• A poesia é uma tentativa de se aproximar do mundo

A poesia é uma tentativa de se aproximar do mundo

Formador: André Gravatá
Disponibilidade: Inscrições abertas!

EVENTO GRATUITO - Dia 23 de janeiro - com André Gravatá

É fundamental ampliarmos nossa definição de poesia para percebermos a sua força e o que ela nos traz de presente. "Poesia é voar fora da asa", dizia Manoel de Barros. "Poesia = prática da sutileza em um mundo bárbaro", dizia Roland Barthes. “A poesia me visitava e eu nem sabia…”, disse a Conceição Evaristo. Poesia é palavra e experiência, sensibilidade e atenção. Por isso, a poesia se relaciona fortemente com educação e com a urgência do nosso tempo: reaprendermos a nos aproximar, nos escutar, conviver. Nosso encontro será um momento para ampliar a maneira como nos relacionamos com a poesia, para aumentar nossa intimidade com ela, para que a poesia se torne mais presente no nosso cotidiano e multiplique potentes perguntas e gestos em nós.




André Gravatá Escritor e educador. É autor do livro de poemas Inadiável (Editora 7Letras) e coautor do livro Volta ao Mundo em 13 Escolas. É um dos criadores da Virada Educação, que mobiliza escolas e territórios pelo Brasil.


Vagas limitadas. Pedimos que se inscreva se realmente houver interesse e disponibilidade para participar da atividade. Participe da programação de Verão e faça gratuitamente a mini oficina. As vagas serão confirmadas quatro dias antes da mini oficina. Se houver desistências, elas serão repassadas para o próximo interessado na fila.


Agenda
Data: 23 de janeiro de 2019
Local: Escola da Vila unidade Morumbi
Horário - 16h30 às 18h 
Carga Horária : 1h30*
*serviremos lanche na cantina para os educadores inscritos na palestra.


Cursos relacionados

Avaliação na Educação Infantil: do relatório individual à participação e escuta da criança

Avaliação na Educação Infantil: do relatório individual à participação e escuta da criança

Dias 23 e 24 de janeiro - A orientadores, professores de Educação Infantil que atuam nas salas de 2 a 6 anos.Considerando o modo como a criança aprende e se desenvolve e sobre o seu papel colaborativo na constr..

Leitura, produção de texto e debates em sala de aula: o ensino da argumentação escrita

Leitura, produção de texto e debates em sala de aula: o ensino da argumentação escrita

Dias 23 e 24 de janeiro - Para professores e coordenadores de Língua Portuguesa - Fundamental 2 e Médio.O desenvolvimento da competência argumentativa sempre foi alvo de preocupação da escola, on..

Ensinar a pesquisar e ensinar pesquisando

Ensinar a pesquisar e ensinar pesquisando

 23 e 24 de janeiro - A professores de Ensino Fundamental 2 e Médio.Muitas vezes a proposta de atividades de pesquisa está diretamente orientada ao tema ou conteúdo conceitual que está sendo trabalhado. Mas o q..

Crianças pequenas e cultura escrita - reflexões e propostas para uma alfabetização significativa

Crianças pequenas e cultura escrita - reflexões e propostas para uma alfabetização significativa

Dias 23 e 24 de janeiro - Para professores de Educação Infantil e interessados pelo tema. Este curso contempla o trabalho de alfabetização inicial, que começa na Educação Infantil, considerando ambien..

Temas polêmicos em  sala de aula: possíveis encaminhamentos e reflexões

Temas polêmicos em sala de aula: possíveis encaminhamentos e reflexões

Dias 23 e 24 de janeiro - A Orientadores, Coordenadores e Professores de Educação Infantil e Fundamental 1 e profissionais da Educação interessados no tema.O trabalho do orientador na interface com professores,..

O trabalho com os textos informativos na escola

O trabalho com os textos informativos na escola

Dias 23 e 24 de janeiro - A professores que atuam no Fundamental 1.Há um tempo, no universo escolar, temos refletido a respeito da formação do leitor, sobretudo no que se refere à leitura de textos literários. ..

Adaptação, do choro ao acolhimento: o que esperar e como planejar

Adaptação, do choro ao acolhimento: o que esperar e como planejar

Dias 23 e 24 de janeiro - A profissionais de Educação Infantil.Quando passam a frequentar as classes de Educação Infantil, as crianças são recém-chegadas ao mundo da sociedade e da cultura em que nasceram. Por ..

O que significa incluir? A educação na perspectiva das diferenças nas salas de aula de Ensino Fundamental e Ensino Médio

O que significa incluir? A educação na perspectiva das diferenças nas salas de aula de Ensino Fundamental e Ensino Médio

Dias 23 e 24 de janeiro - O curso é dirigido especialmente a professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio. O curso discutirá os fundamentos da prática inclusiva, tanto do ponto de vista conceitual..

Fundamentos de uma prática pedagógica: um olhar sobre o construtivismo escolar

Fundamentos de uma prática pedagógica: um olhar sobre o construtivismo escolar

Dias 23 e 24 de janeiro - A professores, coordenadores e orientadores de todos os segmentos e áreas.Os profissionais da educação precisam conhecer os fundamentos da prática pedagógica em que atuam, as linhas ge..