Educação Infantil

  • Cursos
  • Turma: 21VERABP03
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 29/01/2021
  • Carga Horária: 16hrs às 18hrs
  • Valor: R$10,00
  • Carga Horária: 2 horas

Projeto Amarzinho: os desafios de conectar criança e natureza por meio das telas

Trata-se do fragmento de um projeto maior que envolve toda a ed. infantil da escola, o Amarzinho. É voltado para a pesquisa e a investigação relacionadas aos fenômenos da natureza, respeitando os direitos e as experiências necessárias ao desenvolvimento da criança nesta faixa etária. Promovemos situações de experimentação coletiva sequenciadas e acompanhadas pelas crianças, por meio do calendário. Para o bom desenvolvimento do trabalho foi fundamental envolver, além das crianças, as suas famílias em boa parte das propostas. O grande desafio foi passar para o modelo remoto, com atividades síncronas e assíncronas, um projeto com características 100% presencial. Para tanto, foi necessário um processo de muito estudo e avaliação constante das ações promovidas.

Autora responsável pela apresentação:
Angela de Araújo Silva - Escola Autonomia. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2015). Cursando Especialização em Alfabetização e Letramento pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (em andamento). Atuou como bolsista de extensão no Programa Brinquedos e Brincadeiras: um caleidoscópio de ideias e vivências, da Universidade do Estado de Santa Catarina, no qual atualmente é colaboradora.
Coautora: 
Gabriela Leandro da Rosa - Graduanda em Pedagogia pela Universidade de Santa Catarina - UFSC 


Os jogos como ferramenta no ensino virtual

Pensando que o sistema de numeração e contagem são parte importante do trabalho nos anos finais da educação infantil, encontramos  nos jogos uma ferramenta potente para enfrentar o desafio do ensino remoto. Para isso, elaboramos atividades que envolvessem a ampliação do repertório de jogos e ao mesmo tempo enriquecessem a convivência em família e em nossos grupos. Também nos preocupamos em oferecer diferentes desafios para acolher as diversidades. Vamos apresentar a sequência que desenvolvemos a partir desse trabalho e os caminhos que encontramos para faixas etárias de 4 e 5 anos.

Autora responsável pela apresentação:
Andrea Ferraz de Barros Gonsalez - Formada em Pedagogia pelo Instituto Singularidades, atuo como professora da escola Viva desde 2014, nos anos  finais da educação infantil  e anos iniciais do ensino fundamental. Nos últimos anos venho me dedicando a aprofundar meus estudo sobre a didática da matemática e podemos fazer com que as atividades da nossa rotina nesta área gerem experiências positivas em favor da aprendizagem e favoreçam a diversidade do grupo.
Coautoras: 
Laura Furtado e Juliana Palota - Escola Viva


A Proposição do Desenho  para a criança bem pequena 

O desenho e as explorações gráficas das crianças estão em constante transformação e revelam o pensamento infantil. Nesse relato, será abordada a linguagem do desenho de crianças de 2 a 3 anos numa  perspectiva cultural e como forma de agir sobre o mundo e entendê-lo. Serão apresentadas situações didáticas elaboradas com o objetivo de promover e ampliar as experiências e pesquisas realizadas pelas crianças relacionadas ao ato de desenhar. 

Autora responsável pela apresentação:
Andréa Souza de Toledo Salles - Pedagoga. Pós Graduada em Educação Infantil. Professora da Educação Infantil do Grupo Balão Vermelho. Coordenadora pedagógica da Escola Infantil Bilíngue Tic Tac Toe. Realizou diversas palestras, cursos e relatos pelo Centro de Pesquisa e Formação de Educadores da Escola Balão Vermelho.
Coautora: 
Adriana Torres Máximo Monteiro - Psicóloga. Mestre e Doutoura em Educação. Coordenadora Pedagógica da Educação do Grupo Balão Vermelho. Realizou diversas palestras e cursos pelo Centro de Pesquisa e Formação de Educadores da Escola Balão Vermelho.

Mediação do painel:

Clarissa Pereira - Colégio Apoio - Graduada em Pedagogia pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, tem especialização em Educação Especial (UPE), em Gestão da Capacidade Humana (FCAP) e em Coordenação e Supervisão Pedagógica (FSF). Atualmente é coordenadora pedagógica do Colégio Apoio de Recife.


Data: 29 de janeiro de 2021

Horário: 16h00

Carga horária:  2 horas

O painel será realizado via Zoom.

ATENÇÃO: As gravações dos painéis não serão disponibilizadas.

Para receber o certificado é necessário estar online na transmissão do painel. Além disso, é preciso fazer uma breve avaliação sobre o painel (link será enviado por email).

ATENÇÃO: A mera inscrição não garante o recebimento do certificado.

Carga horária certificada:  2 horas

VALOR: R$10,00


Forma de pagamento:
- Cartão de crédito
- Boleto bancário: O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

DESCONTO

Educadores de redes públicas e educadores da Bahema Educação – inscrição gratuita 

Observação: é necessário fazer a inscrição, mesmo que gratuita – basta colocar o código

*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.

Centro de Formação da Vila - 2021
Tema desenvolvido por EVERSOFT