• Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico - Híbrida

Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico - Híbrida

Formador:
Disponibilidade: Inscrições abertas!

A mudança de função na escola ou o fato de ter assumido há pouco no cargo de coordenação ou orientação de uma equipe nos coloca em uma posição de interrogação constante: que decisões tomar diante das questões trazidas pelos professores? Como orientar as diferentes famílias que pertencem ao segmento? Como fortalecer as escolhas curriculares da instituição? Para aproximar os coordenadores e orientadores iniciantes de assuntos fundamentais para a compreensão da infância, atendimento às famílias e formação de equipe.

Conheça as Trajetórias

Trajetória
Duração 1 ano
Benefícios 1 Verão ou Inverno / 1 Primavera, Outono ou Itinerante / 2 Online
Modalidade Híbrida
  • Carga Horária : 47 horas
  • Tipo : Híbrida

Cursos relacionados

Um olhar para o brincar na escola - a criação de ambientes lúdicos

Um olhar para o brincar na escola - a criação de ambientes lúdicos

Dia 11 de agosto - Para profissionais de Educação infantil O brincar é a linguagem genuína das crianças. Por meio da brincadeira os pequeninos compreendem a realidade e a significam, além de desenvolver uma série de..

Orientações construtivistas para a reflexão sobre atitudes

Orientações construtivistas para a reflexão sobre atitudes

 Dia 25 de agosto - Para profissionais que atuam na Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos de idade) e nas classes do 1º ao 5º ano do Fundamental (alunos de 3 a 5 anos de idade).         &n..

Aprender mais com as diferenças – estratégias para lidar com heterogeneidade nos cursos de línguas estrangeiras

Aprender mais com as diferenças – estratégias para lidar com heterogeneidade nos cursos de línguas estrangeiras

Início dia 16 de agosto - Língua estrangeiraPara professores de qualquer língua estrangeira, coordenadores da área de Códigos e Linguagens, diretores de escolas ou cursos de idiomas.Assim como em outras disciplinas, a he..

Adaptação, do choro ao acolhimento: que esperar e como preparar pais alunos e professores

Adaptação, do choro ao acolhimento: que esperar e como preparar pais alunos e professores

Início dia 16 de agosto - Educação Infantil Para profissionais que atuam nas classes de Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos)Quando passa a frequentar as classes de Educação Infantil, a criança é recém-chegada ao..

O encontro de Piaget e Vygotsky na sala de aula

O encontro de Piaget e Vygotsky na sala de aula

Início dia 30 de agosto - Educação Infantil e Ensino Fundamental 1Para professores e orientadores que atuam em classes de Educação Infantil e Ensino Fundamental, e demais profissionais que atuam na educação ou têm i..

Uso de tecnologias digitais numa perspectiva construtivista

Uso de tecnologias digitais numa perspectiva construtivista

Início dia 13 de setembro - Ensino Fundamental 2 e Ensino MédioPara professores e coordenadores do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.As práticas sociais da atualidade estão impregnadas de tecnologias e, por isso, é imp..

Narrar, ver, ler e imaginar: O trabalho com literatura na Educação Infantil

Narrar, ver, ler e imaginar: O trabalho com literatura na Educação Infantil

Para profissionais da Educação InfantilDurante o curso, refletiremos sobre diversos aspectos que envolvem o trabalho com literatura na Educação Infantil, considerando sua importância na formação e na rotina das crianças...

Inclusão e didática: a gestão de sala de aula na perspectiva das diferenças

Inclusão e didática: a gestão de sala de aula na perspectiva das diferenças

Para professores e gestores (coordenadores pedagógicos e diretores de escolas), tendo como foco a gestão da sala de aula e do projeto pedagógico da escola. A prática da educação inclusiva diz respeito a uma decisão ..

Educar pela pesquisa: Como a escola pode contribuir para a formação do aluno pesquisador.

Educar pela pesquisa: Como a escola pode contribuir para a formação do aluno pesquisador.

Para professores e coordenadores do Ensino Fundamental 2.A prática de pesquisa sempre foi usada como uma das grandes estratégias didáticas do Ensino Fundamental 2. Entretanto, são necessárias algumas reflexões sobre que ..

Arte e elementos da natureza. Espaços e possibilidades.

Arte e elementos da natureza. Espaços e possibilidades.

Início dia 13 de setembro - Ensino InfantilPara professores e coordenadores do Ensino Infantil (alunos de 2 a 5 anos de idade).Neste curso compartilharemos propostas nas quais as crianças produzem desenhos com difer..

Trabalhando com os nomes próprios nas salas de Educação Infantil

Trabalhando com os nomes próprios nas salas de Educação Infantil

Para profissionais que atuam nas classes de Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos de idade).Este curso foi estruturado para favorecer reflexões acerca do trabalho com os nomes próprios, proposta tão usual em classes de..

Os jogos e as aprendizagens de matemática 

Os jogos e as aprendizagens de matemática 

Para profissionais que atuam nas classes de Ensino Fundamental 1.Nesse encontro serão apresentados e analisados jogos, que podem apoiar as propostas de ensino/aprendizagem de alguns conteúdos trabalhados no Fundamental 1..

O que é uma aula? Reflexões sobre as diferentes dimensões deste evento pedagógico.

O que é uma aula? Reflexões sobre as diferentes dimensões deste evento pedagógico.

Para professores e coordenadores de qualquer segmento da educação básica.O que é uma aula? Uma definição que possivelmente muitos profissionais dariam é que uma aula pode ser entendida como a interação entre professores,..