco


Agenda
Data:20 de outubro de 2021
Horário: das 18h00 às 20h00

* O link para o evento será enviado com um dia de antecedência. 

O email de confirmação de inscrição para este evento será enviado em até 48 horas.
Centro de Formação da Vila - 2021
Tema desenvolvido por EVERSOFT