Início dia 14 de março- A profissionais que atuam nas classes de Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos).
O curso foi estruturado para favorecer reflexões acerca das propostas e intervenções didáticas em relação à leitura e escrita direcionadas para reflexão sobre o sistema de escrita, organizadas na sequencia “Conhecendo Eva Furnari”
Objetivo
- Discutir sobre intervenções didáticas nas propostas de leitura e escrita
- Conversar sobre a produção de pequenos textos e o processo de reflexão do sistema de escrita.
Programa
Que propostas de leitura e escrita são contempladas na sequência? Como propor reflexões sobre o sistema de escrita a partir da leitura de títulos de obras da autora? Quais as intervenções do professor? E nos momentos de produção de pequenos textos? Estas e outras questões serão foco de discussão.
Metodologia
O curso estrutura-se a partir da análise de propostas de leitura e escrita a partir d o estudo de um autor, que favorecem um olhar mais amplo do professor para que possa analisar situações, materiais e intervenções didáticas para além das conversas literárias.
Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
Requisitos Técnicos
É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.
É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.
Avaliação e Certificado
Os cursos online do Centro de Formação da Escola da Vila incluem dois tipos de avaliação: uma autoavaliação do aluno em relação aos procedimentos de ensino e aos ganhos pessoais observados durante as propostas de trabalho_ realizada pelo aluno no último bloco de trabalho do curso_ e uma avaliação do desempenho de cada aluno, pelo formador.
Em um curso online, sem a presença física dos participantes, torna-se fundamental a visibilidade das interações e contribuições de cada participante em forma de texto ou eventualmente em outros formatos. Nesse sentido, considera-se exemplos de participação todas postagens realizadas pelos inscritos durante as atividades propostas. Entrar e tomar conhecimento de outras postagens, se inteirar do que está acontecendo é importante, mas apenas esse tipo de participação não será considerado para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar em 75% das propostas apresentadas, no tempo previsto para isso, e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pela formadora de acordo com os seguintes critérios:
• disponibilidade para a realização das tarefas envolvendo conhecimento pedagógico e tecnológico;
• qualidade das interações durante as atividades em colaboração;
• condições para relacionar textos estudados e situações analisadas;
• possibilidades de reapresentação de conteúdos aprendidos
Ao final do curso, depois de realizar sua autoavaliação e uma breve avaliação do curso, o aluno recebe o parecer sobre seu desempenho e um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. No certificado consta o parecer do formador, de apenas um desses conceitos: Satisfatório e Parcialmente Satisfatório. Aqueles que não atingirem um desses conceitos não receberão o certificado.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Mackenzie. Professora de Educação Infantil na Escola da Vila. Atua como formadora no Centro de Formação da Escola da Vila.