• Trajetória livre - 2 anos presencial

Trajetória livre - 2 anos presencial

Formador:
Disponibilidade: Inscrições abertas!

A trajetória livre é pra você que quer garantir a sua vaga em nossos cursos, ter o benefício dos descontos, mas prefere ter ainda mais flexibilidade na escolha dos cursos.

Conheça as Trajetórias

Trajetória
Duração 2 anos
Benefícios 3 Verão ou Inverno / 4 Primavera, Outono ou Itinerante
Modalidade Presencial
  • Carga Horária : 60 horas
  • Tipo : Presencial

Cursos relacionados

Relatórios individuais na Educação Infantil

Relatórios individuais na Educação Infantil

Dia 27 de abril - Para profissionais de Educação InfantilO profissional de educação infantil realiza um conjunto de registros para documentar os processos de seu grupo e também reúne material que conta muito dos processo..

Aprender a se autoavaliar para aprender

Aprender a se autoavaliar para aprender

Dia 27 de abril - Para profissionais do Fundamental 1.Quando o tema é avaliação formativa, pensamos em utilizá-la de modo a contribuir para melhorar as formas de ensinar, informar e orientar o aluno a apri..

Planejamento e  variáveis didáticas: tempo, espaço, material, interação

Planejamento e variáveis didáticas: tempo, espaço, material, interação

Dia 27 de abril - Para professores especialistas de Fundamental 2 e Ensino MédioAs questões mais importantes para o professor são aquelas relativas à prática da sala de aula, o que fazer e como fazer. Atualmente entende-..

O trabalho com sequências didáticas a favor da construção de saberes sobre a leitura e a escrita

O trabalho com sequências didáticas a favor da construção de saberes sobre a leitura e a escrita

Dia 27 de abril - Para professores que atuam nas classes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (alunos de 7 a 10 anos de idade)A estruturação de sequências didáticas supõe um conjunto de atividades, uma progressão de des..

É possível ler e escrever na escola? Os desafios da leitura e da produção de texto no Fundamental 2

É possível ler e escrever na escola? Os desafios da leitura e da produção de texto no Fundamental 2

Dia 31 de agosto - Para Educadores do Ensino Fundamental 2. Compreendemos como um dos papéis mais importantes da escola ensinar a ler e a escrever, capacitar estudantes para que possam manipular habilmente..

Lição de casa: como fazer para que o estudante lhe atribua sentido?...

Lição de casa: como fazer para que o estudante lhe atribua sentido?...

Dia 31 de agosto - Professores, orientadores e coordenadores que atuam nas classes de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental 1. Lição de Casa costuma ser tema frequente entre professores e alunos, nas conversas de porta ..

Agrupamentos diferenciados e Ajudas ajustadas - Gestão de sala de aula

Agrupamentos diferenciados e Ajudas ajustadas - Gestão de sala de aula

Dia 11 de maio - Para profissionais de Ensino Fundamental 1 e 2.A escola que conhecemos hoje é seriada, os alunos são organizados por grupos da mesma faixa etária. Nesse curso, pretendemos analisar a utilidade ..

Da sequência de atividades à sequência didática: questões norteadoras no ensino das Ciências Humanas

Da sequência de atividades à sequência didática: questões norteadoras no ensino das Ciências Humanas

Dia 11 de maio - Para professores e coordenadores responsáveis pelo currículo ou planejamento de atividades da área de Ciências Humanas.A organização do ensino no tempo pode assumir diversas modalidades que levam em..

Orientações construtivistas para a reflexão sobre atitudes

Orientações construtivistas para a reflexão sobre atitudes

Dia 11 de maio - Para profissionais que atuam na Educação Infantil (crianças de 3 a 5 anos de idade) e nas classes do 1º ao 5º ano do Fundamental (alunos de 6 a 9 anos de idade).          Ne..

Que desafios cabem às crianças pequenas? A relação entre o trabalho com a oralidade, os campos de experiência e os direitos de aprendizagem da BNCC

Que desafios cabem às crianças pequenas? A relação entre o trabalho com a oralidade, os campos de experiência e os direitos de aprendizagem da BNCC

Dias 24 e 25 de julho - Para professores de Educação Infantil e 1º ano e coordenadores ou orientadores interessados no tema.Durante o curso, teremos oportunidade para refletir sobre o trabalho realizado com a oralidade n..

Alfabetização: desafios na Educação Infantil e nos ano Iniciais do Fundamental

Alfabetização: desafios na Educação Infantil e nos ano Iniciais do Fundamental

Dias 22 e 23 de julho - Para professores e orientadores de alunos de final de Educação Infantil e início do Fundamental 1 (1º e 2º anos).O que significa atuar como professor alfabetizador? Basta conhecer as ide..

Choros, mordidas e brincadeiras: encontros e desencontros nas relações e interações com as famílias e as crianças pequenas

Choros, mordidas e brincadeiras: encontros e desencontros nas relações e interações com as famílias e as crianças pequenas

Dias 22 e 23 de julho - Para professores e coordenadores do segmento 0 a 3 anos da Educação Infantil. No dia a dia com as crianças pequenas, lidamos com muitas situações desafiadoras com as crianças e suas famí..

Janelas para o mundo: o que podemos aprender com os currículos de EI na Austrália, Nova Zelândia e Reggio Emília?

Janelas para o mundo: o que podemos aprender com os currículos de EI na Austrália, Nova Zelândia e Reggio Emília?

Dia 22 e 23 de julho - Para profissionais que atuam na Educação Infantil e/ou interessados em propostas curriculares e na BNCC.O curso organiza e apresenta uma síntese sobre os currículos para a Educação Infantil da Aust..

O atendimento à diversidade no cotidiano da sala de aula: possibilidades e desafios didáticos e de aprendizagem

O atendimento à diversidade no cotidiano da sala de aula: possibilidades e desafios didáticos e de aprendizagem

Dias 22 e 23 de julho - Para profissionais do fundamental 1Algumas vezes o professor se sente sozinho em seu fazer pedagógico, o que gera uma sensação de fracasso quando os objetivos não são alcançados. A mediação d..

A capoeira e as práticas corporais de aventura na Educação Física escolar

A capoeira e as práticas corporais de aventura na Educação Física escolar

Dias 22 e 23 de julho - Este curso é voltado para os professores de Educação Física do Ensino Fundamental 1 e 2 (Práticas Corporais de Aventura) e professores de capoeira e Educação Física do Ensino Fundamental 1.  ..

Trabalho em grupo, trabalho de campo e seminários: reflexões sobre o valor das experiências compartilhadas de aprendizagem

Trabalho em grupo, trabalho de campo e seminários: reflexões sobre o valor das experiências compartilhadas de aprendizagem

Dias 22 e 23 de julho - Para profissionais do Fundamental 2 e Médio que atuam no planejamento e/ou na condução de trabalhos de campo envolvendo estudantes do F2 e EM.Este curso tem como propósito criar espaços de reflexã..

Práticas de Estudo em Meios Digitais: como se preparar para o trabalho pedagógico neste cenário

Práticas de Estudo em Meios Digitais: como se preparar para o trabalho pedagógico neste cenário

Dias 22 e 23 de julho -  Este curso é destinado à professores e coordenadores que atuam no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio e se interessam sobre como o digital impacta a prática pedagógica num uso moderado ..

As 4 etapas da avaliação formativa: desencadear, observar, analisar e intervir (ou remediar)

As 4 etapas da avaliação formativa: desencadear, observar, analisar e intervir (ou remediar)

Dias 24 e 25 de julho - Esta oficina se destina a professores, orientadores e demais profissionais de Educação que queiram se aprofundar nas práticas avaliativas. Os exemplos serão majoritariamente do ensino de língua in..

Infância e sociedade: a diversidade cultural e sua abordagem na escola

Infância e sociedade: a diversidade cultural e sua abordagem na escola

Dia 25 de maio - Para profissionais que atuam na Educação Infantil O curso será um convite à reflexão sobre o ensino de Ciências Sociais na Educação Infantil, considerando a heterogeneidade de nossos grupos e a..

A resolução de problemas na construção de conhecimentos matemáticos no EF 1

A resolução de problemas na construção de conhecimentos matemáticos no EF 1

Dia 25 de Maio - Para profissionais do Ensino Fundamental (classes do 2º ao 5º ano – alunos de 7 a 10 anos de idade).Como a Didática da Matemática parte do princípio de que a resolução de problemas é uma ferramenta ..

Ensinando a navegar: estratégias de sala de aula para formar usuários críticos de internet

Ensinando a navegar: estratégias de sala de aula para formar usuários críticos de internet

Dia 25 de maio - Para profissionais que atuam em séries finais do Fundamental 1 e interessados em propostas que assumem a tecnologia na produção de conhecimento em sala de aula.A navegação que os alunos realizam na inter..

Quem manda aqui sou eu? A dúvida da família contemporânea

Quem manda aqui sou eu? A dúvida da família contemporânea

Dias 22 e 23 de julho - Para profissionais de Educação Infantil e 1º ano do Fundamental 1.É crescente o número de atendimentos que temos feito as famílias que nos procuram para ajudá-las a pensar sobre o papel da autorid..

Contagem e registro na Educação Infantil

Contagem e registro na Educação Infantil

Dias 24 e 25 de julho - Para profissionais de educação infantilBolinhas, risquinhos e números: a potencialidade do registro nas salas de Educação Infantil será objeto de análise neste curso, quando discutiremos situações..

O mundo de ponta cabeça: o universo infantil a partir de proposições artísticas

O mundo de ponta cabeça: o universo infantil a partir de proposições artísticas

Dias 24 e 25 de julho - A orientadores, professores de arte, professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Fundamental 1.Materialidade? Brincar? Processo criador? Singularidade? Potencialidade? Empatia? Como e..

Reescrever textos – Quando, como, por quê?

Reescrever textos – Quando, como, por quê?

Dias 24 e 25 de julho - Para profissionais que atuam na série final de Educação Infantil (alunos de 5 anos de idade) e nas séries iniciais do Ensino Fundamental I (alunos de 6 a 8 anos de idade).Já há muito tempo a reesc..

Currículo: função social da escola, individualização de percursos e BNCC

Currículo: função social da escola, individualização de percursos e BNCC

Dias 24 e 25 de julho - Para Professores, coordenadores e diretores de Ensino Fundamental e Médio  O currículo é tradicionalmente entendido como um conjunto de conteúdos que devem ser aprendidos pelos alunos a..

Ler, refletir, discutir, compartilhar: o papel das discussões literárias na formação do leitor

Ler, refletir, discutir, compartilhar: o papel das discussões literárias na formação do leitor

Dia 24 e 25 julho - Professores de língua portuguesa e literatura de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio; Coordenadores e orientadores de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Nos dias de hoje, a escola é, por excelência..

Tecnologias no ensino da matemática

Tecnologias no ensino da matemática

Dias 24 e 25 de julho - Professores de Matemática e coordenadores do Ensino Fundamental  2.  Cada vez mais a tecnologia está presente na nossa vida e dentro das escolas. Segundo Coll (2010), a incorporaç..