O que significa ensinar e aprender Matemática na Educação infantil?


Durante muitos anos a Matemática foi considerada uma das disciplinas mais complexas, temíveis do currículo e víamos pouco sentido no que aprendíamos. Com isso, fomos construindo uma ideia equivocada do que é de fato aprender Matemática e passamos a acreditar que a aprendizagem de conceitos desta disciplina se dava apenas para pessoas muito inteligentes, pelo acúmulo ou “decoreba” de fórmulas, algoritmos, regras rígidas ou modos únicos de resolução de problemas.

Hoje, graças a numerosas pesquisas e investigações didáticas, conhecemos outros caminhos – mais potentes, interessantes e significativos – para ensinar e aprender Matemática.

Nesta conversa discutiremos o ensino da Matemática na Educação Infantil, os eixos do trabalho e compartilharemos experiências e práticas inovadoras nesta área do conhecimento. 

Envie suas dúvidas sobre que significa ensinar e aprender Matemática na Educação infantil clicando aqui. Camilla irá organizar as perguntas para responder o maior número possível durante sua fala.


Inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. Pedimos que se inscreva se realmente houver interesse e disponibilidade. As vagas serão confirmadas quatro dias antes. Se houver desistências, elas serão repassadas para o próximo interessado na fila.



Camilla Duarte Schiavo Ritzmann, Mestre em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Diretora Pedagógica da Escola Viva. Atuou como formadora de Diretores, Coordenadores e professores pelas Secretarias Municipais de Educação de São Caetano do Sul, São Paulo e Itirapina, como formadora e consultora pela Fundação Vitor Civita/Revista Nova Escola na produção de material e cursos on line, foi assessora permanente de escolas da rede particular de ensino de São Paulo e de Santos e Coordenadora Pedagógica da Faculdade Messiânica. É autora do programa Matemática em Jogo pela editora Pensarte, dos Cadernos pedagógicos de Matemática do projeto Nossa Rede- Salvador/BA e Professora da Pós graduação “Gestão da Educação no novo milênio” pelo Instituto Singularidades e na pós graduação em Didática da Matemática pelo Instituto Vera Cruz e consultora do Instituto Avisa lá nos projetos “Formar em rede Matemática”, “Além dos números” e formadora nos cursos on line por este mesmo instituto


Agenda:

Data: 24 de novembro de 2020
Horário: 19h  às 21h
Atenção:  1h de Palestra e 1h de bate-papo com Camilla Duarte Schiavo Ritzmann.

Você receberá o link de acesso (Zoom) junto com o e-mail de confirmação.


Certificação digital para os participantes.

Centro de Formação da Vila - 2020
Tema desenvolvido por EVERSOFT