O esgotamento do modelo moderno de escola: impactos no currículo e na vida do educador

  • Formador: Edmilson de Castro
  • Turma: 21BAHPG01
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 20/02/2021
  • Horário: 10h às 11h30
  • Público alvo: exclusivo e gratuito para educadores das escolas do Grupo Bahema

A modernidade é o período da história do mundo ocidental, organizada política e culturalmente, em torno de três conceitos básicos: pensamento científico, universalidade de valores e capacidade do indivíduo de escolher seu próprio destino.

Das várias instituições estruturadas pelo o homem moderno para alavancar seu projeto civilizacional, a escola é aquela que simboliza, com maior clareza, os desejos éticos e morais inerentes à utopia humanista moderna. 

A maquinaria escolar teve no currículo seu instrumento básico de produção de alunos e professores, na esperança de que um novo tipo de homem fosse moldado de dentro dos muros escolares.

Esta palestra tentará, na medida do possível, traçar o caminho histórico que nos levou ao impasse que hoje vivemos e apresentar aos educadores, algumas alternativas conceituais para que o trabalho que se pratica na escola e na sala de aula, possa ganhar um repertório paralelo que contribua para a superação da sensação de que a educação e seus profissionais nada podem fazer diante das adversidades do mundo contemporâneo.

Palestrante - Edmilson de Castro

Formado em história com especialização em educação. Foi professor da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo e fez parte do Núcleo de Ação Educativa (NAE 3) da Secretaria Municipal de Educação, gestão Luiza Erundina. Técnico e professor da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e professor formador do Espaço Pedagógico e Espaço Atual. Coordenou diferentes escolas da rede particular de ensino em São Paulo. Também realizou cursos, palestras e assessorias para professores, diretores e supervisores em diferentes estados do país. Atualmente coordena o ensino médio da Escola Viva e orienta grupos de estudos tendo por referência o pensamento do filósofo francês Michel Foucault.

Centro de Formação da Vila - 2021
Tema desenvolvido por EVERSOFT