Conhecimentos matemáticos no ensino remoto: desafios e possibilidades

  • Cursos
  • Formador: Juliana Karina Oliveira
  • Turma: 20INVE2S07
  • Inscrições abertas!
  • Carga Horária: 10 horas
  • Agenda: 25/07 a 01/08/2020
  • Valor: R$200,00

Para educadores, orientadores e coordenadores pedagógicos que atuam nas classes de Educação Infantil e 1º ano (alunos de 3 a 7 anos de idade).

Formadoras: Juliana Karina e Aleksandra Franco Fernandes Silva

A Matemática, tradicionalmente, é associada à conta armada, exercícios repetitivos, problemas e abstrações. Os jogos, geralmente, são vistos como recreação ou passatempo. O dia a dia nas turmas de Educação Infantil e 1º ano está repleto de situações potentes para a imersão das crianças no universo dos números e na construção de aprendizagens sobre os conhecimentos matemáticos. 

Neste curso discutiremos princípios fundamentais do ensino dos conhecimentos matemáticos para a faixa etária de 3 a 7 anos e como, no contexto da quarentena, contemplar e explicitar remotamente diferentes propostas para que as crianças sigam refletindo e aprendendo e, como podemos tornar visíveis essas aprendizagens para as famílias. O curso inclui:

Palestra de Abertura com as formadoras Juliana Karina e Aleksandra Franco  - dia 25/07 - 8h.
Mesa Redonda com a formadora convidada Rejane Maia - dia 01/08 - 8h.



  • Abordar boas práticas e propostas do cotidiano das crianças na escola que sejam potentes para a aproximação e reflexão das ideias matemáticas envolvidas.
  • Atividades cotidianas que favorecem a conceitualização do sistema de numeração
  • Como a rotina e as atividades cotidianas podem ser potentes para a aproximação e reflexão das crianças acerca do mundo dos números
  • Ajustes possíveis para o ensino remoto durante o período de quarentena

  • Em vídeos, com apresentação de ideias pela formadora, o curso envolve propostas de leitura, conversas em fóruns de discussão, análise de vídeos e imagens, e outras estratégias que visam a contribuir para a organização de informações que permitam uma análise cuidadosa do tema. Todo o material de apoio, propostas e atividades serão organizados em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Data de início: 25 de julho 2020

Carga horária total: 10 horas 

Data/hora
Atividade
25 de julho - 8h - 10hPalestra de abertura com as formadoras Juliana Karina e Aleksandra Franco
28 de julho - 19h às 21hAula 1: síncrona
29 de julho - Atividades AVA O aluno precisará dedicar duas horas para a realização das propostas online
30 de julho - 19h às 21hAula 2: síncrona
01 de agosto - 8h às 10hMesa Redonda com Juliana Karina e Aleksandra Franco e a convidada: Rejane Maia

Atenção: o curso tem duas aulas de 2h ao vivo, com transmissão online e interação.


É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 4G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

Em um curso online, sem a presença física dos participantes, torna-se fundamental a visibilidade das interações e contribuições de cada participante tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem em forma de texto ou eventualmente, em outros formatos. 

Há duas categorias de certificado:
Parcialmente satisfatório: para receber esta certificação é necessário participar de todos os momentos síncronos (aulas, palestra e mesa redonda) mas não realizar as tarefas colocadas no AVA, no tempo previsto para isso.
Satisfatório: para receber esta certificação é necessário, participar de todos os momentos síncronos (aulas, palestra e mesa redonda) e realizar as tarefas colocadas no AVA, no tempo previsto para isso.

Ao final do curso, depois de realizar uma breve avaliação do curso, o aluno recebe o parecer sobre seu desempenho e um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. No certificado consta o parecer do formador, de apenas um desses conceitos: Satisfatório e Parcialmente Satisfatório.  Aqueles que não atingirem um desses conceitos não receberão o certificado.

O CENTRO DE FORMAÇÃO oferece a inscrição online, uma forma prática e rápida de você participar de nossa formação. Toda a operação de pagamento é feita com a máxima segurança, diretamente no site.

1 - Consulte os descontos, verifique as regras e aplique o cupom antes de finalizar a compra.

ATENÇÃO! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição - utilize o cupom no momento do pagamento.

2 - Para compra institucional boleto, faça login (ou cadastro) com dados da instituição. Após a confirmação do pagamento, enviaremos cupom para que a instituição entregue aos educadores que participarão do curso. Escolha quantos cursos quiser e faça uma única compra com CNPJ.

3- Confirmação de matrícula:

  • Cartão de crédito: imediata.
  • Boleto bancário: após pagamento.

4 - Lista de espera: como as vagas são limitadas, as inscrições acima da capacidade máxima serão direcionadas para a lista de espera. Inscrições direcionadas para a lista de espera não garantem a participação no curso esperado e serão confirmadas por telefonema da equipe do Centro de Formação, de acordo com novas vagas.

5 - Material de apoio: todo o material para sua formação será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Não disponibilizamos material impresso. Leve sempre o seu EQUIPAMENTO para acesso aos recursos postados na web (notebook, netbook ou tablet). Mesmo utilizando equipamento digital, é conveniente ter em mãos um caderno ou bloco de notas para realizar anotações “de próprio punho”.

6 - Formas de pagamento*:

  • Cartão de crédito: 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
  • Boleto bancário: será enviado por e-mail - trabalhamos com sistema TOTVS. Envio em até 48 horas após a realização da compra
    *Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.

7 - Emissão de nota fiscal: emitimos Nota Fiscal Paulistana, pelo site da Prefeitura de São Paulo, em nome do favorecido indicado no ato da inscrição. Caso o favorecido já tenha cadastro no site da Prefeitura de São Paulo, receberá o documento diretamente no e-mail cadastrado no site da Prefeitura. Caso não possua cadastro, basta fazer um passo a passo bem simples:

  • Acesse o site da Prefeitura.
  • Preencha seus dados no formulário.
  • Clique no link do e-mail de confirmação.

8 - Certificação: emitimos certificado digital para alunos com frequência mínima de 75% da carga horária total.

Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo (11) 3751-9677 / WhatsApp (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@vila.com.br.

VALOR: R$200,00

Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.

DESCONTO

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

1 - Rede pública e ONGs*:  20% - código do cupom REDP20-PRM-B4O. 

Atenção - Cupom de desconto não vale para cursos da Comunidade Educativa CEDAC, os cursos  já estão com valor especial para rede pública.
*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para inscricao@cfvila.com.br


2- Desconto especial para grupos


Desconto
Grupos de 5 a 9 pessoas
5%
Grupos de 10 a 15 pessoas
10%
Grupos com 16 ou mais pessoas
15%

3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: inscricao@cfvila.com.br

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br

4 - Grupo de escolas Critique:

Desconto de 50% para educadores Critique, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.

5 - Conversa com Especialistas, Palestras e Mesas Redondas: 

Desconto concedido aos inscritos na programação de inverno, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.


Sem descontoInscritos nos cursos*
Conversa com especialistaR$80,00

R$60,00

PalestraR$70,00R$50,00
Mesa redondaR$70,00R$50,00
Painel de boas práticasR$20,00R$10,00

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br .



Nossa Programação de Inverno foi toda organizada de modo que você possa aproveitar o máximo de atividades. Veja abaixo quais são os cursos, palestras, mesas redondas e as conversas com especialista, compatíveis com a agenda do seu curso.

   

   

   


   

   

 

Centro de Formação da Vila - 2020
Tema desenvolvido por EVERSOFT