Dia 6 de abril - Para profissionais que atuam nas classes de Ensino Fundamental 1.
Nesse encontro serão apresentados e analisados jogos, que podem apoiar as propostas de ensino/aprendizagem de alguns conteúdos trabalhados no Fundamental 1, assim como aspectos importantes da didática da matemática para que os jogos possam se converter em situações favorecedoras da aprendizagem, considerando o aluno como produtor de conhecimento e a reflexão sobre a ação.
Objetivo
Discutir a respeito do processo de construção do conhecimento promovido pelas situações de jogos nas aulas de matemática.
Programa
- Vivência de alguns jogos matemáticos
- Análise de intervenções e variáveis didáticas
- Análise de sequências didáticas
Metodologia
Durante o curso, vivenciaremos alguns jogos matemáticos e analisaremos as situações didáticas que podem surgir a partir deles, assim como as variáveis didáticas e intervenções que favorecem a construção do conhecimento com o foco em uma aprendizagem mais significativa. Para discutir esses e outros aspectos, além dos jogos, vivenciaremos algumas atividades de análise de produção, de propostas didáticas e experimentaremos atuar como os alunos em situações de resolução de problemas provenientes dos jogos.
Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
Agenda
Data: 06 de Abril de 2019
Local: Escola da Vila Morumbi
08h00 – 08h30: Credenciamento
08h30 – 11h00: Curso
11h00 – 11h30: Intervalo para lanche (incluso)
11h30 – 14h00: Cursos
Viviane Cavalcante Rei
Pedagoga, atua na Escola da Vila como professora em salas de F1. Atualmente cursa a pós em Matemática na Universidade de La Plata, dirigida por Cláudia Broitman. Também participa da elaboração de materiais didáticos para o F1.