Trajetória livre - 2 anos presencial

  • Turma: TPRES2L023
  • Inscrições abertas!
  • Carga Horária: 60 horas
  • Tipo: Presencial

A trajetória livre é pra você que quer garantir a sua vaga em nossos cursos, ter o benefício dos descontos, mas prefere ter ainda mais flexibilidade na escolha dos cursos.

Conheça as Trajetórias

Trajetória
Duração 2 anos
Benefícios 3 Verão ou Inverno / 4 Primavera, Outono ou Itinerante
Modalidade Presencial

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias

O que é uma aula? Reflexões sobre as diferentes dimensões deste evento pedagógico

O que é uma aula? Reflexões sobre as diferentes dimensões deste evento pedagógico

Francisco Manuel de Carvalho Costa Ferreira
60 horas

Para professores e coordenadores de qualquer segmento da educação básica.O que é uma aula? Uma definição que possivelmente muitos profissionais dariam é que uma aula pode ser entendida como a interação entre professores,..

Planejamento com enfoque construtivista: é diferente de planejamento?

Planejamento com enfoque construtivista: é diferente de planejamento?

Fernanda Martins Gomes
60 horas

Para professores e demais profissionais do segmento do Fundamental 1, além de outros interessados em entender a construção do planejamento à luz dos princípios da concepção  construtivista.O espaço de refletir sobre..

O ateliê: lugar para criação de conexões

O ateliê: lugar para criação de conexões

Marisa Szpigel (Zá)
60 horas

Coordenadores, orientadores, professores de arte e professores da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental 1.Para transformar um espaço em lugar é imprescindível habitá-lo. No primeiro momento do curso va..

Crianças pequenas e cultura escrita - planejamento e intervenções no processo de alfabetização

Crianças pequenas e cultura escrita - planejamento e intervenções no processo de alfabetização

Daniela Munerato
60 horas

Para professores de Educação Infantil e interessados pelo tema. No nosso dia a dia muitas vezes nos deparamos com dúvidas relacionadas a melhor forma de agir ou o que responder quando somos confrontados com as pergu..

(In) variáveis didáticas: tempo, espaço, material, interação

(In) variáveis didáticas: tempo, espaço, material, interação

Susane Lancman
60 horas

Para o professor de qualquer faixa etária ou profissional responsável em organizar situações didáticas para sala de aula considerando os pressupostos construtivistas. Busca contribuir para a compreensão da importânc..

Aprender a se autoavaliar para aprender mais e melhor

Aprender a se autoavaliar para aprender mais e melhor

Claudia Tenório Cavalcanti
60 horas

Para profissionais do Fundamental 1.Quando o tema é avaliação formativa, pensamos em utilizá-la de modo a contribuir para melhorar as formas de ensinar, informar e orientar o aluno a aprimorar o que está fazendo para apr..

Reunião de pais - tensões e oportunidades para construir pontes entre a família e a escola

Reunião de pais - tensões e oportunidades para construir pontes entre a família e a escola

Andrea Polo
60 horas

Para profissionais de Ed. InfantilEstamos satisfeitos com as reuniões realizadas pela escola? Temos visto um esvaziamento? As famílias compreendem o que expomos? Nossos encontros têm cara de aula ou de curso para profess..

Para além do "era uma vez": a leitura de contos de fadas na escola.

Para além do "era uma vez": a leitura de contos de fadas na escola.

Miruna Kayano
60 horas

Para educadores e educadoras que leem contos de fadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. A leitura de contos de fadas, ou contos tradicionais é uma prática comum dentro da escola, em especial na Educação I..

Teatro de bonecos nas aulas de arte e a possibilidade de integração de linguagens artísticas

Teatro de bonecos nas aulas de arte e a possibilidade de integração de linguagens artísticas

Karen G. Amar
60 horas

Para profissionais da área de arte, professores e coordenadores do Fundamental 1.Este curso é pensado para discutir práticas e reflexões sobre a inserção do teatro de bonecos nas aulas de forma a ampliar as possibilidade..

A diversidade nas aulas de Língua Estrangeira: como promover aprendizagem significativa em turmas heterogêneas?

A diversidade nas aulas de Língua Estrangeira: como promover aprendizagem significativa em turmas heterogêneas?

Diana Pessoa de Almeida
60 horas

Para professores e coordenadores da área de línguas estrangeiras Formadores: Diana Pessoa de Almeida e Verônica BochioOs alunos dentro da sala de aula de língua estrangeira possuem diferentes  repertórios lingu..

O que é ser um "bom aluno"? A construção da postura de estudante na escola.

O que é ser um "bom aluno"? A construção da postura de estudante na escola.

Clarice Camargo
60 horas

Professores e coordenadores de Ensino Fundamental 2.O que caracteriza um bom aluno? O que contribui para que um aluno obtenha sucesso como aprendiz? A formação do estudante, nesse sentido, só é possível através de u..

Será que meu aluno não está avançando? Avaliação e planejamento em salas de alfabetização

Será que meu aluno não está avançando? Avaliação e planejamento em salas de alfabetização

Beatriz Mugnani
60 horas

Para professores e orientadores em salas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental 1, professores e orientadores com demandas de alfabetização.O trabalho nas salas de 1º e 2º ano por vezes suscita enormes questionamentos dos ..

O mundo é feito de linhas. O desenho como linguagem na escola

O mundo é feito de linhas. O desenho como linguagem na escola

Andrea Aly
60 horas

Para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1.O curso irá abordar a importância do desenvolvimento do desenho como linguagem e seu cultivo ao longo da escolaridade. Como tecer sequências e progressões sobr..

Crianças pequenas e cultura escrita - planejamento e intervenções no processo de alfabetização

Crianças pequenas e cultura escrita - planejamento e intervenções no processo de alfabetização

Daniela Munerato
60 horas

Para professores de Educação Infantil e interessados pelo tema.  No nosso dia a dia muitas vezes nos deparamos com dúvidas relacionadas a melhor forma de agir ou o que responder quando somos confrontados com as per..

Atelieristas em trama: histórias, práticas e concepções

Atelieristas em trama: histórias, práticas e concepções

Flora Sipahi Pires Martins Figueiredo
60 horas

Para professores e coordenadores de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 e interessados em arte/educação.Neste curso, pretendemos abrir a trama que abarca a função dos professores atelieristas e puxar os fios das his..

Do que estamos falando quando falamos em cálculo mental?

Do que estamos falando quando falamos em cálculo mental?

Camilla Duarte Schiavo Ritzmann
60 horas

Para professores do Ensino Fundamental 1.Calcular mentalmente é algo natural ou ensinado?  Qual é seu sentido e sua importância na aprendizagem da Matemática? E o professor? Qual é o seu papel neste processo?Frequen..

Centro de Formação da Vila - 2020
Tema desenvolvido por EVERSOFT