Painel de Boas Práticas - Ensino Fundamental - Anos Iniciais II

  • Painéis de Boas Práticas
  • Turma: 21BHEEBP05
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 19/10/2021
  • Carga Horária: 18h às 20h
  • Valor: EVENTO GRATUITO

O processo de revisão textual

Será abordado o assunto de revisão de texto. A proposta é apresentar como essa importante etapa da construção textual é trabalhada na Escola Projeto. Ela é feita por meio de focos de revisão, dividindo-os em focos descritivos e notacionais, sempre com a ideia de fazer com que a criança participe de todo o processo. A professora dá espaço para que a criança revise com autonomia, mas costura, faz intervenções e questiona durante todo o processo. No final, trocam os textos com colegas com ideias parecidas e, por último a professora lê e escreve um bilhete com o que falta para melhorar na sua produção. Mostrarei imagens do processo. 

Amanda Mendonça Rodrigues - Escola Projeto - Trabalho na Escola Projeto há 6 anos. Como professora regente atuo há 3. Sempre optei por atuar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A Escola da Vila sempre foi muito presente na formação das professoras da escola, por isso, sempre que posso, participo dos cursos e palestras que são oferecidos. Sou graduada em Pedagogia pela PUCRS, tenho Especialização em Educação Transformadora, também pela PUCRS. Já trabalhei com 1º, 2º e atualmente 3º ano do Ensino Fundamental. 


Sequência Conhecendo um autor: Kiusam de Oliveira.

Irei abordar o estudo de representantes da população negra entre escritores, artistas, cientistas, ativistas, líderes comunitários, políticos etc. Os documentos curriculares mais recentes como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista reforçam a importância deste trabalho. Embasada na proposta, conhecendo um autor,   realizarei um trabalho de sensibilização junto aos docentes com os livros da escritora Kiusam de Oliveira que será debatido e analisado. Posteriormente será direcionada as discussões, leituras e reflexões para o corpo discente que poderão conhecer a vida e obra da escritora e também crescerem em relação as diversidades em especial a cultura negra na atualidade e na história.

Luci Neres dos Santos Marcondes - Rede Municipal de Santa Barbara d'Oeste - Graduada em Letras e Pedagogia, pós graduada em Supervisão escolar; Neurociência da Educação; Direção escolar e Ensino Superior , atualmente atuo como coordenadora pedagógica no CIEP. Angélica Sega Tremocodi, na cidade de Santa Barbara d'Oeste. Trabalho na rede Municipal de Ensino de Santa Barbara d'Oeste a 12 anos, atuando  nos seguimentos do fundamental I. Na rede Estadual atuei nos seguimentos do fundamental  II e EJA. Gosto de ler e de incentivar a leitura.


Notícias dos Contos de Fadas

A apresentação irá abordar o trabalho com gênero textual - Notícia - a partir de alguns clássicos dos Contos de Fadas.
A apresentação é um recorte de um Projeto Coletivo (Devoradores) do Fundamental 1 da Escola Autonomia. Sendo assim, iremos apresentar possibilidades de construção de novas imagens, tendo como base ilustrações dos clássicos dos contos de fadas selecionados pelas professoras. 
As intervenções nas imagens selecionadas e a criação das legendas foram construídas pelas crianças do 3 ano e surgiram a partir de manchetes criadas pelo grupo do 2 ano e pelas notícias escritas pelo 4 ano.
O processo de criação das imagens e das legendas foi feito em pequenos grupos. Trabalho este que possibilitou a conversa, a discussão, a leitura, a síntese, a imaginação, a criatividade e o pensar coletivo. 

Lucélia Damas Marques de Oliveira de Aguiar - Escola Autonomia - Professora do Ensino Fundamental 1 na Escola Autonomia.


Rafaella Niemann Rosa Favato - Escola Autonomia - Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Paulista - habilitação em educação infantil e séries iniciais. Especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Assunção.



Produção de Mapas Literários 

Neste relato, a equipe de professores do 3º da escola Balão Vermelho irá compartilhar a experiência de produção dos Mapas Literários construídos pelas crianças do 1º ciclo do Fundamental. Este trabalho surgiu da vontade de socializar obras especiais que provocaram encantamento em cada uma das turmas. 
Vamos apresentar o processo de escolha, construção e socialização desses mapas.


Juliana Basílio Medrado - Grupo Balão Vermelho - Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2014). Professora (1º ciclo) da Escola Balão Vermelho. Graduada em Pedagogia pela UFMG (2002).

Rafael Gonçalves Costa 
- Grupo Balão Vermelho - Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Professor no Ensino Fundamental do Balão Vermelho - BH (desde 2014); Fundador e Coordenador na Casa de Gentil - culturas e convívios(desde 2012), Raposos/MG, aonde nasci e vivo.

Andressa Camargos Macêdo
- Grupo Balão Vermelho -  Pedagoga e mestre em educação pela UFMG, especialista em Alfabetização e Letramento pela PUC MINAS. Atualmente professora da educação infantil e ensino fundamental I na rede privada de ensino de Belo Horizonte.




Mediação do painel:

Maria Assunta Fioramonte Della Colleta
 - 
Secretaria Municipal de Santa Bárbara d´Oeste - Assessora Técnico Pedagógica responsável pela formação de coordenadores Pedagógicos e Professores do Fundamental I desde 2013 na área de Práticas de Linguagem. Pedagoga formada pela Faculdade de Ensino Superior de Mococa, atuou por 12 anos como professora nas séries iniciais. Participa do Grupo de tematização da prática de ssala de aula: Supervisão Continuada do trabalho pedagógico por Dra. Telma Weisz.


Agenda
Data:19 de outubro de 2021
Horário: das 18h00 às 20h00

* O link para o evento será enviado com um dia de antecedência. 

O email de confirmação de inscrição para este evento será enviado em até 48 horas.

Centro de Formação da Vila - 2021
Tema desenvolvido por EVERSOFT