Erica Benute


Jornalista e sócia da Analitica Comunicação, trabalhou na imprensa por 15 anos como repórter, subeditora e editora em redações de alguns dos principais veículos de comunicação do país, como Gazeta Mercantil, Revista IstoÉ e Valor Econômico, cobrindo áreas de comportamento, educação, negócios entre outros.  Em 2003, passou a atuar em comunicação corporativa. Em sua trajetória, dirigiu projetos em grandes clientes (Ambev, Gol, McKinsey, Honda, Fibria, Grupo Votorantim, Grupo Casino entre eles).

 

Pelo Instituto Votorantim, participou do lançamento do Todos pelo Educação, iniciativa que contou com apoio de diversas entidades do terceiro setor. Nos últimos anos, como sócia da Analitica, desenvolveu projetos ligados à área de educação, especialmente para o Instituto Unibanco, cujo foco é o Ensino Médio público, considerado um dos gargalos da educação brasileira. Ainda em educação, desenvolveu para clientes, em parceria com a Folha de S. Paulo, um caderno anual sobre gestão em educação partir de um seminário internacional especialistas de diversos países. Ainda no terceiro setor, trabalha para o Ensina Brasil, cujo projeto consiste na formação de lideranças em educação no país a partir de experiências reais em escolas da periferia. Para a Escola da Vila, apoiou a comunicação do projeto em parceria com a Bahema, Escola Parque e Balão Vermelho.

 

É especialista em gerenciamento de crises de imagem, processos de fusão e aquisição, disputas societárias, comunicação de empresas de capital aberto e do setor industrial. Formada em jornalismo pela Universidade Metodista, fez Curso Intensivo de Administração (CIA) pela FGV-SP. Coordena o planejamento estratégico de comunicação dos clientes, posicionamentos institucionais e treinamentos executivos na agência. 


Erica Benute, 49 anos

Jornalista e executiva de comunicação corporativa