Trajetória livre - 2 anos presencial

  • Turma: TPRES2L023
  • Inscrições abertas!
  • Carga Horária: 60 horas
  • Tipo: Presencial

A trajetória livre é pra você que quer garantir a sua vaga em nossos cursos, ter o benefício dos descontos, mas prefere ter ainda mais flexibilidade na escolha dos cursos.

Conheça as Trajetórias

Trajetória
Duração 2 anos
Benefícios 3 Verão ou Inverno / 4 Primavera, Outono ou Itinerante
Modalidade Presencial

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias

É possível ler e escrever na escola? Os desafios da leitura e da produção de texto no Fundamental 2

É possível ler e escrever na escola? Os desafios da leitura e da produção de texto no Fundamental 2

Dia 31 de agosto - Para Educadores do Ensino Fundamental 2. Compreendemos como um dos papéis mais importantes da escola ensinar a ler e a escrever, capacitar estudantes para que possam manipular habilmente..

Lição de casa: como fazer para que o estudante lhe atribua sentido?

Lição de casa: como fazer para que o estudante lhe atribua sentido?

Dia 31 de agosto - Professores, orientadores e coordenadores que atuam nas classes de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental 1. Lição de Casa costuma ser tema frequente entre professores e alunos, nas conversas de porta ..

Que desafios cabem às crianças pequenas? A relação entre o trabalho com a oralidade, os campos de experiência e os direitos de aprendizagem da BNCC

Que desafios cabem às crianças pequenas? A relação entre o trabalho com a oralidade, os campos de experiência e os direitos de aprendizagem da BNCC

Dias 24 e 25 de julho - Para professores de Educação Infantil e 1º ano e coordenadores ou orientadores interessados no tema.Durante o curso, teremos oportunidade para refletir sobre o trabalho realizado com a oralidade n..

Alfabetização: desafios na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Fundamental - Esgotado

Alfabetização: desafios na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Fundamental - Esgotado

2ª turma dias 24 e 25 de julho - (Poucas vagas) (clique aqui)Dias 22 e 23 de julho - Para professores e orientadores de alunos de final de Educação Infantil e início do Fundamental 1 (1º e 2º anos).O ..

Choros, mordidas e brincadeiras: encontros e desencontros nas relações e interações com as famílias e as crianças pequenas

Choros, mordidas e brincadeiras: encontros e desencontros nas relações e interações com as famílias e as crianças pequenas

Dias 22 e 23 de julho - Para professores e coordenadores do segmento 0 a 3 anos da Educação Infantil. No dia a dia com as crianças pequenas, lidamos com muitas situações desafiadoras com as crianças e suas famí..

Janelas para o mundo: o que podemos aprender com os currículos de EI na Austrália, Nova Zelândia e Reggio Emília?

Janelas para o mundo: o que podemos aprender com os currículos de EI na Austrália, Nova Zelândia e Reggio Emília?

(Em lista de espera)Dia 22 e 23 de julho - Para profissionais que atuam na Educação Infantil e/ou interessados em propostas curriculares e na BNCC.O curso organiza e apresenta uma síntese sobre os currículos para a Educa..

O atendimento à diversidade no cotidiano da sala de aula: possibilidades e desafios didáticos e de aprendizagem

O atendimento à diversidade no cotidiano da sala de aula: possibilidades e desafios didáticos e de aprendizagem

(Poucas vagas)Dias 22 e 23 de julho - Para profissionais do fundamental 1Formadoras: Adriana Reali e Maria Fernanda VelosoAlgumas vezes o professor se sente sozinho em seu fazer pedagógico, o que gera uma sensação d..

A capoeira e as práticas corporais de aventura na Educação Física escolar

A capoeira e as práticas corporais de aventura na Educação Física escolar

Dias 22 e 23 de julho - Este curso é voltado para os professores de Educação Física do Ensino Fundamental 1 e 2 (Práticas Corporais de Aventura) e professores de capoeira e Educação Física do Ensino Fundamental 1. F..

Trabalho em grupo, trabalho de campo e seminários: reflexões sobre o valor das experiências compartilhadas de aprendizagem

Trabalho em grupo, trabalho de campo e seminários: reflexões sobre o valor das experiências compartilhadas de aprendizagem

Dias 22 e 23 de julho - Para profissionais do Fundamental 2 e Médio que atuam no planejamento e/ou na condução de trabalhos de campo envolvendo estudantes do F2 e EM.Este curso tem como propósito criar espaços de reflexã..

Práticas de Estudo em Meios Digitais: como se preparar para o trabalho pedagógico neste cenário

Práticas de Estudo em Meios Digitais: como se preparar para o trabalho pedagógico neste cenário

Dias 22 e 23 de julho -  Este curso é destinado a professores e coordenadores que atuam no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio e se interessam sobre como o digital impacta a prática pedagógica num uso moderado ..

As 4 etapas da avaliação formativa: desencadear, observar, analisar e intervir (ou remediar)

As 4 etapas da avaliação formativa: desencadear, observar, analisar e intervir (ou remediar)

Dias 24 e 25 de julho - Esta oficina se destina a professores, orientadores e demais profissionais de Educação que queiram se aprofundar nas práticas avaliativas. Os exemplos serão majoritariamente do ensino de língua in..

Quem manda aqui sou eu? A dúvida da família contemporânea

Quem manda aqui sou eu? A dúvida da família contemporânea

Dias 22 e 23 de julho - Para profissionais de Educação Infantil e 1º ano do Fundamental 1.É crescente o número de atendimentos que temos feito as famílias que nos procuram para ajudá-las a pensar sobre o papel da autorid..

Contagem e registro na Educação Infantil

Contagem e registro na Educação Infantil

Dias 24 e 25 de julho - Para profissionais de educação infantilBolinhas, risquinhos e números: a potencialidade do registro nas salas de Educação Infantil será objeto de análise neste curso, quando discutiremos situações..

O mundo de ponta cabeça: o universo infantil a partir de proposições artísticas

O mundo de ponta cabeça: o universo infantil a partir de proposições artísticas

Dias 24 e 25 de julho - A orientadores, professores de arte, professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Fundamental 1.Materialidade? Brincar? Processo criador? Singularidade? Potencialidade? Empatia? Como e..

Reescrever textos – Quando, como, por quê?

Reescrever textos – Quando, como, por quê?

Dias 24 e 25 de julho - Para profissionais que atuam na série final de Educação Infantil (alunos de 5 anos de idade) e nas séries iniciais do Ensino Fundamental I (alunos de 6 a 8 anos de idade).Já há muito tempo a reesc..

Currículo: função social da escola, individualização de percursos e BNCC

Currículo: função social da escola, individualização de percursos e BNCC

Dias 24 e 25 de julho - Para Professores, coordenadores e diretores de Ensino Fundamental e Médio  O currículo é tradicionalmente entendido como um conjunto de conteúdos que devem ser aprendidos pelos alunos a..

Ler, refletir, discutir, compartilhar: o papel das discussões literárias na formação do leitor

Ler, refletir, discutir, compartilhar: o papel das discussões literárias na formação do leitor

Dia 24 e 25 julho - Professores de língua portuguesa e literatura de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio; coordenadores e orientadores de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Nos dias de hoje, a escola é, por excelência..

Tecnologias no ensino da matemática

Tecnologias no ensino da matemática

Dias 24 e 25 de julho - Professores de Matemática e coordenadores do Ensino Fundamental  2.  Formadoras: Gislaine Carvalho Rasi e Renata AkemiCada vez mais a tecnologia está presente na nossa vida e dent..

Práticas de leitura e intervenções do professor

Práticas de leitura e intervenções do professor

Dia 05 de outubro -  Para profissionais que atuam nas classes do 1º ao 5º anos do Fundamental 1 (alunos de 7 a 10 anos de idade).O trabalho com as práticas de leitura e as intervenções do professor uma das mais impo..

O que é uma aula? Reflexões sobre as diferentes dimensões deste evento pedagógico

O que é uma aula? Reflexões sobre as diferentes dimensões deste evento pedagógico

Dia 05 de outubro - Para professores e coordenadores de qualquer segmento da educação básica.O que é uma aula? Uma definição que possivelmente muitos profissionais dariam é que uma aula pode ser entendida como a interaçã..

Alfabetização: desafios na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Fundamental - 2ª turma

Alfabetização: desafios na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Fundamental - 2ª turma

(Poucas vagas)Dias 24 e 25 de julho - Para professores e orientadores de alunos de final de Educação Infantil e início do Fundamental 1 (1º e 2º anos).O que significa atuar como professor alfabetizador? Basta c..

Gestão Participativa: uma possibilidade para a escola do Século XXI

Gestão Participativa: uma possibilidade para a escola do Século XXI

Dia 28 de setembro -  Para gestores de instituições educacionais - diretores pedagógicos, diretores gerais, coordenadores, supervisores ou qualquer pessoa que ocupe cargo com responsabilidade de coordenar processos,..

Reunião de pais - tensões e oportunidades para construir pontes entre a família e a escola

Reunião de pais - tensões e oportunidades para construir pontes entre a família e a escola

Dia 28 de setembro - Para profissionais de Ed. InfantilEstamos satisfeitos com as reuniões realizadas pela escola? Temos visto um esvaziamento? As famílias compreendem o que expomos? Nossos encontros têm cara de aula ou ..

O papel da escola na formação sociomoral dos alunos

O papel da escola na formação sociomoral dos alunos

Dia 24 de agosto - Para profissionais de Educação Infantil e Fundamental 1.Na era dos descartáveis, do “usou, joga fora” e dos contatos virtuais é importante que a escola reflita sobre experiências de construção de ..

Grupos: problema ou solução na mobilização dos adolescentes para aprendizagem?

Grupos: problema ou solução na mobilização dos adolescentes para aprendizagem?

Dia 24 de agosto - Para coordenadores, orientadores e professores de F2 e EMO sujeito contemporâneo se vê diante de uma contingência social em profundas transformações. Isso vale tanto para alunos como para educadores. A..

Inclusão e didática: a gestão de sala de aula na perspectiva das diferenças

Inclusão e didática: a gestão de sala de aula na perspectiva das diferenças

Dia 24 de agosto - Para professores e gestores (coordenadores pedagógicos e diretores de escolas), tendo como foco a gestão da sala de aula e do projeto pedagógico da escola. A prática da educação inclusiva diz..

Planejamento com enfoque construtivista: é diferente de planejamento?

Planejamento com enfoque construtivista: é diferente de planejamento?

Dia 24 de agosto - Para professores e demais profissionais do segmento do Fundamental 1, além de outros interessados em entender a construção do planejamento à luz dos princípios da concepção  construtivista.O espaç..

Centro de Formação da Vila - 2019
Tema desenvolvido por EVERSOFT