A escrita literária na escola: da leitura à revisão textual
- Cursos
- Formador: Miruna Kayano
- Em lista de espera!
- Carga Horária: 10 horas
- Agenda: 30/01 a 06/02/2021
- Valor: R$200,00
Para educadores e educadoras que atuam no Fundamental 1 e que procuram aprofundar suas reflexões sobre o ensino da produção textual com crianças em formação inicial escritora.
Ensinar as crianças de Fundamental 1 a escrever seus próprios textos é um processo que exige a organização criteriosa de uma progressão de desafios e a escolha cuidadosa das propostas mais adequadas. Neste segmento a escrita literária tem enorme importância e permite, em conexão com o espaço permanente de leitura, dar referências claras de como se produz um texto e de que forma pode-se ir avançando rumo à qualidade literária desejada. Neste curso refletiremos sobre as etapas do processo de escrita de um texto literário com crianças, discutindo qual a preparação da professora e o que podemos analisar das escritas infantis. Serão foco de discussão a leitura, as anotações, o planejamento, a textualização e em especial a revisão textual.
- Ampliar critérios de seleção de leituras literárias na escola;
- Focalizar as etapas de produção textual considerando os objetivos específicos de cada uma;
- Ampliar o repertório de possibilidades de revisar um texto;
- Analisar o próprio repertório literário e refletir sobre as escolhas de suas leituras.
- Palestra: A escrita como objeto de conhecimento: o que é uma escrita de qualidade?
- Atividades síncronas: Discussão sobre os procedimentos escritores no processo de produção de texto, em especial na etapa da revisão de textos.
- Atividades assíncronas: Focalizadas em leituras sobre mediação literária e revisão de textos.
- Mesa redonda: Contará com Bárbara Passos para uma discussão sobre a seleção de leituras literárias, o que considerar, critérios de escolha e de análise dos textos.
Apresentações teóricas, análise de textos literários, em especial contos de fadas, análise de produções das crianças e alguns vídeos (sobre revisão).
Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
Data de início: 30 de janeiro de 2021
Carga horária total: 10 horas
Data/hora | Atividade |
30 de janeiro - 08h00 às 10h00 | Palestra de abertura com a formadora Miruna Kayano |
01 de fevereiro - 19h às 21h | Aula 1: síncrona |
02 de fevereiro - Atividades AVA | O aluno precisará dedicar duas horas para a realização das propostas online |
03 de fevereiro - 19h às 21h | Aula 2: síncrona |
06 de fevereiro - 08h00 às 10h00 | Mesa Redonda com a formadora Miruna Kayano e a convidada Bárbara Passos |
Atenção: o curso tem duas aulas de 2h ao vivo, com transmissão online e interação.
É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 4G.
É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.
Em um curso online, sem a presença física dos participantes, torna-se fundamental a visibilidade das interações e contribuições de cada participante tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem em forma de texto ou eventualmente, em outros formatos.
Para receber esta certificação é necessário participar de quatro das cinco atividades oferecidas: palestra, dois encontros síncronos (cada encontro conta como uma atividade), atividades assíncronas e mesa redonda. Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante recebe um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem de quatro das cinco atividades não receberão o certificado.
O CENTRO DE FORMAÇÃO oferece a inscrição online, uma forma prática e rápida de você participar de nossa formação. Toda a operação de pagamento é feita com a máxima segurança, diretamente no site.
1 - Consulte os descontos, verifique as regras e aplique o cupom antes de finalizar a compra.
ATENÇÃO! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição - utilize o cupom no momento do pagamento.
2 - Para compra institucional boleto, faça login (ou cadastro) com dados da instituição. Após a confirmação do pagamento, enviaremos cupom para que a instituição entregue aos educadores que participarão do curso. Escolha quantos cursos quiser e faça uma única compra com CNPJ.
3- Confirmação de matrícula:
- Cartão de crédito: imediata.
- Boleto bancário: após pagamento.
4 - Lista de espera: como as vagas são limitadas, as inscrições acima da capacidade máxima serão direcionadas para a lista de espera. Inscrições direcionadas para a lista de espera não garantem a participação no curso esperado e serão confirmadas por telefonema da equipe do Centro de Formação, de acordo com novas vagas.
5 - Material de apoio: todo o material para sua formação será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Não disponibilizamos material impresso. Leve sempre o seu EQUIPAMENTO para acesso aos recursos postados na web (notebook, netbook ou tablet). Mesmo utilizando equipamento digital, é conveniente ter em mãos um caderno ou bloco de notas para realizar anotações “de próprio punho”.
6 - Formas de pagamento*:
- Cartão de crédito: 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: será enviado por e-mail - trabalhamos com sistema TOTVS. Envio em até 48 horas após a realização da compra
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
7 - Emissão de nota fiscal: emitimos Nota Fiscal Paulistana, pelo site da Prefeitura de São Paulo, em nome do favorecido indicado no ato da inscrição. Caso o favorecido já tenha cadastro no site da Prefeitura de São Paulo, receberá o documento diretamente no e-mail cadastrado no site da Prefeitura. Caso não possua cadastro, basta fazer um passo a passo bem simples:
- Acesse o site da Prefeitura.
- Preencha seus dados no formulário.
- Clique no link do e-mail de confirmação.
8 - Certificação: emitimos certificado digital para alunos com frequência mínima de 80% da carga horária total.
Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo (11) 3751-9677 / WhatsApp (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br.
VALOR: R$200,00
Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.
DESCONTO
Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.
1 - Rede pública e ONGs*: 20% - código do cupom REDP20-PRM-B4O.
Atenção - Cupom de desconto não vale para o curso "Formação do leitor literário: que práticas priorizar?" que é especialmente voltado para educadores da escola pública e já tem valor especial.
*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para inscricao@cfvila.com.br
2- Desconto especial para grupos:
Desconto | |
Grupos de 5 a 9 pessoas | 5% |
Grupos de 10 a 15 pessoas | 10% |
Grupos com 16 ou mais pessoas | 15% |
3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: inscricao@cfvila.com.br
Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br
4 - Grupo de escolas Critique:
Desconto de 50% para educadores Critique, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.
5 - Palestras e Mesas Redondas:
Desconto concedido aos inscritos na programação de verão, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.
Sem desconto | Inscritos nos cursos* | |
Palestra | R$70,00 | R$50,00 |
Mesa redonda | R$60,00 | R$40,00 |
Painel de boas práticas | R$10,00 | R$10,00 |
Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br .