MATEMÁTICA - Conceitos lógico-matemáticos, estratégias e recursos para o ensino das quatro operações. Equipe Prefeitura de SJC

  • Formador: Andrea Polo
  • Turma: 19PROJC20
  • Inscrições abertas!

Datas: 12, 19 e 26 de setembro e 3 outubro de 2019

Horário: 19h10 às 21h40

MATEMÁTICA - Conceitos lógico-matemáticos, estratégias e recursos para o ensino das quatro operações.

FORMATO - CURSO

Para: Orientadores - Fundamental 1 (anos iniciais)

Carga Horária: 10 horas,  4 encontros de 2h30.

Participantes: 60 profissionais 

Professores de 1º ano ao 5º ano que realizam formação continuada no período da noite. Todos são efetivos da Rede com tempo de atuação de 1 a 8 anos, todos possuem vínculo com outra instituição de ensino. Todos são pedagogos e possuem pós em áreas diversas da educação.

Local: Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Data:  5, 12, 19 e 26 de setembro de  2019.

Horário: 19h10 às 21h40.

 

Objetivos do curso:

As investigações na área da Didática da Matemática apontam alguns caminhos organização das situações ensino/aprendizagem. Os encontros  favorecerão momentos de reflexão sobre essas contribuições visando os seguintes objetivos:

Identificar os princípios didáticos que norteiam uma concepção construtivista de ensino aprendizagem nas aulas de matemática. 

Analisar as intervenções docentes que potencializam uma aprendizagem significativa do conhecimento. 

Criar novas observáveis para o professor sobre a concepção didática que sustentará um olhar construtivista sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática.

Refletir sobre o valor das discussões, da argumentação e da elaboração de justificativas na aprendizagem da Matemática.

Ampliar as reflexões sobre os sentidos e significados da resolução de problemas perspectiva da Didática da Matemática

 

Conteúdos trabalhados:

Os princípios da Didática da Matemática 

O trabalho com os campos conceituais

Os problemas do campo aditivo

Os problemas do campo multiplicativo

Ensino e aprendizagem do cálculo mental e algorítmico

A relação entre cálculo e sistema de numeração

 

Estratégias metodológicas:

análise de sequências didáticas

análise de produções de alunos

análise e discussão das intervenções de professor por meio de vídeo

leitura e discussão de textos teóricos

 

Formadora - Lais Pereira de Oliveira

Orientadora de 4ºs e 5ºs anos da Escola da Vila, atua no Centro de Formação há oito anos, principalmente na área da Didática da Matemática. Graduada em Pedagogia pela Unicamp.

Centro de Formação da Vila - 2019
Tema desenvolvido por EVERSOFT