• Ensino e aprendizagem na Educação Infantil

Ensino e aprendizagem na Educação Infantil

Formador: Juliana Karina Oliveira
Disponibilidade: Aguarde novas turmas!


Formadoras: Alessandra Zanetti e Juliana Karina Oliveira

Para profissionais que atuam na Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos de idade)


Nesse grupo, a ação do professor de Educação Infantil é tratada de forma abrangente, envolvendo aspectos da concepção, da realização e da reflexão sobre a organização da prática educativa por campos de experiência como preconizam os currículos mais atuais para Educação Infantil.

Discutiremos ao longo do curso aspectos que contemplam o fazer ativo das crianças e o modo como professores e professoras acolhem, cultivam e desafiam a curiosidade infantil, as explorações e as propostas provocadas na interação, criando ocasiões de aprendizagem por meio de conversas, conflitos e potentes situações didáticas.

A participação dos inscritos em diferentes atividades consolidará a ideia de produção coletiva, inerente a um grupo de reflexão pedagógica. Também está previsto durante o curso a realização de estágios nas salas de aula da Escola da Vila, de forma a complementar as discussões que serão propostas nas aulas.


PROGRAMA DO CURSO
Download do arquivo

Local dos encontros presenciais: Escola da Vila - Unidade Butantã - Rua Barroso Neto, 91 - Butantã - São Paulo – SP.

Datas: Oito encontros presenciais (aos sábados), nos dias: 18 de março, 8 de abril, 20 de maio, 10 de junho, 5 de agosto, 2 de setembro, 28 de outubro, 11 de novembro.

Duração dos encontros: 5 horas (das 8h30 às 13h30).

Certificação digital: Carga horária 103 horas.

Atividades a distância: estima-se que o aluno precisará dedicar cerca de 3 horas semanais para a realização de propostas on-line, nos intervalos entre os encontros presenciais.

Também estão previstos estágios de observação em salas de aula da Escola da Vila (atividade opcional), de forma a complementar as discussões que serão propostas ao longo das aulas.


Os cursos semipresenciais de Atualização e Formação são estruturados em atividades presenciais, sendo oito encontros na Unidade Butantã da Escola da Vila, e um conjunto de atividades a serem realizadas online − em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) − de qualquer lugar e a qualquer hora.

São ações formativas, que oferecem um ambiente de aprendizagem profissional e propõem tarefas com problemas a resolver, nas quais o educador poderá analisar, argumentar, elaborar hipóteses, trocar informações com outros profissionais, rever suas concepções, e tomar decisões, num diálogo permanente com a realidade pedagógica; processo no qual o trabalho em sala de aula é valorizado como fonte de conhecimento para a formação docente.

Durante o curso, o educador tem a oportunidade de desenvolver sua forma de gerenciar a própria aprendizagem em atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem e de reconhecer o valor do diálogo com colegas que se defrontam com desafios semelhantes, também em atividades presenciais. As situações de aprendizagem propostas estão a serviço da construção de competências docentes, entre elas, a de tomar decisões e propor intervenções adequadas aos processos de aprendizagem escolar com os quais convive.

O cronograma detalhado do trabalho de cada formador com seu grupo é informado na primeira aula presencial, e é também publicado no AVA do curso. Ele refere os tempos e prazos previstos para o trabalho com cada um dos conteúdos envolvidos, e sobre os tempos e prazos para a realização de cada proposta a ele vinculadas.

As atividades realizadas no AVA são propostas de trabalho para os intervalos entre os encontros presenciais, que incluem leitura e discussão de textos de referência e/ou documentos didáticos, análise de produções de alunos e/ou de situações didáticas em vídeo e podem envolver a realização individual ou com a interação entre participantes. O formador acompanha sua realização, participa das discussões emergentes e elabora devolutivas on-line e/ou presenciais, que sintetizam o que foi abordado e trazem aportes para novas reflexões.

Estima-se que o aluno precisará dedicar cerca de três horas semanais para a realização das propostas online.

Atenção! Quem ainda não participou de cursos que envolvam atividades em AVA, deve dedicar especial atenção às orientações do formador sobre esse aspecto do curso e, sempre que necessário, entrar em contato com o pessoal de apoio técnico (suporteava@vila.com.br), que estará disponível durante  todo o período do curso – online, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas, e presencialmente nos dias e horários dos encontros − para ajudar em qualquer problema que surja durante as interações no ambiente virtual.


Configuração mínima 

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades online do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.24.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/


  • Carga Horária : 103 horas
  • Início : 18 de março 2017
  • Término : 11 de novembro 2017

Tem interesse neste curso?
Deixe seu e-mail QUE ENTRAREMOS EM CONTATO.