Painel de Boas Práticas - Ensino Fundamental - Anos Iniciais I

  • Painéis de Boas Práticas
  • Turma: 21BHEEBP04
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 18/10/2021
  • Carga Horária: 18h às 20h
  • Valor: EVENTO GRATUITO

Projeto Bichodário em contexto de ensino remoto

Etapas do projeto e da sequência didática e suas adaptações para o ensino remoto. 
1 - Apresentação do projeto e do produto final: um mural virtual (padlet) com o desenho e a legenda de cada bicho estudado que foi disponibilizado para as famílias. 
2 - Apresentação da Sequência didática sobre legendas que deu base para que as crianças compreendessem o que são legendas.
3 - Avaliação do processo. 

Kelly Talitha Aguado - Rede Municipal de Santa Barbara d'Oeste - Professor Ensino Fundamental I na Prefeitura Município de Santa Bárbara d´Oeste.



Trabalhando com o gênero textual biográfico: Coleção Crianças famosas

Conhecer e discutir as características do gênero Biografia a partir da "Coleção Crianças famosas". Nesta coleção, o foco não são as realizações de adulto (que são abordadas só no final), mas a infância mesmo: o que eles faziam quando crianças, do que brincavam, o que aprontavam. Conhecer a biografia de uma personalidade permite entender um pouco melhor o tempo em que ela viveu, o que a fez ser famosa, torna a leitura mais atrativa. As crianças demonstraram satisfação em aprender lendo sobre a vida de celebridades, conhecendo particularidades históricas, e descobrindo costumes diferentes dos dela.
Acredito que essa seja forma interessante de incentivar o hábito da leitura nas crianças. A proposta de ler um livro por semana envolve as crianças, mostrando a cada semana muita expectativa pelo próximo famoso.

Juliana Franca e Ferreira - Grupo Balão Vermelho - Trabalho na Escola Balão Vermelho desde 2004, iniciando como estagiária e professora substituta. A partir de 2008 como professora regente nos anos iniciais do F1, a maioria deste tempo no 4° ano.



O cinema foi virtual. A emoção, real! (curta meu curta)

Nesta apresentação falarei sobre o conteúdo estudado e as produções artísticas relacionadas à terceira etapa no ensino remoto de 2020. Nela, os/as estudantes do 3º ano do fundamental 1, conheceram um pouco sobre a história do cinema e o aparecimento de brinquedos óticos como o Folioscópio e o Taumatrópio. Construímos, remotamente, esses produtos-brinquedos encontrando soluções coletivas quanto ao material a ser utilizado.  Depois desses experimentos apresentei dois aplicativos para smartphone que poderíamos usar para criar curtas-metragens. As crianças trouxeram outras possibilidades de aplicativos e ensinavam umas as outras, sob minha mediação, como usar e criar seus pequenos filmes. Em todas as produções havia preocupação em apresentar cenários e personagens, algumas com roteiro e outras mais experimentais. Após conhecermos alguns resultados, organizei a maioria deles em um vídeo que foi apresentado em um evento (desta vez virtual) conhecido como Articulando onde as disciplinas de Artes, Música, Teatro e Literatura apresentam resultados de suas produções para as famílias.

Anderson Pinheiro Santos - Colégio Apoio - Arte educador, formado pela UFPE, com especialização em Arte e Educação pela Unicap/PE. Com experiências nas áreas de mediação cultural (atuação e formação) e ensino das artes visuais da educação infantil ao ensino superior. Atualmente professor de Artes do ciclo 2 (1º ao 3º ano) do Colégio Apoio Recife e do IFPE - curso de Artes visuais nas disciplinas de Fotografia, Curadoria e Teoria da cor.



Classificados Poéticos 

A todo o momento podemos encontrar pessoas querendo vender e comprar algo, procurando uma oferta de emprego, anunciando objetos perdidos, entre outros. Tendo em vista o gênero textual Classificados, foi proposto aos alunos a elaboração de anúncios poéticos, em que poderia ser trabalhado de forma fantasiosa, imaginária e encantadora os elementos presente em uma poesia. 

Roberta C  Tosatti SalesGrupo Balão Vermelho - Professora do Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Coordenação Pedagógica Infantil e Fundamental I. 



Mediação do painel: 

Katia Keiko Matunaga - Escola Viva - Especialista em processos de escutas antropológicas das infâncias,  pela "A Casa Tombada -SP - FACON" , pedagoga e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil na Escola Viva responsável pelas crianças de 1 a 4 anos. Atua há mais de vinte anos na área da Educação.Membro do coletivo " A vez e a voz das crianças" integrado por educadores e que desenvolve ações, pesquisas e processos de escuta com crianças em contextos diversos.

Foi colaboradora nos livros: “ A Arte de Brincar” – Adriana Friedmann- Ed. Scritta“Brincar, Crescer e Aprender: O Resgate do Jogo Infantil”, Adriana Friedmann – Ed. Moderna (1992). 

Agenda
Data:18 de outubro de 2021
Horário: das 18h00 às 20h00

* O link para o evento será enviado com um dia de antecedência. 

O email de confirmação de inscrição para este evento será enviado em até 48 horas.

Centro de Formação da Vila - 2021
Tema desenvolvido por EVERSOFT