Trilha de Educação Infantil - Direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças - Turma 2

  • Online
  • Formador: Fernanda Flores
  • Turma: 22BHTEI02
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 16/05 a 17/09/2022
  • Carga Horária: 42 horas
  • Horário: das 09h00 às 12h00
  • Encontros síncronos: 21 horas
  • Atividades assíncronas: 21 horas
  • Valor: R$700,00

Para educadores da Educação Infantil

A BNCC é um marco histórico para a Educação Infantil, uma vez que posiciona esta etapa como essencial e estabelece 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças de 0 a 5 anos. Ponto para a infância!

Os direitos de conviver, brincar, conhecer-se, expressar, explorar e participar não são, necessariamente, surpresas para os educadores.

O desafio que se coloca tem a ver com a reflexão e a avaliação da prática pedagógica sob este prisma, reconhecendo as ações que favorecem e aquelas que não favorecem o exercício destes 6 pilares.

Esta trilha oferece uma retomada dos direitos sob a perspectiva das teorias que inspiram o projeto escolar construtivista e a aprendizagem de competências.

Com grande foco na análise de situações reais de sala de aula, os módulos levarão os participantes a refletir acerca do planejamento e encaminhamentos para gestão da aula.

 

Coordenação geral: Sonia Barreira e Silvia Kawassaki

Formadores:  Andrea Polo, Débora Perillo, Fernanda Flores, Juliana Oliveira e Kátia Matunaga.


  • Retomar o histórico do segmento de Educação Infantil, assim como da concepção de criança e infância, de maneira a obter subsídios para a refletir sobre a posição da infância na contemporaneidade
  • Refletir sobre o cotidiano e a rotina escolar sob a perspectiva dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento
  • Potencializar o planejamento dos educadores, identificando as variáveis envolvidas - como tempo e espaço - e como podem ser organizadas
  • Analisar as intervenções docentes que potencializam uma aprendizagem significativa.
  • Refletir sobre a observação e o registro sob o viés de uma avaliação sobre o processo de ensino e aprendizagem

O curso está dividido em 07 módulos de 6 horas cada.

O primeiro contato com cada módulo será assíncrono, com 4 vídeos de 15 minutos contendo:

  • apresentação da formadora
  • estrutura do módulo
  • material problematizador e disparador de reflexões sobre o cotidiano escolar com comentários da formadora
  • indicação de leituras e atividades à luz da bibliografia de referência 

Um encontro síncrono com 3 horas de duração com a formadora, alinhavando as etapas assíncronas, discutindo o planejamento e gestão do cotidiano, assim como a promovendo interação com as participantes e os participantes.

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.


MóduloDescrição
Módulo 1 - Visão geral sobre a história da educação infantil e a base de documentação do Brasil e outras referências
Formadora: Fernanda Flores

A história contextualiza e a documentação mostra o percurso do segmento de Educação Infantil até que se chegue à contemporaneidade e aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC.
Como a infância é representada nos documentos oficiais em nosso país? E as infâncias de nosso tempo, quais percepções dos educadores interferem nas práticas escolares?
A apresentação da BNCC e suas bases, a importância da reflexão e da sensibilidade quando estamos tratando da infância e seus direitos serão abordados neste módulo.
Módulo 2 - O direito de conviver
Formadora: Andréa Polo

Este direito indica uma educação que inclui o outro e que, por isso, proporciona o desenvolvimento da identidade e subjetividade da criança.
Qual o lugar do convívio nas variadas faixas etárias? Como o convívio traz o senso de pertencimento? Como lidar com a diversidade? Quais práticas podem desfavorecer este direito?
Por meio de exemplos da prática, vamos refletir sobre essas questões.
Módulo 3 - O direito de conhecer-se
Formadora: Andréa Polo

Na escola, o autoconhecimento vai sendo construído em vários momentos do cotidiano; nas linhas e nas entrelinhas, ou seja, em momentos planejados e explícitos como o da troca de fraldas ao nomearmos o pé do bebê ou, internamente, quando a criança está diante de um conflito .
A intervenção docente é essencial, seja em momentos coletivos, seja nas interações mais individualizadas. No entanto, existem modos menos favoráveis ao autoconhecimento, que serão discutidos por meio de exemplos práticos.
Este módulo refletirá sobre as boas práticas e também sobre as práticas que não favorecem o direito de conhecer-se.
Módulo 4 - O direito de expressar

Formadora: Katia K Matunaga

A opinião e a autoria do sujeito que se expressa vão muito além da linguagem oral e escrita. É fundamental que os educadores considerem a perspectiva das demais linguagens como a música, as artes visuais e o corpo expressivo.
Neste sentido, vale refletir: Reprodução é expressão? A possibilidade de escolha pessoal exercita a autoria? Quanto da produção da criança é resultado da expectativa do educador?

Este módulo refletirá sobre as boas práticas e também sobre as práticas que não favorecem o direito de expressar.

Módulo 5 - O direito de participar

Formadora: Débora Perillo Samori


A partir do princípio de que a criança não será e, sim, já é cidadã, o exercício da colaboração e da coautoria é necessária no cotidiano escolar.
Participar se aprende participando, com maior ou menor mediação do educador, dependendo do conhecimento prévio, dependendo do tamanho do desafio.
Nas diversas modalidades didáticas e por meio da proposição de contextos de aprendizagem que tem à sua disposição, o educador pode reiterar ou diversificar a forma de participação de seus alunos e suas alunas, de acordo com seus objetivos de aprendizagem.
Por meio de exemplos da prática, vamos refletir sobre as afirmações acima


Módulo 6 - O direito de explorar

Formadora: Juliana K Oliveira

Os cinco sentidos são canais privilegiados que a criança utiliza para a exploração de ambientes, materiais, pessoas e todos os elementos da natureza.
É impossível tentar delimitar e/ou mensurar uma ação de exploração feita por uma criança, pois são infinitas as conexões e relações que acontecem de modo diferente para cada sujeito. Nesta perspectiva, é grande o potencial de aprendizagem quando se é exercido o direito de explorar.
Este módulo refletirá sobre as boas práticas e também sobre as práticas que não favorecem o direito de explorar.

Módulo 7 - O direito de brincar
Formadora: Juliana K Oliveira

A brincadeira tem um papel central no desenvolvimento integral de meninos e meninas de 0 a 5 anos.
Ela é uma das linguagens da criança, por meio da qual ela se expressa, experimenta, imagina, se relaciona e se desafia.
Por esta razão, durante a brincadeira, o educador tem um momento privilegiado para observar seus alunos e alunas.
Por meio de exemplos da prática, vamos refletir sobre estas e outras questões envolvendo o direito de brincar.

Data de início: 16 de maio de 2022

Carga horária total: 42horas 

Horário dos encontros: 09h00 às 12h00


Data da liberação da aula gravadaData do encontro síncrono
Módulo 116/0521/05
Módulo 2
06/0611/06
Módulo 3
20/0625/06
Módulo 4
01/0806/08
Módulo 5
15/0820/08
Módulo 6
29/0803/09
Módulo 7
12/0917/09
Término: 17 de setembro de 2022

Atenção: o curso tem encontros síncronos de 3h ao vivo, com transmissão online e interação.

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 4G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos.

Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 85% atividades oferecidas. 

Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (85% no mínimo) não receberão o certificado.

Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença.  O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.

VALOR: R$700,00

Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

DESCONTO

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

1 - Rede pública e ONGs*:  20% - código do cupom REDP20-PRM-B4O.
*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para inscricao@cfvila.com.br


2- Desconto especial para grupos


Desconto
Grupos de 5 a 9 pessoas
5%
Grupos de 10 a 15 pessoas
10%
Grupos com 16 ou mais pessoas
15%

3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: inscricao@cfvila.com.br

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br

4 - Grupo de escolas Bahema:

Desconto de 50% para educadores Bahema, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.


Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br

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