Entre o remendar e o tecer: costura de pensamentos e práticas para uma educação antirracista

  • TRILHAS FORMATIVAS (online)
  • Formador: Cléa Maria da S. Ferreira
  • Turma: 24BHTAR01
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 27/03 a 18/09/2024
  • Carga Horária: 74 horas
  • Horário: 19h às 21h00
  • Encontros síncronos: via meet
  • Valor: R$ 6.070,00

Para professores, coordenadores pedagógicos e diretores 


O curso propõe um movimento pioneiro de formação teórico-prática em contextos de promoção de educação antirracista, que culmina com uma imersão na “Roma Negra”, Salvador. Trata-se de uma experiência imersiva que vai oportunizar a aproximação e o aprofundamento em práticas pedagógicas antirracistas por meio da interlocução e troca com profissionais e instituições de excelência no campo da educação para as relações étnico-raciais.   


O curso integra palestras, aulas síncronas e atividades assíncronas e a imersão a vivência de oficinas, visitas a diferentes escolas e organizações de referência em educação antirracista na capital baiana - pioneira na adoção de políticas educacionais afrorrefereciadas e na promoção da equidade racial, antes mesmo da  implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 - e atividades de reconhecimento de espaços que contam a história das contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros para a construção do país. 



Coordenação: Profa. Dra. Cléa Maria da S. Ferreira 

Palestrantes: Dra. Eliane Cavalleiro e Profa. Rosa Margarida de Carvalho Rocha 

Formadores: Profa. Dra. Cléa Maria da S. Ferreira, Profa. Ms. Fátima Santana, Prof. Ms. Taísa Ferreira e a Profa. Esp. Clarissa Brito

Fornecer subsídios teóricos e práticos a educadores para a implementação efetiva e eficaz da Lei 10.639/03, por meio da partilha e construção de recursos e práticas pedagógicas que permitam a reparação racial curricular e forjem de maneira legítima uma educação antirracista nos contextos intra a extra escolar

Espera-se que ao final do percurso os educadores: 

  • Tenham repertório de reflexões e práticas para racializar escolhas pedagógicas
  • (Re)Conheçam e compreendam os conceitos que estruturam e fundamentam as práticas de educação antirracista 
  • Percebam o quanto a perspectiva afrorreferenciada pode contribuir para prática antirracista e se apropriem e/ou construam estratégias e recursos para sua incorporação na sala de aula.
  • Realizem escolhas pedagógicas de reparação racial no cotidiano da sala aula.


Os quatro módulos formativos têm 10 horas de duração cada, distribuídos em 8 horas síncronas e 2 horas assíncronas de atividades a serem desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Centro de Formação da Vila. 

Módulo I - A sociedade, a escola e o racismo: problema negro ou problema branco?  (10h): O módulo aborda elementos apontados por intelectuais negros sobre racialização das dinâmicas sociais nas quais estamos inseridos e os referenciais teóricos e legais - como a LDB, Lei 10639/03, Lei 11.645/08 e BNCC - que apoiam e orientam a implementação de práticas antirracistas fundamentais para a reformulação dos olhares e ações no espaço escolar.

Módulo II - Os desafios e possibilidades da construção de práticas afrorreferenciadas na escola (10h):  O módulo aborda a construção de recursos conceituais, didáticos e pedagógicos capazes de enegrecer conteúdos e práticas curriculares que favoreçam, simultaneamente, a construção da identidade positiva de crianças negras e a reeducação para as relações raciais dentro e fora da escola.     

Módulo III - Crianças e jovens curriculantes e a prática pedagógica antirracista na escola  (10h): O módulo propõe um conjunto de reflexões e produções que tomem as crianças e jovens como sujeitos produtores de currículo e a sala de aula como espaço privilegiado de escuta, investigação e atuação do professor na proposição de ações antirracistas. 

Imersão em Salvador (30h): A imersão consistirá na realização de oficinas pedagógicas, visitas a organizações de educação formais e não formais (públicas e privada) que desenvolvem trabalhos de referência na promoção da educação para as relações étnico-raciais, atividades culturais que promovem a ampliação de repertório sobre as contribuições do povo negro para a formação social, política, científica, econômica e cultural do Brasil.

Módulo IV - Caminhos para uma práxis antirracista de orientação construtivista (10h): O módulo forma um mosaico de práticas norteadoras e inspiradoras que combinam possibilidades das áreas da linguagem, artes, matemática e ciências, com uma diversidade de referências da prática antirracista.

  • Palestras
  • Exposição dialogada
  • Tematização da prática 
  • Aprendizagem entre pares
  • Exploração de diferentes produções e experiências pedagógicas de perspectiva antirracista
  • Oficinas para construção de banco de referências para planejamentos de atividades
  • Painéis de práticas antirracista 
  • Rodas de conversa com educadores de instituições de referência na luta antirracista
  • Visitação a espaços de referência em educação antirracista

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação

Período: de 27 de março a 18 de setembro de 2024

Carga horária total:  74 horas (palestras, aulas síncronas, atividades assíncronas e imersão)

Horário dos encontros: 19h00 às 21h00 (via Meet)


Palestra de abertura: 

>>  27/03


Profa. Dra. Eliane Cavalleiro | Os desafios e as possibilidades da educação antirracista em contextos de predominância branca 


Módulo I - A sociedade, a escola e o racismo | Profa. Dra. Cléa Maria da S. Ferreira


Data Nome do encontro
03/04Exposição e relato de prática 
10/04Exposição e troca coletiva 
17/04Exposição e troca coletiva 
24/04Exposição e troca coletiva 

Módulo II - Os desafios e possibilidades da construção de práticas afro referenciadas na escola | Profa. Ms. Taísa Ferreira

Data Nome do encontro
08/05Exposição e relato de prática 
15/05Exposição e troca coletiva 
22/05Exposição e troca coletiva 
29/05Exposição e troca coletiva 

Palestra de transição
>>  03/06

Profa. Ms. Rosa Margarida de Carvalho Rocha | O desafio de formar professores para o enfrentamento ao racismo na escola 

Módulo III - Crianças e jovens curriculantes e a prática pedagógica antirracista na escola | Profa. Ms. Fátima Santana 

Data Nome do encontro
05/06Exposição e relato de prática 
12/06Exposição e troca coletiva 
19/06Exposição e troca coletiva 
26/06Exposição e troca coletiva 

IMERSÃO | de 13 a 16/08

DATA

HORÁRIO

OBSERVAÇÃO 


Terça Feira 


13/08


08h30 às 12h00

Atividade de Chegança: “Alguém me avisou pra pisar nesse chão devagarinho…” 


Oficina: Elaboração e Testagem de Pauta de Observação

14h00 às 17h00

Painel de Práticas 

Professoras da educação pública e privada do território

Quarta

feira


14/08

09h00 às 12h00

Visita em Escolas Públicas 

15h00 às 17h00 

Visita Guiada - Circuito Cultural 

Quinta feira


15/08

09h00 às 12h00

Visita em Escolas Privadas 

14h30 às 17h30

Oficina 

(i) apropriação dos resultados das visitas (reflexão e síntese) 



Sexta

feira


 16/08

09h00 às 12h00

Visita Guiada a equipamentos culturais 

14h30 às 17h30

Oficina 

(ii) cocriação de práticas ou projetos inspirados nas experiências observadas 


Módulo IV - Caminhos para uma práxis antirracista de orientação constutivista | Profa. Esp. Clarissa Brito 

Data Nome do encontro
28/08Exposição e relato de prática 
04/09Exposição e troca coletiva 
11/09Exposição e troca coletiva 
18/09Exposição e troca coletiva 


Em um curso síncrono, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos.

Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 75% das atividades oferecidas. 

Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (75% no mínimo) não receberão o certificado.

Importante:  a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença.  O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.



Acomodação em quarto duplo:Acomodação em quarto individual:
ValoresR$ 6.070,00R$ 6.506,00

Os valores incluem:  

  • A diária do hotel com café da manhã.
  • A organização das atividades previstas em escolas e outras instituições.
  • Assistência e seguro viagem.
  • Transfer para as escolas 
Não estão inclusos
  • Passagens aéreas, 
  • Deslocamento do aeroporto e para o aeroporto, deslocamentos na cidade em momentos livres para turismo
  • Almoço 
Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

Opcões disponíveis

Centro de Formação da Vila - 2024
Tema desenvolvido por EVERSOFT