MATEMÁTICA - Conceitos lógico-matemáticos, estratégias e recursos para o ensino das quatro operações. Equipe Prefeitura de SJC
- Formador: Andrea Polo
- Inscrições abertas!
Datas: 12, 19 e 26 de setembro e 3 outubro de 2019
Horário: 19h10 às 21h40
MATEMÁTICA - Conceitos lógico-matemáticos, estratégias e recursos para o ensino das quatro operações.
FORMATO - CURSO
Para: Orientadores - Fundamental 1 (anos iniciais)
Carga Horária: 10 horas, 4 encontros de 2h30.
Participantes: 60 profissionais
Professores de 1º ano ao 5º ano que realizam formação continuada no período da noite. Todos são efetivos da Rede com tempo de atuação de 1 a 8 anos, todos possuem vínculo com outra instituição de ensino. Todos são pedagogos e possuem pós em áreas diversas da educação.
Local: Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Data: 5, 12, 19 e 26 de setembro de 2019.
Horário: 19h10 às 21h40.
Objetivos do curso:
As investigações na área da Didática da Matemática apontam alguns caminhos organização das situações ensino/aprendizagem. Os encontros favorecerão momentos de reflexão sobre essas contribuições visando os seguintes objetivos:
Identificar os princípios didáticos que norteiam uma concepção construtivista de ensino aprendizagem nas aulas de matemática.
Analisar as intervenções docentes que potencializam uma aprendizagem significativa do conhecimento.
Criar novas observáveis para o professor sobre a concepção didática que sustentará um olhar construtivista sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática.
Refletir sobre o valor das discussões, da argumentação e da elaboração de justificativas na aprendizagem da Matemática.
Ampliar as reflexões sobre os sentidos e significados da resolução de problemas perspectiva da Didática da Matemática
Conteúdos trabalhados:
Os princípios da Didática da Matemática
O trabalho com os campos conceituais
Os problemas do campo aditivo
Os problemas do campo multiplicativo
Ensino e aprendizagem do cálculo mental e algorítmico
A relação entre cálculo e sistema de numeração
Estratégias metodológicas:
análise de sequências didáticas
análise de produções de alunos
análise e discussão das intervenções de professor por meio de vídeo
leitura e discussão de textos teóricos
Formadora - Lais Pereira de Oliveira