Painel de Boas Práticas - Educação Infantil - III

  • Painéis de Boas Práticas
  • Turma: 21BHEEBP03
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 21/10/2021
  • Carga Horária: 18h às 20h
  • Valor: EVENTO GRATUITO

A leitura compartilhada na Educação Infantil

Partiremos da conceituação das concepções de leitura e a formação do leitor na Educação Infantil com foco em sala de crianças com 4, 5 e 6 anos. O objetivo é ampliar as estratégias que são usadas durante as mediações. A leitura compartilhada é uma atividade na qual todas as crianças leem o mesmo livro com a mediação da professora. Situações como essa contribuem para a formação do leitor, pois permitem que as crianças confrontem diferentes impressões e interpretações sobre um mesmo livro, compartilhem experiências leitoras e ampliem seus significados. 


Cintia Rodrigues Ferreira Barbosa - Escola Verde que te quero Verde - Formada em Pedagogia há um ano, Bacharel em Biologia e Jornalismo. Dois anos atuando na área pedagógica na Escola Verde Que Te Quero Verde, sendo um ano como estagiária e um como auxiliar. 


Graziele de Oliveira Campos - Escola Verde que te quero Verde - Pedagoga, Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão. Atua na Escola Verde que te quero Verde desde 2016.



Confecção e utilização de materiais lúdicos como ferramentas para a aprendizagem na educação infantil

O professor de Educação Infantil deve usar estratégias, que se aliem à observação e ao planejamento para alcançar os objetivos de um ensino que seja significativo. Para alcançar o sucesso no processo educacional é preciso mais do que saber selecionar os materiais, mas sim saber aplicá-los de forma consciente, didática e coerente, visando sempre o aprendizado das crianças.A experiência adquirida através da relação com os materiais, possibilita o conhecimento através da experimentação e o contato com diferentes materiais atende aos objetivos de aprendizagem preestabelecidos. 

Sara Maria Camargo - Rede Municipal de Bebedouro - Professora da Educação Infantil na rede municipal de Bebedouro.



Literatura no dia a dia na Primeira Infância - estabilidade e permanência

A literatura é conforto, é segurança, é estabilidade e permanência.
Vamos conversar sobre a importância da prática da leitura literária com crianças pequenas desde o período de adaptação, projetos, espaço de escuta e acolhimento.

Cíntia Galina - Escola Viva - Professora da Educação Infantil e Anos Iniciais da Escola Viva, é pedagoga, Psicopedagoga e Cientista Social, uma brincante constante que navega entre a poesia do dia a dia e da literatura, promovendo sempre boas histórias, costurando o cotidiano e ritualizando cada instante, cada descoberta e vivência das crianças.

Sandra Storino - Escola Viva - Professora auxiliar da Educação Infantil da Escola Viva, é pedagoga, comunicadora e amante do teatro. Entre as brincadeiras de palco, o texto sempre foi um lugar de amor e conforto. Hoje mergulha com delicadeza e humor nos livros infantis que lê para e com os seus alunos e filha e que resultou no podcast "Conta essa história pra mim?".




Mediação do painel:

José Felipe de Lucena Neto - Escola VivaEducador graduado em Pedagogia há 8 anos com Arte na Educação: Teoria e Prática em 2020 (ECA-USP),  atua em escolas desde 2010 e como formador de Centro de Formação desde 2018. Atualmente é educador na Escola Viva, onde é professor titular do 1º ano do Ensino Fundamental.
Participante do GMEPAE - Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação, mediado pela Profa. Dra. Sumaya Mattar - ECA - USP (2020).

Agenda
Data: 21 de outubro de 2021
Horário: das 18h00 às 20h00

* O link para o evento será enviado com um dia de antecedência. 

O email de confirmação de inscrição para este evento será enviado em até 48 horas.
Centro de Formação da Vila - 2021
Tema desenvolvido por EVERSOFT