Cursos 12 horas




Portfólios de produção textual como instrumentos de autoavaliação: relações sujeito-escrita e sujeito-instituição.

Portfólios de produção textual como instrumentos de autoavaliação: relações sujeito-escrita e sujeito-instituição.

EVENTO GRATUITO - Dia 20 de janeiro - com Luiza Moraes. O desafio da avaliação está sempre presente nas inquietações de professores, orientadores e coordenadores. A partir da análise de portfólios de produção t..

R$0,00

A revisão de texto e a construção da autoria textual nas salas de fundamental 1

A revisão de texto e a construção da autoria textual nas salas de fundamental 1

Dias 20 e 21 de janeiro - Para professores, orientadores e coordenadores do Ensino Fundamental 1. Durante as atividades de produção de texto nas quais colocamos em jogo a construção da autoria, é fundamental planej..

O planejamento e a documentação de projetos de Língua Portuguesa e Literatura

O planejamento e a documentação de projetos de Língua Portuguesa e Literatura

Dias 20 e 21 de janeiro - Para coordenadores e professores de LPL de Fundamental 2 e Ensino MédioPlanejar as situações didáticas é prática imprescindível ao exercício da docência. Registrar o planejamento é tão imprescin..

A formação do leitor literário e o ensino de Língua Estrangeira

A formação do leitor literário e o ensino de Língua Estrangeira

Dias 20 e 21 de janeiro - Para professores e coordenadores da área de línguas estrangeiras de todos os segmentos.O trabalho com textos literários em uma segunda língua promove, em sala de aula, potentes contextos de apre..

As 4 etapas da avaliação formativa: desencadear, observar, analisar e intervir (ou remediar)

As 4 etapas da avaliação formativa: desencadear, observar, analisar e intervir (ou remediar)

Dias 20 e 21 de janeiro - Para professores, orientadores e demais profissionais de Educação que queiram se aprofundar nas práticas avaliativas. Os exemplos serão majoritariamente do ensino de língua inglesa, mas as ideia..

Ludicidade e corpo na Educação Infantil

Ludicidade e corpo na Educação Infantil

Dias 20 e 21 de janeiro - Para Professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação Infantil (3 a 5 anos).Abordar a ludicidade e o corpo na Educação Infantil permite a discussão de muitos aspectos da prátic..

Como se organizam as aulas de matemática? O trabalho em torno das sequências didáticas, jogos e discussões

Como se organizam as aulas de matemática? O trabalho em torno das sequências didáticas, jogos e discussões

Dias 20 e 21 de janeiro - Para profissionais do 1º ao 5º ano do Ensino FundamentalFormadoras: Lais Pereira de Oliveira e Viviane Cavalcante ReiA gestão e organização das situações de ensino e aprendizagem nas aulas de ma..

“Minha turma é difícil! O que fazer?” Ferramentas didáticas e reflexões teóricas para lidar com os desafios do grupo-classe

“Minha turma é difícil! O que fazer?” Ferramentas didáticas e reflexões teóricas para lidar com os desafios do grupo-classe

Dias 20 e 21 de janeiro - Para profissionais do 1º ao 5º ano do Ensino FundamentalO curso trata de questões relativas às práticas do professor diante de desafios pedagógicos e educacionais em grupos-classe diversos. ..

Ética e Segurança Digital: a formação do aluno visando o uso consciente das redes

Ética e Segurança Digital: a formação do aluno visando o uso consciente das redes

Dias 20 e 21 de janeiro - Professores e Coordenadores que atuam no Ensino Fundamental e Ensino MédioA última pesquisa do Cetic.br aponta que, dentre um universo de 29,7 milhões de crianças e adolescentes brasileiros de 9..

História da Leitura - ler através dos tempos

História da Leitura - ler através dos tempos

Dias 20 e 21 de janeiro - Para educadores e interessados no tema.A leitura tem uma história. A humanidade não leu sempre da mesma maneira e nem valorou o ato de ler da mesma forma através dos tempos. Compreender a histor..

Crianças pequenas e cultura escrita - reflexões e propostas para uma alfabetização significativa

Crianças pequenas e cultura escrita - reflexões e propostas para uma alfabetização significativa

Dias 22 e 23 de janeiro - Para professores de Educação Infantil e interessados pelo tema. Este curso contempla o trabalho de alfabetização inicial, que começa na Educação Infantil, considerando ambientes de aprendiz..

Tecnologias no ensino da matemática

Tecnologias no ensino da matemática

Dias 22 e 23 de janeiro - Professores de matemática e coordenadores do Ensino Fundamental  2.  Formadoras: Gislaine Carvalho Rasi e Renata AkemiCada vez mais a tecnologia está presente na nossa vida..

Percursos pedagógicos para educar para a sustentabilidade

Percursos pedagógicos para educar para a sustentabilidade

Dias 22 e 23 de janeiro - Para professores de todas as faixas etárias ou profissionais responsáveis por organizar a gestão escolar e/ou as situações didáticas para sala de aula.Hoje já é visível e sentido por todos que v..

O papel do diretor: mecanismos e estratégias para uma gestão pedagógica

O papel do diretor: mecanismos e estratégias para uma gestão pedagógica

Dias 22 e 23 de janeiro - Gestores educacionais (diretores e coordenadores) que atuam na educação básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio) O curso pretende discutir alguns dos âmbitos de atuação dos gestores escola..

Avaliação na Educação Infantil: do relatório individual à participação e escuta da criança

Avaliação na Educação Infantil: do relatório individual à participação e escuta da criança

Dias 22 e 23 de janeiro - Para orientadores, professores de Educação Infantil que atuam nas salas de 2 a 6 anos. Considerando o modo como a criança aprende e se desenvolve e sobre o seu papel colaborativo na construção ..

A contemporaneidade, o adolescente, a família  e a escola: ações possíveis

A contemporaneidade, o adolescente, a família e a escola: ações possíveis

Dias 22 e 23 de janeiro - Para diretores, coordenadores, orientadores e professores de Ensino Fundamental, de Ensino Médio e educadores em geral. Formadores: Fermín Damirdjian e Angela de Crescenzo As transformações ..

Reescrever textos – quando, como, por quê?

Reescrever textos – quando, como, por quê?

Dias 22 e 23 de janeiro - Para profissionais que atuam na série final de Educação Infantil (alunos de 5 anos de idade) e no segmento do Ensino Fundamental 1 (alunos de 6 a 10 anos de idade).Já há muito tempo a reescrita ..

As especificidades da didática de Ciências Naturais: quais conteúdos ensinar e que lugar reservar às concepções espontâneas num estudo sobre matéria?

As especificidades da didática de Ciências Naturais: quais conteúdos ensinar e que lugar reservar às concepções espontâneas num estudo sobre matéria?

Dias 22 e 23 de janeiro - Para professores de Ciências Naturais do Ensino Fundamental 2 e coordenadores pedagógicosO curso abordará alguns princípios didáticos relevantes para o ensino de ciências: conceitos estruturante..

Currículo: função social da escola, individualização de percursos e BNCC

Currículo: função social da escola, individualização de percursos e BNCC

Dias 22 e 23 de janeiro - Para professores, coordenadores e diretores de Ensino Fundamental e Médio O currículo é tradicionalmente entendido como um conjunto de conteúdos que devem ser aprendidos pelos alunos ao lon..

Centro de Formação da Vila - 2019
Tema desenvolvido por EVERSOFT