Para além do processo de alfabetização: os desafios no processo de construção da escrita num caminho discursivo - Trilhas 1 e 2

  • TRILHAS FORMATIVAS (online)
  • Formador: Daniela Munerato
  • Turma: 24BHTEI03
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 07/03 a 07/11/2024
  • Carga Horária: 70 horas
  • Horário: 19h às 20h50
  • Encontros síncronos: via meet
  • Valor: R$ 3.380,00




Para interessados, estudantes, educadores e educadoras que atuam na Educação Infantil (a partir de 4 anos) e Fundamental 1 (em especial 1º a 3º ano) e que procuram compreender cada vez melhor como se dá o processo de alfabetização. Neste contexto, apropriar-se cada vez mais da função do educador como um "provocador de avanços" no sentido reflexivo dos atos, propostas e intervenções que caminham para um olhar discursivo, ou seja, para além da palavra, na ampliação dos sentidos, dos usos e interpretações (utilizando autores de base como Piaget, Vygotsky e Bakhtin). Propõe-se  que as mesmas estejam inseridas num contexto social e sirvam como ampliação da leitura de mundo pelo propósito comunicativo e a  produção de texto.


Ser docente polivalente de Educação Infantil e/ou Fundamental 1 demanda uma formação em Práticas de Linguagem (oralidade, leitura e escrita) que considere as questões específicas das distintas faixas etárias e também os pilares da construção de conhecimento nesta área (interação, comunicação, registro). Isto posto, compreendemos que dois eixos desta área são essenciais para dar conta deste desafio: a alfabetização e o ensino de produção de textos. Este curso aprofunda estes dois conteúdos centrais através de apresentações teóricas, discussões, leituras e análises da prática, num modelo ativo, participativo no qual você fará parte de um grupo e terá sua trajetória acompanhada. Para que isso aconteça, compreendemos que a duração mais ampla do curso permite um tempo maior de reflexões e o acompanhamento próximo das formadoras, que conseguem dar  uma atenção específica às necessidades formativas das(os) participantes do curso.


Nosso tempo de curso será organizado em duas trilhas que podem ser feitas sequencialmente ou de forma independente.


Coordenação: Daniela Munerato

Formadoras: Aleksandra Franco, Andréa Tambelli, Beatriz Mugnani, Giulianny Russo, Izabella Barros

Participação: Flávia Veiga e Julio Cesar Mathias Di Giovanni


A partir da perspectiva dos princípios construtivistas, os principais conteúdos de trabalho serão:


  • Compreender o percurso evolutivo da escrita (desde o seu surgimento até as pesquisas mais recentes), considerando os principais aportes teóricos sobre os focos de cada módulo (alfabetização e produção de texto);
  • Conhecer, analisar e refletir sobre diferentes propósitos de leitura e escrita com o foco na função social, sempre considerando os olhares de escritor e de leitor simultaneamente como parte do processo;
  • Discutir  e planejar situações de práticas de sala de aula relacionando com os conteúdos abordados;
  • Ampliar as reflexões sobre alfabetização e produção de texto com diferentes ferramentas, como o computador, para favorecer  decisões didáticas com intencionalidade e diversidade no planejamento, intervenções e avaliação;
  • Aprofundar os conhecimentos sobre as modalidades organizativas do trabalho: definição e diferenciação das situações conhecidas como projetos, sequências e atividades habituais;
  • Discutir situações didáticas que envolvem as quatro práticas essenciais no processo de alfabetização - ler por si, ler pelo outro, escrever por si e escrever pelo outro. 
  • Compreender como a estrutura de alguns gêneros textuais nos ajudam a refletir sobre a estrutura narrativa e a analisar os procedimentos escritores: ler para escrever, anotar, planejar, escrever individualmente ou em parceria e revisar.


A Trilha 1 será voltada às questões envolvidas no ensino e na aprendizagem do sistema de escrita, dos alunos entre 4 e 7 anos de idade. Dessa forma, a partir da discussão de princípios construtivistas como a interação, o conflito cognitivo, os esquemas de pensamento,  as hipóteses  e as intervenções, serão abordados os seguintes conteúdos:

  • A psicogênese da língua escrita: processo histórico da investigação na história da alfabetização, as hipóteses de escrita, contribuições e novas pesquisas desenvolvidas por Emília Ferreiro;
  • Na educação Infantil, diante de  um currículo organizado por Campos de experiências, onde e como cabe o processo de alfabetização e quais seus limites, considerando o segmento e a faixa etária.
  • Ferramentas e ambiente alfabetizador: o uso dos computadores na construção da escrita.
  • Situações didáticas de leitura: discussão da concepção de leitura, propostas para os alunos e intervenções para favorecer a apropriação do sistema de escrita.
  • Situações didáticas de escrita: propostas para os alunos e intervenções docentes voltadas à escrita, que favoreçam o avanço dos alunos em suas hipóteses relacionadas ao sistema alfabético;

Estratégias metodológicas

  • Exposição de princípios teóricos
  • Análise e reflexões sobre artigos de referência
  • Análise conjunta e individual de produções de alunos
  • Reflexão a partir de materiais didáticos desenvolvidos nas escolas Parque, da Vila e Viva
  • Discussão de atividades habituais, sequências e projetos didáticos


A Trilha 2 abordará as discussões e reflexões sobre as situações de produção textual a serem vivenciadas pelos alunos de 5 a 8 anos de idade. Nesse sentido, complementando a visão de alfabetização construtivista relacionada à apropriação do sistema, nesta trilha o objetivo está em compreender a complexidade das situações didáticas envolvendo a escrita de um texto, em todas as suas etapas dentro do processo escritor. Vamos considerar a gestão e organização da sala como um fator importante no contexto de aprendizagem e também serão apresentados estudos de casos, envolvendo a diversidade e as adaptações possíveis. Assim,  serão abordados os seguintes conteúdos:

  • Os procedimentos do leitor: cultura literária;
  • Os procedimentos do escritor;
  • Situações didáticas de pontuação e ortografia
  • A gestão da sala de aula: agrupamentos

Estratégias metodológicas

  • Exposição de princípios teóricos
  • Análise de reflexões sobre artigos de referência
  • Análise conjunta e individual de produções de alunos
  • Reflexão a partir de materiais didáticos desenvolvidos nas escolas Parque, Escola da Vila e Viva
  • Discussão de atividades habituais, sequências e projetos didáticos

  • Encontros virtuais de apresentações dos conteúdos do curso e análise de situações didáticas, feitos em conjunto com encontros de discussão sobre leituras teóricas e situações práticas.
  • Disponibilização de um áudio por módulo, com o relato de um professor ou professora que irá contribuir com as nossas discussões sobre a relação da teoria e da prática.
  • Realização de atividades que contribuem com o nosso dia a dia, como a elaboração de um planejamento, a análise e produção de uma sequência didática.
  • Oferta mensal de um plantão de dúvidas com a Coordenadora do curso, além da possibilidade de contato via AVA.

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Período: de 07 de março a 07 de novembro de 2024

Data de início: 07 de março de 2024

Carga horária total: 70 horas, divididas em 7 módulos de 10 horas.

Horário dos encontros: 19h00 às 20h50 (via Meet)


Serão 24 encontros de 2h00 com as formadoras, 08 encontros de Grupo de Trabalho de 1h30 e 18 horas de atividades assíncronas no AVA.


1º semestre - 2024

TRILHA 1 - INÍCIO DO PERCURSO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

Módulo I - "Onde tudo começa":  teoria e aprendizagem à luz da psicogênese

DataAtividades
07/03Exposição/discussão
14/03Exposição/discussão
21/03Exposição/discussão
28/03Grupo de estudos

Módulo II:  O DIÁLOGO ENTRE ALFABETIZAÇÃO E CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: os pequenos lêem e escrevem quando, onde e porquê?

DataAtividades
04/04Exposição/discussão
11/04Exposição/discussão
18/04Exposição/discussão
25/04Grupo de estudos

Módulo III - LER POR SI: um olhar contínuo sobre a produção de texto

DataAtividades
02/05Exposição/discussão
09/05Exposição/discussão
16/05Exposição/discussão
23/05Grupo de estudos

Módulo IV - ESCREVER POR SI: o processo autoral das crianças e a apropriação do sistema de escrita

DataAtividades
06/06Exposição/discussão
13/06Exposição/discussão
20/06Exposição/discussão
27/06Grupo de estudos

2º semestre - 2024

TRILHA 2 - APROFUNDAMENTO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

Módulo I - A escrita como comunicação social: LER pelo outro

DataAtividades
01/08Exposição/discussão
08/08Exposição/discussão
15/08Exposição/discussão
22/08Grupo de estudos

Módulo II:  A escrita como comunicação social: ESCREVER pelo outro

DataAtividades
05/09Exposição/discussão
12/09Exposição/discussão
19/09Exposição/discussão
26/09Grupo de estudos

Módulo III - O planejamento em favor das aprendizagens: gestão da sala de aula em contextos de diversidade

DataAtividades
03/10Exposição/discussão
10/10Exposição/discussão
17/10Exposição/discussão
24/10Grupo de estudos 
07/11Finalização

Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos.

Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 75% das atividades oferecidas. 

Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (75% no mínimo) não receberão o certificado.

Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença.  O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.

VALOR: R$ 3.380,00

Forma de pagamento:

  • Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
  • Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.

*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.

A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

DESCONTO

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

1 - Rede pública e ONGs*: 15% - código do cupom REDPUBL-5FJ-LS3-15

*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para centrodeformacao@cfvila.com.br

2 - Desconto especial para grupos: 


Descontos
Grupos de 5 a 9 pessoas
5%
Grupos de 5 a 9 pessoas
10%
Grupos com 16 ou mais pessoas
15%

3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J 

*Válido apenas para estudantes de graduação.

Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: centrodeformacao@cfvila.com.br
Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br

4 - Grupo de escolas Bahema:
Desconto de 50% para educadores Bahema, envie um e-mail para centrodeformacao@cfvila.com.br e solicite o seu código.
Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br


Centro de Formação da Vila - 2024
Tema desenvolvido por EVERSOFT