Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

  • Cursos
  • Turma: 21VERABP05
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 29/01/2021
  • Carga Horária: 16hrs às 18hrs
  • Valor: R$10,00
  • Carga Horária: 2 horas

A adaptação e implementação de projetos interdisciplinares  ao ambiente remoto: um estudo sobre o Degusta Brasil

O projeto está no seu 18º ano e utiliza os conhecimentos de Química, Matemática, Artes Visuais, Língua Portuguesa e Biologia para criar  de muitos sabores diferentes, embalagens criativas, publicidades bem pensadas e empreendedorismo admirável dos alunos e alunas dos 2ºs anos do Ensino Médio. , o Degusta é um dos eventos mais multidisciplinares e criativos do Autonomia e o grande desafio foi adaptar ao ambiente remoto um projeto tão original. 

Autor responsável pela apresentação:
João Marcos Barreiros Joaquim - Coordenador pedagógico de ensino médio  Escola Autonomia.  Formação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina com pesquisas sobre utilização e conservação de recursos naturais com enfoque em abordagens críticas sobre sustentabilidade e o impactos socioambientais das matrizes econômicas. 


Contribuições da matemática e da estatística para a compreensão da importância do isolamento social em tempos de pandemia

Esse trabalho tem o objetivo de apresentar duas atividades que foram propostas a alunos do 7º ano da Escola da Vila, unidade Granja Viana. Uma delas está relacionada à leitura de gráficos estatísticos, e a outra, ao conceito de crescimento exponencial. Ambas fazem referência à pandemia causada pelo novo coronavírus e têm o propósito de contribuir para o entendimento da importância do isolamento social. Elas foram encaminhadas durante o ensino remoto: a primeira de forma individual, pelo Padlet, e a segunda, em pequenos grupos, pelo Google Meet. A intenção era analisar a compreensão dos alunos em relação à leitura de gráficos de acordo com Curcio (1989) e propor uma investigação de uma situação que fazia analogia à proliferação do novo coronavírus.

Autora responsável pela apresentação:
Priscila Sanches de Andrade - Licenciada em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).
Iniciei minha carreira de professora em 2014 na Escola da Vila e tive a oportunidade de lecionar aulas de matemática para todos os anos do Ensino Fundamental - Anos Finais. Anteriormente, havia trabalhado em editoras e na Escola Móbile, como assistente de matemática do Ensino Médio. Atualmente, os temas em que tenho maior interesse são: programação e pensamento computacional, educação estatística e o trabalho com projetos interdisciplinares.


O diário de Anne Frank - em quadrinhos: a recepção da obra por alunos do Ensino Fundamental II

O trabalho tem por objetivo apresentar um projeto da disciplina de história que foi desenvolvido com alunos do 9ºano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Joaquim Abarca, Tupã, São Paulo no ano de 2019. O projeto tem como base a leitura individual da obra O diário de Anne Frank em quadrinhos de Ari Folman e David Polonsky (2017). A escolha deste livro é motivada pelo contexto histórico o qual ela refere-se, o nazismo, tema estudado na disciplina e série em questão. A história é baseada no livro O diário de Anne Frank que consiste em relatos de uma garota em sua adolescência, período em que vivencia o Holocausto. O trabalho tem como propósito analisar o livro e sua linguagem imagética, além de observar a importância da literatura como documento histórico para estudo e reflexão sobre determinado período da história.

Autora responsável pela apresentação:
Tamiris Helena Doratiotto Baldo - Graduada em história pela Universidade Estadual de Londrina (2013), pós-graduada no curso de especialização em Literatura e Ensino das Faculdades FACCAT (2020). Estágio no Museu Histórico de Londrina (2011-2013). Professora de Ensino Básico II da Secretaria de Educação do estado de São Paulo (2014-atual). Professora do Centro Educacional São Pedro – Sistema Objetivo (2018-2019). Centro Estadual de Educação Tecnológico Paula Souza (maio – junho 2017 e junho-dezembro 2019)

Narrativas visuais  - construção da escolha

Como narrar uma história? Ou, mais, como falar sobre uma situação a partir da arte? Na adaptação curricular para o ensino remoto, essas foram as perguntas norteadoras do projeto do 7°Ano "Narrativas Multimídia" , uma experiência que envolveu diversas escolhas dos alunos e alunas como, por exemplo, de grupos de trabalho, assuntos sobre os quais trabalhar e como formalizar as suas próprias produções para a construção de projetos grupais. O projeto permite, assim, pensarmos sobre as problemáticas que envolvem as tomadas de descrição pelos alunos em processos significativos de ensino aprendizagem. 

Autor responsável pela apresentação:

Rafael Leona - Atua como artista e professor, pesquisando as formas da aprendizagem criativo e a produção de espaços colaborativos para a construção de conhecimento. Estudo arte em Buenos Aires e se formou em pedagogia em São Paulo. Há sete anos trabalha como professor de arte na Escola da Vila desenvolvendo projetos alinhados com o construtivismo. Colaborou e participou por oito anos do GAC, Grupo de Arte Callejero, onde desenvolveu os conceitos de intervenção e ação direta assim como,  aprofundou os cruzamentos entre arte, política e educação. Em 2006 migrou para São Paulo onde trabalhou com o coletivo PI, Política do Impossível, e se juntou, desde o começo, com seu atual coletivo de atuação o grupo Contrafilé.

Mediação do painel:
Sônia Barreira - Bahema - Atua na Escola da Vila desde sua fundação. Nesse período, foi professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, orientadora, coordenadora, e, nos últimos 25 anos, foi responsável pela direção-geral da Escola da Vila e do Centro de Formação. Em seu currículo tem passagens por assessorias a Prefeituras, projetos de formação continuada, e mantém há 15 anos um grupo de assessoria a diretores de escolas privadas. Trabalhou com Emilia Ferreiro na implantação da Rede Latino-Americana de Alfabetização e acompanhou grupos de educadores em visitas a escolas de diversos países, tais como: Espanha, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Portugal. Tem 60 anos de idade, três filhos, e cinco netos. 

Data: 29 de janeiro de 2021

Horário: 16h00

Carga horária:  2 horas

O painel será realizado via Zoom.

ATENÇÃO: As gravações dos painéis não serão disponibilizadas.

Para receber o certificado é necessário estar online na transmissão do painel. Além disso, é preciso fazer uma breve avaliação sobre o painel (link será enviado por email).

ATENÇÃO: A mera inscrição não garante o recebimento do certificado.

Carga horária certificada:  2 horas

VALOR: R$10,00


Forma de pagamento:
- Cartão de crédito
- Boleto bancário: O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

DESCONTO

Educadores de redes públicas e educadores da Bahema Educação – inscrição gratuita 

Observação: é necessário fazer a inscrição, mesmo que gratuita – basta colocar o código

*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.

Centro de Formação da Vila - 2021
Tema desenvolvido por EVERSOFT